Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Azerbaijão

 

Nadir Rustamli - "Fade To Black"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Há aqui, para mim, um erro estrutural crasso no segundo refrão. Só havia duas opções viáveis: a explosão logo que entra o refrão ou a explosão assim que acaba o refrão e há aquela pausa de uns segundos. Nenhuma destas acontece, o que faz com que a canção perca intensidade e, consequentemente, votos. Ainda assim, acho uma excelente composição, bastante simples e apoiada somente no piano e na voz.

João Vermelho: Gosto da forma como o instrumental é estruturado, as oscilações da melodia, a forma como vai crescendo ao longo da canção. Gostei dos pequenos toques étnico, podiam existir mais vezes ao longo do tema.

Neuza Ferreira: “Fade To Black” está bem composto, com ritmos e harmonias certas que conjugam com a voz do artista e com a letra. Isto de terem sido os últimos a apresentar a canção deve ter sido para dar a entender que a trabalharam… E bem.

Pedro Lopes: Não desgosto, mas a música parece que tarda em aquecer. Chega lá, mas já nos perdemos um bocadinho no caminho… Aliás, o início, para mim, é muito promissor, sobretudo na forma como a canção parece ir crescendo. O pré-refrão faz perder a intensidade, mas até tudo OK. Mas depois volta ao mesmo! Só no segundo refrão é que já temos alguma coisa. Preferia que a canção acabasse aí, do que aquele regresso à parte mais calma. Mixed feelings, diria. Por outro lado, não nego que acho que este tema pode ser um grower, e não me admirava que em maio, afinal, já estivesse mais fã da canção. A questão que se levanta: apresentação de uma música assim em palco será uma grande incógnita… 

Tiago Lopes: Mais um tema banal. Nada de novo em “Fade To Black”. Um pianinho giro durante a melodia, mas nada a acrescentar. 

VOZ

Jessica Mendes: Amigo, de onde saíste tu e onde andaste estes anos todos? Eu não sabia que precisava do Nadir na minha vida, mas finalmente descobri. Que timbre, que voz, que tudo! Estrondoso!

João Vermelho: Nadir Rustamli tem uma excelente voz, um timbre muito agradável de ouvir e encaixa na perfeição com esta canção, contudo a voz dele permitia uma canção ainda mais grandiosa, até mais étnica para explorar todo o seu poderio vocal.

Neuza Ferreira: Nadir tem um excelente timbre, mas é pena não se perceber nada do que está a cantar. Tem um inglês aparentemente pobre, que pode afetar seriamente a sua prestação em Turim.

Pedro Lopes: Mais uma grande voz, e quanto a isso, o Azerbaijão já nos habituou bem (cof cof cof sobre 2016…). O vocalista parece trazer aquele estilo meio rouco, qual Nuno Norte, e que geralmente não costumo ser nada fã. Nada mesmo. Aqui, como só se denota num ou noutro momento, tudo bem. Depois, os agudos. Os agudos! Wow! Mas uma vez mais, veremos como será ao vivo…

Tiago Lopes: Tenho a sensação que escrevo isto todos os anos, mas o Azerbaijão tem sempre maneira de contornar as más prestações vocais dos seus cantores. Ainda assim espero que Nadir seja capaz de agarrar neste tema, em especial na parte final da música. Vamos ver como corre.

LETRA

Jessica Mendes: Eu recuso-me sempre a ler letras em inglês porque devia percebê-las. Desta, percebo que ele fala do tempo porque tudo o resto é imperceptível. Vou assumir que isto é sobre o drama de ter de falar sobre o tempo com pessoas quase desconhecidas.

João Vermelho: Gosto da letra, sonoramente funciona, mas não é algo que já não tenhamos ouvido anteriormente, dentro desta forma de canção.

Neuza Ferreira: Este ano estamos cheios de letras de fácil agrado e relacionamento. Esta é mais uma a juntar à lista.

Pedro Lopes: Uma componente que encaixa muito bem neste tema, até porque não tem uma métrica muito lógica, diz o que quer dizer, mesmo que nalgumas partes tenha versos com frases mais longas, e outras mais pequenas. Amor all over again, tudo bem. Mas aceito!

Tiago Lopes: A letra a fazer par com o instrumental. Um amor que dói, a dor é forte… já ouvimos isto tantas vezes.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Vejam isto a ser top 10 facilmente.

João Vermelho: Acredito que passe à final com mais ou menos dificuldade, mas na final ficará num lugar modesto. 

Neuza Ferreira: Top 15, caso ele aprenda inglês.

Pedro Lopes: Qualificação, top 15 pelo menos.

Tiago Lopes: Fica pela semifinal. 

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

39 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Estava na altura de pagar uns cursos de inglês aos representantes azeris.

João Vermelho: É uma excelente produção, não fossem os suecos bons nisto, não é verdade?

Neuza Ferreira: Não acredito que o Azerbaijão escondeu isto durante anos.

Pedro Lopes: Quando se demora tanto tempo para revelar uma canção, por alguma coisa é…

Tiago Lopes: Azerbaijão a tentar um ano 2011.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Portugal - 40 pontos; 4.º Noruega - 39 pontos; 5.º Azerbaijão - 39 pontos; 6.º Lituânia - 37 pontos; 7.º Ucrânia - 35 pontos; 8.º Austrália - 34 pontos; 9.º Áustria - 33 pontos; 10.º Suíça - 31 pontos; 11.º Arménia - 31 pontos; 12.º Âlbania - 30 pontos; 13.º Dinamarca - 26 pontos; 14.º Croácia - 25 pontos; 15.º Islândia - 23 pontos; 16.º Letónia - 23 pontos; 17.º Eslovénia - 21 pontos; 18.º Moldávia - 15 pontos; 19.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved