Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Ucrânia


Kalush Orchestra - "Stefania"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: O início foi tão promissor e eis que, depois, estragaram tudo. É uma pena, porque os elementos tradicionais podiam ter um bom resultado como no ano passado.

João Vermelho: Amo pop folclore, especialmente do leste e isto para mim é um combo, e é facilmente dos meus instrumentais favoritos.

Neuza Ferreira: Se há país identificável apenas pelo instrumental é a Ucrânia. Mais uma vez, o país leva à eurovisão um instrumental com sonoridades étnicas, mas modernas e atuais. Não estava à espera que um hip hop misturado com folclore representasse a Ucrânia, mas é uma boa surpresa.

Pedro Lopes: Muito étnico, muito tradicional, yey! Sim, vamos dar glórias por tudo isso, mas não consigo ser o maior fã, sobretudo depois com a junção com um meio drop rap, ou as partes em que se exalta um ‘grito de superação’, entendo o assim (será que é?). A verdade é que as últimas vezes critico sempre as músicas da Ucrânia, e depois venho a ser conquistado. Acho que à terceira vai ser de vez, e não vai acontecer. Mas vamos ver…

Tiago Lopes: Ucrânia a ser Ucrânia. A flauta é totalmente um instrumental indispensável nas entradas da Ucrânia. “Stefania” é um tema diferente, dá espaço aos intérpretes mas tem bons momentos que chamam o ouvinte a acompanhar a música. 

VOZ

Jessica Mendes: Afinação que é bom nem vê-la, não é, amigos? Felizmente, é um problema geral e não apenas de um deles.

João Vermelho: Gosto muito do timbre do vocalista principal, apesar de achar que pode melhorar a nível vocal. Não sou tão fã da parte do rap, mas acho que completa muito bem a canção.

Neuza Ferreira: Só canta assim quem sabe e cantar hip hop bem não é para qualquer um.  Não tendo timbres por aí além, os intérpretes têm uma capacidade vocal adequada para o género de música.

Pedro Lopes: Não consigo gostar, e nem me peçam para apreciar. As partes mais faladas, então, é para esquecer… O vocalista principal é competente, claro que sabe cantar, mas… também posso dizer que me irrita?

Tiago Lopes: Os Kalush são bastante competentes neste aspecto. Não são as vozes mais bonitas na Eurovisão deste ano, mas sabem cativar.

LETRA

Jessica Mendes: Isto parece-me tão all over the place como a música em si, mas eu aprecio a intimidade contada nesta letra dedicada à mãe de um deles (suponho eu).

João Vermelho: Apesar de ser um pouco repetitiva, eu gosto da letra, acho que tem o seu peso emocional e até mesmo cultural, e sonoramente fica na cabeça.

Neuza Ferreira: Uma vez mais teremos uma representação em ucraniano, o que me agrada bastante. “Stefania” tem uma letra bonita e tocante, engrandecida pelo facto de ser, precisamente, em ucraniano.

Pedro Lopes: Claro que a letra da canção ganha aqui toda uma nova dimensão com a situação de guerra que se instalou no país, mais que não seja pelas noções aliadas à nostalgia, poder, aprendizagens, e à forma como os intérpretes olham para as gerações mais velhas, curiosamente aquelas que, agora, fizeram por se manter presas a um país que será sempre seu.

Tiago Lopes: A Ucrânia a apostar mais um ano na sua língua materna. Infelizmente a letra pode não ser compreendida por todos, mas neste momento acho que todos conseguimos captar um pouco a mensagem que é passada.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Vai à final e, com a qualidade deste ano e com tudo o que se passa, ainda saca um top 5.

João Vermelho: Não acho que ao participar, a Ucrânia possa ganhar só por conta desta situação lamentável, pois “Stefania” é um dos temas mais fortes desta edição, mas acho que tudo pode acontecer, é uma situação complicada…

Neuza Ferreira: Passam à final com facilidade.

Pedro Lopes: Na final mais que certo, e pode ganhar um grande embalo rumo aos lugares cimeiros.

Tiago Lopes: Passa à final claro.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

Tiago Lopes: 7 pontos

35 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: A atuação deles é a mesma que qualquer pessoa faz depois de beber demais a ouvir Toy.

João Vermelho: É triste ver um país como a Ucrânia, com uma cultura tão rica e com uma indústria musical a crescer com tantos talentos, ser destruída desta forma… 

Neuza Ferreira: O único folclore de jeito na Eurovisão é este. A Moldávia que lute.

Pedro Lopes: Mais do que nunca, só tenho uma expressão. “Slava Ukraini. Heroyam Slava”.

Tiago Lopes: Todos temos uma mãe Stephania.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Lituânia - 37 pontos; 3.º Ucrânia - 35 pontos; 4.º Suíça - 31 pontos; 5.º Âlbania - 30 pontos; 6.º Letónia - 23 pontos; 7.º Eslovénia - 21 pontos; 8.º Moldávia - 15 pontos; 9.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved