Zdob și Zdub & Frații Advahov- "Trenulețul"
INSTRUMENTAL
Jessica Mendes: Tendo em conta as outras duas propostas do grupo, esta é a menos má, o que não a torna boa porque as outras eram péssimas. Dito isto, gosto dos elementos tradicionais, mas isto é um loop de poucos segundos.
João Vermelho: Amo o instrumental, a melodia é super contagiante, gosto bastante deste folclore and rock and roll.
Neuza Ferreira: Depois de alguns anos a enviar propostas bem conseguidas q.b., nem acredito que a Moldávia se vai apresentar com folclore medíocre. E o pior é que os acordes são tão reles e tão básicos que isto parece o tipo de coisa que eu faria naqueles teclados que trazem batidas.
Pedro Lopes: Está bem, tudo isto é muito típico, muito tradicional, muito animado, muita algazarra, e tal e tal. Mas faltou a parte de ser bom. E o suficientemente interessante para eu gostar. Porque estas apreciações continua a tratar-se do mesmo, não é? Tinha um ódio de estimação muito grande à entrada deste grupo em 2011, portanto agora nem podia ser diferente. E quantos mais instrumentos aparecerem, pior.
Tiago Lopes: Bem, por onde pegar nesta melodia? A Moldávia apostou na diversão e acho que veio para ficar. É um pouco repetitiva, mas é catchy e dá vontade de dançar.
VOZ
Jessica Mendes: Já a conhecemos, não é interessante.
João Vermelho: Não é das melhores vozes, nem dos timbres que mais gosto deste ano, mas acho que a voz encaixa com o tema, tendo o carisma e a energia necessária para esta canção.
Neuza Ferreira: O intérprete tem um timbre curioso e caraterístico, adequado para o estilo musical que canta. Isso é inegável.
Pedro Lopes: Hum, mas ela existe? É que falar não é o mesmo que cantar, convenhamos…
Tiago Lopes: Só espero que as vozes sejam no mínimo audíveis para poder levantar a arena de Turim. Não estou à espera de uma grande performance neste nível.
LETRA
Jessica Mendes: Os comboios na Moldávia claramente funcionam melhor que os em Portugal. A letra fala de comboios rápidos. Se fosse em Portugal falaria de comboios sobrelotados, com números atribuídos a lugares de forma estúpida e de supressão de comboios. Parece-me que dava uma letra mais interessante.
João Vermelho: Uma letra sobre um comboio que vai de Chisinau até Bucareste, porque não? Ao menos não é mais uma letra de coração partido genérica.
Neuza Ferreira: É só a mim que a letra de “Trenulețul” parece atabalhoada e mal composta? Que confusão de versos sem nexo e sem ligação entre si.
Pedro Lopes: Que seria agora, do nada, esta canção até dissertar filosoficamente sobre os problemas que atrofiam a sociedade mundial. Ainda bem que a letra não diz nada de nada, que assim junta-se o útil ao agradável. Fica tudo no mesmo saco e não chateia. E qual é esse saco?
Tiago Lopes: Não quero saber o que é dito nesta letra, é cativante e isso basta. Só quero cantar com eles.
EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:
Jessica Mendes: O pior de tudo é que isto vai passar à final.
João Vermelho: A Moldávia já nos tem mostrado que consegue montar um bom staging e passar à final, mas, tendo em conta as canções da sua semifinal, acho que dificilmente passará.
Neuza Ferreira: Merecem o último lugar da semifinal.
Pedro Lopes: Não, não me perdi no pensamento. É o saco dos países que vai a Turim alguns dias e regressam depois de caírem nas semifinais. A Moldávia está claramente aqui.
Tiago Lopes: Talvez passe à final.
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 1 ponto
João Vermelho: 5 pontos
Neuza Ferreira: 1 ponto
Pedro Lopes: 3 pontos
Tiago Lopes: 5 pontos
15 pontos
ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...
Jessica Mendes: Estes já deviam ter sido banidos da Eurovisão depois de 2005.
João Vermelho: Não era necessário esta canção, mas se a Moldávia for à final, já é garantindo mais 12 pontos dados pela Roménia.
Neuza Ferreira: Das piores coisas que me lembro de ouvir desde que assisto à Eurovisão.
Pedro Lopes: De 2011 para cá, a o estilo e a música deste grupo manteve-se no mesmo nível de extremamente irritante. Nem uma ponta de maturidade, apre!
Tiago Lopes: A Moldávia é mesmo aquele país das festas de aldeia, não é?
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Lituânia - 37 pontos; 3.º Âlbania - 30 pontos; 4.º Letónia - 23 pontos; 5.º Eslovénia - 21 pontos; 6.º Moldávia - 15 pontos; 7.º Bulgária - 13 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.