Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Reino Unido

 


Sam Ryder - "Spaceman"




INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Apesar de ser algo que já todos vimos, tem alguns toques que a deixam mais interessante. A keychange no final é bastante boa.

João Vermelho: Um instrumental bastante contemporâneo, com uma excelente melodia e com uma produção muito boa.

Neuza Ferreira: Não estou a perceber o porque de todos estarem a falar de “SPACE MAN” como se fosse uma masterpiece. Uma vez mais, o Reino Unido apresenta-nos um instrumental à sua maneira: banal e sem hipóteses de chegar muito longe.

Pedro Lopes: Numa canção com o título ‘Space’, é nos oferecido um instrumental que faz jus ao nome. Um instrumental que dá espaço, nos faz sentir mais além, dada a sua força e intensidade. Isso é realmente muito bom. Gosto do início quando ainda apenas se ouve qualquer coisinha lá atrás, já para dar algum destaque ao enorme poder vocal do intérprete. E depois, de momento para momento, a canção vai crescendo, e fica muito no ouvido.

Tiago Lopes: “Space Man” tem um instrumental muito particular que me remete para um mundo de fantasia. Não é um tema vencedor, mas não envergonha ninguém.

VOZ

Jessica Mendes: A voz dele é absolutamente fantástica. Uma das melhores deste ano (ainda que eu odeie gritinhos). Tem a fragilidade e a garra certas. 

João Vermelho: Provavelmente já disse anteriormente que outro artista qualquer tinha a melhor voz desta edição, mas muito sinceramente não sei se afinal, não será o Sam Ryder.

Neuza Ferreira: Sam tem uma capacidade vocal muito boa. Farta-se de berrar. Esperemos que ao vivo consiga berrar sem desafinar, ou será a chacota da noite.

Pedro Lopes: Adoro, simplesmente. E que voz! Agudos para dar e para vender (e eu comprava, mesmo sendo caros). O Sam Ryder é um ótimo intérprete, e tem também uma das melhores vozes desta edição. Mas este não deixa de ser um fator que igualmente me preocupa. Os intérpretes de 2019, (2020) e 2021 também eram cantores muito bons, mas que por alguma razão se apagaram um bocadinho no palco do ESC. Espero que não seja nenhum tipo de macumba, nem que volte a acontecer…

Tiago Lopes: O que dizer de Sam… Mais uma grande voz na Eurovisão este ano. Um timbre particular, para quem conhece Sam sabe bem do que ele é capaz e só podemos esperar uma grande atuação em Turim. Já estou à espera daqueles agudos. 

LETRA

Jessica Mendes: Vamos ignorar o facto de faltar uma vírgula no título da canção? Vamos? Ótimo.

João Vermelho: A letra apesar de não ser algo que já não tenhamos ouvido tem a sua originalidade, e soa muito bem com a voz de Sam Ryder, é uma letra que se encaixa muito bem com a melodia.

Neuza Ferreira: Simples, leve e engraçadita.

Pedro Lopes: Acima de tudo, é uma letra bastante divertida, mesmo que esgote todos os termos que conhecemos sobre vida espacial. O refrão é muito fácil de decorar, e isso é também uma mais valia. E quem é que nunca tem os seus momentos em que a nossa cabeça está mais na lua ou em marte, do que no planeta terra. Querem canção mais representativa de um comportamento humano do que esta?

Tiago Lopes: É uma letra orelhuda, engraçada e parece que se mistura com o instrumental. É diferente daquilo que ouvimos dos outros países e pode destacar-se por isso. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Mais um bottom 5 não merecido.

João Vermelho: Não consigo ver isto fora do top 10, mas acho que já disse isso a respeito de umas 20 canções…

Neuza Ferreira: Últimos lugares, como habitualmente.

Pedro Lopes: Espero que seja desta que o Reino Unido sai dos últimos lugares. Para bem, para bem, era até um top 10 este ano….

Tiago Lopes: O Reino Unido é imprevisível, mas um top 15 não ficava mal a esta música.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

40 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: O Reino Unido pode mandar o que quiser. O último lugar está sempre garantido.

João Vermelho: Uma coisa tenho a certeza: este ano, o Reino Unido não terá 0 pontos.

Neuza Ferreira: Boa para ouvir enquanto se fuma uns charros.

Pedro Lopes: Aposto mesmo que o Mika não deve ir muito à bola com o Sam Ryder. É que perceber que tem um adversário à altura para brilhar nos agudos, não é fácil… Adeus protagonismo!

Tiago Lopes: O Reino Unido teve de ir ao Espaço a ver se ganhava alguns pontos, já que na Terra está escasso.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 50 pontos; 2.º Países Baixos - 48 pontos; 3.º Grécia - 45 pontos; 4.º Chipre - 41 pontos; 5.º Portugal e Reino Unido - 40 pontos; 7.º Espanha - 40 pontos; 8.º Noruega - 39 pontos; 9.º Azerbaijão - 39 pontos; 10.º Polónia - 38 pontos; 11.º Itália - 38 pontos; 12.º Lituânia - 37 pontos; 13.º Estónia - 37 pontos; 14.º França - 36 pontos; 15.º República Checa - 36 pontos; 16.º Ucrânia - 35 pontos; 17.º Montenegro - 34 pontos; 18.º Austrália - 34 pontos; 19.º Áustria - 33 pontos; 20.º Sérvia - 32 pontos; 21.º Suíça - 31 pontos; 22.º Arménia - 31 pontos; 23.º Alemanha - 30 pontos; 24.º Finlândia - 30 pontos; 25.º Bélgica - 30 pontos; 26.º Âlbania - 30 pontos; 27.º São Marino - 28 pontos; 28.º Dinamarca - 26 pontos; 29.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 30.º Croácia - 25 pontos; 31.º Islândia - 23 pontos; 32.º Letónia - 23 pontos; 33.º Irlanda - 21 pontos; 34.º Eslovénia - 21 pontos; 35.º Israel - 19 pontos; 36.º Roménia - 19 pontos; 37.º Malta - 17 pontos; 38.º Moldávia - 15 pontos; 39.º Bulgária - 13 pontos; 40.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved