Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Macedónia do Norte

 


Andrea - "Circles"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: A música começa com algum potencial que acaba por perder no refrão e em tudo o que vem a seguir. É incrivelmente esquecível, apesar de ter melhorado substancialmente com o revamp.

João Vermelho: Não sou nada fã deste tipo de instrumental eletrónico com uma sonoridade banal e até quase datada.

Neuza Ferreira: Se isto é semelhante a uns 90% das músicas que oiço? É. Se fiquei fã de mais um instrumental mainstream? Claro que fiquei. Mas há qualquer coisa este instrumental que difere dos restantes; tem uma marca e uma sonoridade específicas.

Pedro Lopes: Parece que vou falar sobre um revamp a uma canção e não vou dizer mal? Bem, haja alguma vez também. Não que no caso a Macedónia do Norte tenha feito passar a canção do 8 ao 80. Continuo a achar que o tema se perde um bocadinho, ou que não tem aquele fator elementar para impressionar. Mas melhorou bastante desde a primeira apresentação. Gosto muito do início, o piano é mel, claro. Mesmo depois, aquele registo sonoro urbano, por ser mais raro no ESC, ganha vantagem. Não é o estilo de e para uma maioria, nem para o meu. Mas considerando o registo, está relativamente bom!

Tiago Lopes: Vários países elevaram a fasquia da competição e um deles é a Macedónia do Norte. “Circles” é um tema que podíamos ouvir de algum cantor mais cotado, mas felizmente está na Eurovisão. 

VOZ

Jessica Mendes: Ela é engolida muitas vezes pelos coros. Apesar dos graves fortes, os “agudos” ficam aquém. 

João Vermelho: Gosto da voz da Andrea, tem um bom timbre, pena é a canção.

Neuza Ferreira: Digo com alguns receios que me parece que Andrea tem uma boa voz Na versão estúdio, logicamente, está irrepreensível, mas ao vivo ainda tenho as minhas dúvidas. Espero que em maio consiga estar a 99,9%.

Pedro Lopes: Interessante, peculiar, que marca sem dúvida pela diferença. A amplitude vocal da Andrea acaba por ser o ponto que mais se destaca aqui. Os graves são perigosos, porque são mesmo muito graves. E uma vez mais, não é toda a gente que olha (ou os ouve) da mesma forma, ou seja, que os aprecia. Necessário é que, numa atuação ao vivo, o aparelho vocal esteja devidamente controlado. Este é o tipo de canção em que a voz pode fugir para muitos lados, e a Macedónia do Norte, infelizmente, já nos deu exemplos disso, e claramente não precisamos de mais.

Tiago Lopes: É pena só conhecer o vídeo oficial, mais uma vez estou curioso para ouvir este tema cantado ao vivo. Espero que Andrea cante bem.

LETRA

Jessica Mendes: Não chego a perceber se isto é uma música triste, uma ameaça ou ambas ao mesmo tempo. Em qualquer dos casos, é desinteressante.

João Vermelho: A letra não é nada de especial, mas acabo por não desgostar, acho sonoramente funciona e o refrão fica na cabeça.

Neuza Ferreira: Uma letra que fala por si só, mas que ganha outra força com o instrumental. Nota-se que Andrea colocou aqui emoções reais.

Pedro Lopes: O tema não é novidade, mas não posso deixar de considerar uma letra relativamente eficaz. A ideia de ‘andar às voltas em círculos’, para exortar um ciclo que custa a fechar, e que tem tanto de negativo para qualquer dos lados, está bem conseguida.

Tiago Lopes: Começa bem, mas perde-se na repetitividade e na rima fácil. Contudo é uma competição que me agrada.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Últimos lugares da semifinal.

João Vermelho: Duvido que passe à final.

Neuza Ferreira: Caso se apresente com um bom staging, acredito que a Macedónia consiga regressar à final com um resultado interessante este ano.

Pedro Lopes: Apesar de apreciar uma qualificação do país, acho que vai ficar fora da final.

Tiago Lopes: Macedónia na final.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 5 pontos

João Vermelho: 3 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

26 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: A Macedónia precisa de andar mais em frente e menos em círculos.

João Vermelho: Li imensos comentários sobre o revamp da canção, mas eu não notei diferença nenhuma, continuou a mesma coisa…

Neuza Ferreira: A Macedónia conseguiu surpreender-me pela primeira vez desde que assisto à Eurovisão.

Pedro Lopes: É assim, quem também anda muito aos círculos acaba por ficar tonto e enjoado… cuidado com isso!

Tiago Lopes: Com tanta volta vou acabar por ficar zonzo. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Estónia - 37 pontos; 9.º Ucrânia - 35 pontos; 10.º Austrália - 34 pontos; 11.º Áustria - 33 pontos; 12.º Sérvia - 32 pontos; 13.º Suíça - 31 pontos; 14.º Arménia - 31 pontos; 15.º Finlândia - 30 pontos; 16.º Bélgica - 30 pontos; 17.º Âlbania - 30 pontos; 18.º São Marino - 28 pontos; 19.º Dinamarca - 26 pontos; 20.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 21.º Croácia - 25 pontos; 22.º Islândia - 23 pontos; 23.º Letónia - 23 pontos; 24.º Irlanda - 21 pontos; 25.º Eslovénia - 21 pontos; 26.º Israel - 19 pontos; 27.º Malta - 17 pontos; 28.º Moldávia - 15 pontos; 29.º Bulgária - 13 pontos; 30.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved