Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Sérvia


Konstrakta - "In Corpore Sano"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Isto não tem grande ponta por onde se lhe pegue por não haver propriamente uma estrutura e por o instrumental ser diminuto. No entanto, e depois do que fui lendo, o facto de os beats estarem ligados ao nosso batimento cardíaco é uma ideia genial. 

João Vermelho: É provavelmente a música mais artística e autoral desta edição, o seu instrumental é estruturado de uma forma bastante interessante, com várias repetições e pausas, que criam uma dinâmica interessante. 

Neuza Ferreira: Adoro o ritmo misterioso de “In Corpore Sano”. Acho que esta é uma das músicas que se gosta ou que se odeia; não há meio termo. Uma coisa é certa: é diferente de todas as outras músicas em competição este ano e despertará a curiosidade da audiência.

Pedro Lopes: Há tanta, tanta coisa diferente neste instrumental, que é difícil nomear tudo. A primeira e segundas audições fazem comparar isto a algo demasiado bizarro, sem sentido, e estranho. Mas, à medida que nos vamos inteirando cada vez mais sobre como este tema se desconstrói, percebemos que há aqui partes que foram tecnicamente colocadas para, precisamente, serem orelhudas, e viciantes. O final é demasiado bom, confesso!

Tiago Lopes: Não sei bem em que categoria podemos colocar “In Corpore Sano”, mas é sem dúvida um dos melhores instrumentais desta edição do Festival.   

VOZ

Jessica Mendes: É competente para o que tem de cantar.

João Vermelho: Não sou o maior fã da voz da Konstrakta, mas tem um timbre que combina com a canção e a proposta do tema.

Neuza Ferreira: Digamos que não é preciso ser-se muito dotado vocalmente para cantar isto. Tem momentos em que parece que a intérprete está a recitar e não a cantar. É competente o suficiente.

Pedro Lopes: Pode parecer que a Konstraka nem é nada por aí além em termos de prestação vocal. Certo é que a música não é exigente a esse nível, já que o registo meio falado domina. Não costumo ser fã dessas escolhas, mas aqui até aceito, dado o quão esquisita é esta canção, nem podia ser de outra forma. Como adoro coros, não podia deixar de enaltecer este, também!

Tiago Lopes: O tema não parece pedir grandes ginásticas na voz e a vocalista parece bastante à vontade a cantar o tema. Tem um tom agradável e cantar na língua materna ainda dá um toque especial.

LETRA

Jessica Mendes: Das melhores letras deste ano e faz todo o sentido que seja em sérvio porque o governo sérvio é que precisa de a ouvir. Também é para chamar a atenção das pessoas para questões como esta que este concurso é feito.

João Vermelho: A letra tem a sua originalidade e a sua mensagem, acaba por ser repetitiva em alguns momentos, apesar de ser proposital. O seu refrão apesar de não ir de encontro a outros refrões catchy, este também fica na cabeça.  

Neuza Ferreira: Sem dúvida das melhores letras deste ano. Sem banalidades e sem clichés. A mensagem de “In Corpore Sano” vai muito para além do governo sérvio. O melhor é ver a performance em completa sintonia com o significado da letra.

Pedro Lopes: Vou confiar no que li sobre esta letra e na história por detrás de ‘In Corpore Sano’, e vou dizer que é das letras mais interessantes desta edição, por ser corajosa, inteligente, meticulosa, sábia… tudo isso. Claro, sérvio e, quem diria, latim. Não se entende nada, mas basta pesquisar um pouco e rapidamente chegamos aos princípios que a intérprete quer manifestar.

Tiago Lopes: Os meus dias têm tido momentos em que só repito as palavras “Biti zdrava” aleatoriamente. Não faço ideia do que é dito nesta letra, mas gosto bastante que seja cantado noutra língua sem ser o inglês. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Acho que pode muito bem ser o dark horse deste ano.

João Vermelho: Acredito que seja uma das favoritas a conseguir a qualificação, e é capaz de surpreender na final.

Neuza Ferreira: Infelizmente, duvido que consiga avançar para a final.

Pedro Lopes: Consegue chegar à final, mas não arrisco em mais nada…

Tiago Lopes: Passa à final e espero um top 15. 

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 6 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

32 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Mentes doentes em corpos saudáveis é o que não falta por aí...

João Vermelho: Konstrakta não deve ver a Eurovisão, se visse saberia que o segredo do cabelo da Meghan Markle é seguramente o Moroccanoil.

Neuza Ferreira: Saúde foi tudo o que esta música não me deu.

Pedro Lopes: Há algo de demasiado aditivo nesta canção que não consigo explicar o que é… mas que existe, ou se existe

Tiago Lopes: Parece que a higienização veio para ficar.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Ucrânia - 35 pontos; 9.º Austrália - 34 pontos; 10.º Áustria - 33 pontos; 11.º Sérvia - 32 pontos; 12.º Suíça - 31 pontos; 13.º Arménia - 31 pontos; 14.º Finlândia - 30 pontos; 15.º Âlbania - 30 pontos; 16.º São Marino - 28 pontos; 17.º Dinamarca - 26 pontos; 18.º Croácia - 25 pontos; 19.º Islândia - 23 pontos; 20.º Letónia - 23 pontos; 21.º Eslovénia - 21 pontos; 22.º Israel - 19 pontos; 23.º Malta - 17 pontos; 24.º Moldávia - 15 pontos; 25.º Bulgária - 13 pontos; 26.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved