Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: São Marino


Achille Lauro - "Stripper"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: As músicas dele são sempre hit or miss para mim. Felizmente, esta é hit (mais ou menos, vá). Não que a ache boa, mas adoro o toque rock e, acima de tudo, a transição do segundo verso para o refrão. 

João Vermelho: Sou fã deste tipo de instrumental, bem pop rock, com uma melodia contagiante.

Neuza Ferreira: A partir do momento em que ouvi “STRIPPER” achei logo que seria a escolha para Eurovisão. Este ano, São Marino optou por uma seletiva bem estruturada, que nos deu a conhecer vários artistas e vários estilos musicais, mas esta canção não deu hipóteses aos restantes. É um rock suave e moderno, que facilmente agrada até a quem não é fã do género.

Pedro Lopes: Se ainda não me conhecem de outras andanças, acho que pelo menos com os textos que já saíram este ano deu para entender que, para eu falar bem de um tema rock, precisa de ser algo para lá de avassalador. Os Maneskin venceram a Eurovisão e nem vos digo quanto é que lhes dei o ano passado. Agora, esta proposta encaixa-se no género que eu mais dispenso de ouvir. O tema está bem construído, e não o posso negar. Só me resta mesmo dizer que não serei o maior fã.

Tiago Lopes: “Stripper” é mais um tema rock nesta semifinal e parece ficar uns furos abaixo dos concorrentes. Pessoalmente não é o meu estilo de música favorito. 

VOZ

Jessica Mendes: Se o Achille Lauro é bom cantor? Não, de todo. Se dá show em cada palco que pisa? Sim, e isso faz-nos esquecer as suas falhas vocais.

João Vermelho: Não acho que Achille Lauro tenha a voz mais incrível, mas é a sua presença em palco e o seu timbre que destacam e nisso ele é único.

Neuza Ferreira: Achille Lauro é um excelente intérprete e não há muito mais a dizer. Tem uma voz e um timbre característicos dos italianos, que facilmente despertam a nossa atenção, e que assentam na perfeição neste tema.

Pedro Lopes: O Anchille é um bom cantor, mas não consigo apreciar a forma como este tema é defendido. Entendo que encaixe bem o registo mais ‘gritado’ nalgumas partes da canção, no entanto… Vou apenas deixar ainda a nota pela forma como o vocalista se encaixa bem com os backing vocals.

Tiago Lopes: Achille não é o melhor vocalista do mundo, mas tem uma voz que encaixa na música e não mudaria nada para maio. 

LETRA

Jessica Mendes: Não misturem inglês (ainda por cima básico) com italiano. Isto parece uma data de frases aleatórias em italiano com as poucas que ele sabe dizer em inglês metidas lá no meio. 

João Vermelho: Uma letra interessante, funciona sonoramente e é cativante.

Neuza Ferreira: A mensagem de “STRIPPER” poderá passar despercebida aos mais desatentos, até porque o próprio Achille já falou sobre o seu significado.

Pedro Lopes: Uma boa componente desta proposta como um todo. Sobretudo por não se tratar de frases soltas, atiradas para ali e pronto. Por muito que até possa parecer, quando procuramos pela tradução em inglês. O cantor apelidou com um hino feminista, e se for por trocar em elementos cruciais e muitas vezes tabu, OK, aceito e aprovo.

Tiago Lopes: São Marino voltou às origens. “I Love Britney” deve ser das poucas coisas que serão entendidas neste tema. Pontos extra por cantar em italiano, mas é só isso.. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Vou atrever-me a dizer que, com uma atuação decente, ele consegue a final.

João Vermelho: A passagem à final não será de todo uma tarefa fácil para São Marino nesta semifinal, acredito que irá lutar pelas últimas vagas.

Neuza Ferreira: Achille Lauro poderá dar a São Marino o melhor resultado de sempre na Eurovisão, caso invista num bom staging.

Pedro Lopes: Fora da final.

Tiago Lopes: Imprevisível o que pode acontecer. Talvez fique na semifinal.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 7 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

28 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Imaginem levar uma música melhor à final nacional de São Marino que ao Sanremo.

João Vermelho: Se o Flo Rida não tivesse participado o ano passado, teria ficado chocado com a participação do Achille Lauro este ano.

Neuza Ferreira: Será possível o Achille Lauro ter alguma música má?! Digam uma!

Pedro Lopes: Como estamos a falar de um país que ‘vive dentro de outro’, dizer que se trate de uma cópia à Itália de 2021 não é assim tão gravoso, pois não?

Tiago Lopes: Deitem as crianças antes deste tema.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Ucrânia - 35 pontos; 9.º Austrália - 34 pontos; 10.º Áustria - 33 pontos; 11.º Suíça - 31 pontos; 12.º Arménia - 31 pontos; 13.º Finlândia - 30 pontos; 14.º Âlbania - 30 pontos; 15.º São Marino - 28 pontos; 16.º Dinamarca - 26 pontos; 17.º Croácia - 25 pontos; 18.º Islândia - 23 pontos; 19.º Letónia - 23 pontos; 20.º Eslovénia - 21 pontos; 21.º Israel - 19 pontos; 22.º Malta - 17 pontos; 23.º Moldávia - 15 pontos; 24.º Bulgária - 13 pontos; 25.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved