Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Bélgica


Jérémie Makiese - "Miss You"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: É a proposta belga de que menos gosto em muito tempo. Começa bem, em jeito de balada, mas o segundo verso passa para uma popada muito norte-americana que ouvíamos há uns anos em todo o lado. O final parece feito em cima do joelho só para encher aqueles minutos extra. Preferia que se mantivessem no registo dos últimos anos. 

João Vermelho: O início do instrumental é muito bom, gosto da melodia e do som de piano e cordas, mas depois nos momentos com mais produção traz uma sonoridade um pouco datada.

Neuza Ferreira: “Miss You” está bem produzida, mas sinto falta de qualquer coisa. Talvez o problema seja eu, que esperava outro género por parte da Bélgica, e não algo tão feito e tão pensado para agradar a nível geral.

Pedro Lopes: Quando se pensa que se vai comentar uma balada, a canção entra num registo que a afasta tanto daquilo que parecia o seu início. A batida do refrão é contagiante, mas sou sincero quando digo que gosto mais das sonoridades iniciais do tema, ou seja, precisamente quando se pensava ser uma balada. Sinto um pouco que, apesar de forte e orelhuda, há algo um bocadinho datado neste tema…

Tiago Lopes: “Miss You” deverá ser um dos temas mais contemporâneos que a Bélgica já apresentou no palco da Eurovisão. Não é um bop, mas tem a qualidade certa para conquistar um bom resultado. Gosto.

VOZ

Jessica Mendes: Odeio tanta gritaria e, correndo o risco de estar enganada, até duvido das capacidades do artista para conseguir gritar tudo dentro do tom.

João Vermelho: Amo o timbre do Jérémie Makiese, explora bem o seu poder vocal nesta canção, mas acho que podia ser ainda melhor aproveitado.

Neuza Ferreira: Dos vídeos que já vi, Jérémie tem uma ótima voz, por isso este não é um aspeto que me preocupe. Acredito que em Turim irá fazer uma grande prestação.

Pedro Lopes: Sim senhora, e a Bélgica continua a somar pontos neste parâmetro. Não vamos querer outra coisa daqui para a frente, atenção! O Jérémie é um poderoso intérprete, e tenho certezas que ao vivo não irá desiludir. Boa amplitude vocal, e obviamente que a parte do coro (!!) é também uma maravilha.

Tiago Lopes: Talvez a voz que estou mais curioso para ouvir ao vivo e a defender o tema. Jérémie parece ser muito versátil e tem muito potencial.

LETRA

Jessica Mendes: Básica e cliché. 

João Vermelho: A letra não é nada que já não tenhamos ouvido anteriormente, tem um refrão interessante que fica na cabeça, apesar de não ser tão catchy assim.

Neuza Ferreira: Esta letra entraria facilmente num álbum do Justin Bieber, portanto está ótima. É genérica e fácil de agradar a massas.

Pedro Lopes: Gosto da letra, sobretudo pelas palavras que por vezes são repetidas, e pelas rimas que também criam. O tema em si? Interessante, libertador e com o seu "quê" de poder sobre largar uma relação. Queixas sobre isso? Nenhumas.

Tiago Lopes: A letra é um pouco repetitiva, mas penso que com o instrumental nem se dará conta. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Fica na semifinal.

João Vermelho: Será uma qualificação difícil, se o staging não funcionar certamente não estará na final.

Neuza Ferreira: Passa à final.

Pedro Lopes: Acho que consegue a qualificação, mas fica ali num top 20.

Tiago Lopes: Passa à final e talvez o melhor resultado da Bélgica nos últimos anos.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 4 pontos

João Vermelho: 6 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

30 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Eu também sinto falta da Bélgica do ano passado.

João Vermelho: O que sinto falta é da Bélgica de 2015 a 2017.

Neuza Ferreira: Tendo a Bélgica apresentado o artista tão cedo, esperava uma música melhor trabalhada.

Pedro Lopes: Eu continuo a achar que os belgas são muito fãs do 007 porque nos últimos anos há sempre um trago de James Bond que não desaparece.

Tiago Lopes: Quantos somos à espera de ouvir o Jérémie ao vivo?

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Ucrânia - 35 pontos; 9.º Austrália - 34 pontos; 10.º Áustria - 33 pontos; 11.º Sérvia - 32 pontos; 12.º Suíça - 31 pontos; 13.º Arménia - 31 pontos; 14.º Finlândia - 30 pontos; 15.º Bélgica - 30 pontos; 16.º Âlbania - 30 pontos; 17.º São Marino - 28 pontos; 18.º Dinamarca - 26 pontos; 19.º Croácia - 25 pontos; 20.º Islândia - 23 pontos; 21.º Letónia - 23 pontos; 22.º Eslovénia - 21 pontos; 23.º Israel - 19 pontos; 24.º Malta - 17 pontos; 25.º Moldávia - 15 pontos; 26.º Bulgária - 13 pontos; 27.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved