Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Montenegro

 


Vladana - "Breathe"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Está tudo certo nesta música, menos o refrão. Adoro o crescendo e a vibe mais sombria dos versos, mas o refrão é muito banal e não coaduna com o resto da música. 

João Vermelho: O instrumental é muito bonito, principalmente os sons de cordas e a melodia, consegue ser moderno, mas com destaque para os sons étnicos, gosto muito.

Neuza Ferreira: Montenegro esteve fora da Eurovisão dois anos para regressar com algo em condições. “Breathe” é realmente uma lufada de ar fresco, com um instrumental bom o quanto baste para captar atenções.

Pedro Lopes: Acho que é uma canção que precisa de mais do que uma audição para nos apoderarmos de todos os elementos que apresenta. Acima de tudo, a mistura de alguns elementos étnicos (que estão lá, não muito nítidos, mas sempre bem vindos) com o que as canções mais atuais trazem nos dias de hoje mostram um encaixe muito correto, orelhudo, e eficaz. As cordas, e a forma como a música vai ganhando força, conquistaram-me!

Tiago Lopes: Montenegro traz um tema agradável de se ouvir, talvez seja uma das baladas que se possa destacar devido ao seu instrumental. 

VOZ

Jessica Mendes: Adoro a voz dela, sobretudo nos graves. No entanto, e do que temos visto e ouvido, ela não consegue cantar as partes mais agudas. Espero que melhore, porque a gritar assim, vai ficar numa péssima posição.

João Vermelho: Vladana tem uma voz muito bonita, entrega uma atuação vocal bastante emotiva.

Neuza Ferreira: Vladana em estúdio tem uma voz boa e capaz, embora não me pareça nada de extraordinária. Estou curiosa por ver interpretações ao vivo de “Breathe”.

Pedro Lopes: Adoro, gosto mesmo muito! Estou já a fazer figas para que ao vivo não desiluda (até porque já tivemos exemplos em contrário…), e que seja igual ou muito parecido ao que encontramos na versão estúdio deste "Breath". Grande capacidade vocal, com emoção na voz, e força suficiente para cantar forte, inclusive as notas mais agudas. O que se ouve de backing vocals é igualmente muito bom, e ajuda o tema em si a ganhar mais consistência.

Tiago Lopes: Tenho muita curiosidade de ouvir Vladana ao vivo. O tema tem partes que parecem desafiantes e pede uma boa voz. Curioso para maio.

LETRA

Jessica Mendes: Como acontece no instrumental, os versos são mais interessantes do que o refrão e é pena, porque parecia-me que estávamos a caminhar para um poema relevante.

João Vermelho: Apesar da simplicidade da letra, a sua mensagem é comovente, e sente-se a emoção nas palavras de Vladana.

Neuza Ferreira: A letra de “Breathe” é magnífica, com uma mensagem fortíssima. Ainda bem que Vladana decidiu que esta letra seria em inglês, para passar a mensagem além balcãs; irá correr a Europa com toda a certeza.

Pedro Lopes: Pronto, aqui talvez a coisa não seja tão famosa… a letra é bocadinho banal, e repetitiva. No entanto, uma rápida pesquisa disse-me que a canção é dedicada a alguém muito especial para a Vladana. Isso já mais do que significativo.

Tiago Lopes: Uma letra sobre sofrimento, talvez um pouco diferente das outras composições que temos a concurso. Não tem nenhum ponto de destaque ainda assim.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Se continuar a berrar nos agudos, fica na semifinal.

João Vermelho: Acredito na passagem à final.

Neuza Ferreira: Se não passar à final, é roubo.

Pedro Lopes: Gostava muito que Montenegro voltasse às grandes finais do ESC.

Tiago Lopes: Poderá passar à final.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

34 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Não podia ser em montenegrino?

João Vermelho: É este Montenegro que quero ver na Eurovisão.

Neuza Ferreira: Uma pequena pérola que nunca pensei que viesse de Montenegro.

Pedro Lopes: Tanta apneia que pratiquei quando me cruzava com pessoas, nas fases em que Covid andava pior, que agora agradeço à Vladana por nos ensinar a respirar novamente.

Tiago Lopes: Espero bem que a respiração não falhe em Turim.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Estónia - 37 pontos; 9.º Ucrânia - 35 pontos; 10.º Montenegro - 34 pontos; 11.º Austrália - 34 pontos; 12.º Áustria - 33 pontos; 13.º Sérvia - 32 pontos; 14.º Suíça - 31 pontos; 15.º Arménia - 31 pontos; 16.º Finlândia - 30 pontos; 17.º Bélgica - 30 pontos; 18.º Âlbania - 30 pontos; 19.º São Marino - 28 pontos; 20.º Dinamarca - 26 pontos; 21.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 22.º Croácia - 25 pontos; 23.º Islândia - 23 pontos; 24.º Letónia - 23 pontos; 25.º Irlanda - 21 pontos; 26.º Eslovénia - 21 pontos; 27.º Israel - 19 pontos; 28.º Malta - 17 pontos; 29.º Moldávia - 15 pontos; 30.º Bulgária - 13 pontos; 31.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved