Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: França

 


Alvan & Ahez - "Fulenn"


INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Eu quero gostar disto. Quero mesmo. Mas é uma mistura demasiado esquisita para o meu cérebro processar. A parte delas é bastante boa, a parte dele para mim é que estraga tudo. Acho bem que arrisquem, mas o eletrónico, para mim, não funciona.

João Vermelho: Provavelmente o instrumental mais moderno desta edição, com uma sonoridade bastante única, com excelente produção eletrónica com elementos étnicos, como uma vibe quase tribal.

Neuza Ferreira:aO estilo eletrónico de “Fulenn” conquistou-me facilmente. Temos aqui sonoridades diferentes, mas que acabam por conjugar muitíssimo bem.

Pedro Lopes: A música é de facto muito interessante, dado o seu cunho fortemente étnico, um lado místico, e o ambiente sonoro relativamente contagiante. Tem um trunfo correto, que é impactar a uma primeira audição. Apesar de gostar relativamente, fico sempre com a sensação de que não me impressiona na totalidade. E sou só eu que acho que já ouvi estes ritmos noutro registo ou noutra canção qualquer? Não consigo nomear qual, mas há aqui alguma coisa que não consigo encaixar devidamente…

Tiago Lopes: Os ácidos aterram em França este ano. Ainda não percebi em que ponta pegar neste instrumental, mas é sem dúvida uma proposta arrojada.

VOZ

Jessica Mendes: São ambos consistentes e acho que conseguem transmitir bastante energia, além de funcionarem bem juntos e com a música.

João Vermelho: É uma combinação de voz bastante interessante, as vozes funcionam muito bem, dão uma atmosfera única à canção.

Neuza Ferreira: As vozes conjugam na perfeição e estão em sintonia com a música.

Pedro Lopes: Qualquer um dos intérpretes defende bem esta canção. No entanto, gosto bastante do timbre vocal do Alvan, e acho que o registo grave que ele assegura traz uma sonoridade que contrasta muito bem com alguns sons mais agudos ou estridentes (no bom sentido) da parte do instrumental. Ainda assim, acho que precisam de um pouco mais de confiança para as apresentações ao vivo, já que se denotam diferenças quando ouvimos o tema na versão estúdio.

Tiago Lopes: Com quatro vozes poderia haver alguma coisa a correr mal, mas não. Felizmente neste aspeto todos são competentes, apesar de todo o aparato que há ou poderá haver no palco da Eurovisão. Curioso para ver como corre em maio.

LETRA

Jessica Mendes: É uma letra mais obscura que encaixa que nem uma luva na música.

João Vermelho: A letra é por si só interessante pelo o facto de não ser em Francês, mas sim em Bretão, o que torna a canção especial e única, mas a própria letra tem uma atmosfera tribal como o próprio instrumental.

Neuza Ferreira: Gostei desta letra misteriosa, mas gostei mais do facto de ser num idioma pouco comum para os lados eurovisivos. Temos aqui uma proposta muito interessante.

Pedro Lopes: Acho que me basta dizer que é de aplaudir que França não tenha medo de enviar uma língua que não a nativa (e outra que não o inglês) ao palco da Eurovisão. Há outros países que… pois vocês sabem!

Tiago Lopes: Se em francês já era difícil perceber alguma coisa, com esta língua/dialeto muito menos. Pergunto-me se a Europa perceberá que isto não é francês.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: A França é bem capaz de voltar a conseguir um bom lugar este ano.

João Vermelho: Pode ser uma possível surpresa, isto com um bom staging, pode repetir o feito de “Shum” e ir ao pódio, mas é dos temas que menos certezas tenho. 

Neuza Ferreira: Sinto que ou consegue um resultado muito bom ou um resultado muito mau. Não haverá um meio termo.

Pedro Lopes: Sinto que não se vai sair tão bem como possam pensar… top 20.

Tiago Lopes: Ou vai ou racha. É imprevisível.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

36 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Não podem voltar a mandar a Barbara Pravi? Todos os anos?

João Vermelho: A verdadeira definição de primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Neuza Ferreira: A melhor mess de sempre.

Pedro Lopes: Vou ficar sempre com a sensação de que já ouvi estes sons nalgum lado… estarei a sonhar?

Tiago Lopes: Alguém traga as máscaras de oxigénio, o ácido está forte.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 50 pontos; 2.º Países Baixos - 48 pontos; 3.º Grécia - 45 pontos; 4.º Chipre - 41 pontos; 5.º Portugal - 40 pontos; 6.º Espanha - 40 pontos; 7.º Noruega - 39 pontos; 8.º Azerbaijão - 39 pontos; 9.º Polónia - 38 pontos; 10.º Lituânia - 37 pontos; 11.º Estónia - 37 pontos; 12.º França - 36 pontos; 13.º República Checa - 36 pontos; 14.º Ucrânia - 35 pontos; 15.º Montenegro - 34 pontos; 16.º Austrália - 34 pontos; 17.º Áustria - 33 pontos; 18.º Sérvia - 32 pontos; 19.º Suíça - 31 pontos; 20.º Arménia - 31 pontos; 21.º Alemanha - 30 pontos; 22.º Finlândia - 30 pontos; 23.º Bélgica - 30 pontos; 24.º Âlbania - 30 pontos; 25.º São Marino - 28 pontos; 26.º Dinamarca - 26 pontos; 27.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 28.º Croácia - 25 pontos; 29.º Islândia - 23 pontos; 30.º Letónia - 23 pontos; 31.º Irlanda - 21 pontos; 32.º Eslovénia - 21 pontos; 33.º Israel - 19 pontos; 34.º Roménia - 19 pontos; 35.º Malta - 17 pontos; 36.º Moldávia - 15 pontos; 37.º Bulgária - 13 pontos; 38.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved