Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Lituânia



Monika Liu - "Sentimentai"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Não sei onde foi a Lituânia buscar algo tão bland depois de dois anos com os The Roop, mas se o objetivo era não manter o nível, parabéns. Fartei-me no primeiro minuto.

João Vermelho: O instrumental desta canção é maravilhoso, toda a sua composição, estrutura e ritmo, adoro a melodia e forma orgânica como foi produzido.

Neuza Ferreira: De imediato, me fez lembrar algumas das propostas da Bélgica. O instrumental de “Sentimentai” é um instrumental a roçar o misterioso. No entanto, falta-lhe algo que o torne forte o suficiente para se destacar.

Pedro Lopes: Smoooooth, tanto, mas tanto. Já por duas vezes senti que precisava de ouvir esta canção, e a sensação de calma pairou no ar. Tudo o que eu precisava. A canção está construída de forma muito inteligente, a forma como vai crescendo é notória, e bastante boa. Claro, não é o tipo de música que toda a gente possa apreciar, mas o risco que corre nisso ainda a torna mais especial.

Tiago Lopes: “Sentimentai” é uma melodia diferente, tem algo de misterioso por detrás que desperta a minha curiosidade para saber onde me leva. É um tema fácil de se ouvir. 

VOZ

Jessica Mendes: Dá para ver que ela tem muito treino e faz o que quer com a voz. Nada a apontar.

João Vermelho: Monika Liu tem um timbre único e uma presença em palco carismático e envolvente.

Neuza Ferreira: Monika tem uma voz competente. Parece-me uma artista bastante completa, com elegância e carisma.

Pedro Lopes: Toda a canção é incrível, mas este ponto é fortíssimo, e contribui para o engrandecer o instrumental. Que amplitude vocal impressionante, e irrepreensível da parte da Monika. Ela não precisa de se esforçar para atingir notas agudas, até porque não há muitas. Mas, é tempo de também valorizarmos as notas graves! Cantar lá para cima toda a gente consegue, mas dar aqueles graves? E a parecer tão fácil? 

Tiago Lopes: Monika tem uma voz muito bonita e sedutora. É um dos melhores fatores nesta proposta.

LETRA

Jessica Mendes: É talvez a parte mais interessante da proposta. Não é o melhor poema que já li, mas gosto bastante das metáforas.

João Vermelho: Das letras mais interessantes desta edição, não só a sua escrita, mas a forma como foi escrita e estruturada junto com os ritmos e a melodia do instrumental.

Neuza Ferreira: A par do instrumental, também a letra me faz lembrar algo estilo belga. Misteriosa e bem estruturada, o facto de ser em língua lituana torna-a ainda melhor.

Pedro Lopes: Não tinha noção de como o lituano, uma língua que, digamos, é estranha, pudesse encaixar tão bem numa canção. E gosto muito que seja uma canção na língua nativa do país.

Tiago Lopes: Mais um tema cantado na língua materna. Mais uns pontos por esse aspecto.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Talvez consiga a final.

João Vermelho: É uma canção que vai ter uma boa classificação junto do júri, acredito que passará à final facilmente, e arrisco-me a dizer que pode ser uma surpresa na final.

Neuza Ferreira: Acho que consegue passar à final, mas não acredito que consiga um bom resultado.

Pedro Lopes: Eu já queria que a Lituânia tivesse ganho numa Eurovisão de 2020 que não se realizou. O ano passado sabia que não acontecia, mas o oitavo lugar foi incrível. Para mim, mais um top 10 para o país.

Tiago Lopes: Passa à final.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 5 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

37 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Alguém lhe diz que aquele corte de cabelo não favorece absolutamente ninguém.

João Vermelho: É daquelas canções que não se gosta à primeira apesar de se perceber que há qualidade, precisando de a ouvir com atenção para se gostar.

Neuza Ferreira: Tão bom ouvir lituano na Eurovisão ao fim de tantos anos.

Pedro Lopes: A melhor definição de “ser sexy sem ser vulgar”. Bateu tanto naquelas ‘divas’ da Pop importadas para outros país… e mais não preciso dizer!

Tiago Lopes: Tuk, tuk, tuk, para o ano podem tentar outra vez.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Lituânia - 37 pontos; 3.º Âlbania - 30 pontos; 4.º Letónia - 23 pontos; 5.º Eslovénia - 21 pontos; 6.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved