Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Irlanda

 


Brook - "That's Rich"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Porque é que as músicas da Irlanda parecem sempre demos muito manhosos dos anos 2000? 

João Vermelho: É provavelmente o instrumental que menos gosto desta edição, há momentos que parece uma demo, um monte de camadas juntas tornando-se uma confusão auditiva, a única coisa que se salva é a melodia da canção o que a torna minimamente audível.

Neuza Ferreira: O instrumental de “That’s Rich” fica na cabeça. É moderno, com uma boa vibe e tem um toque diferenciador que faz com que se destaque da maior parte das músicas nesta semifinal.

Pedro Lopes: Não é má, mas está isenta de qualquer fator de inovação. Já ouvimos outras iguais, e melhores. Como comecei por dizer, não podemos dizer que é uma má canção. Talvez aprecie a batida, e os rasgos eletrónicos que vão surgindo esporadicamente. O refrão não é suficientemente forte para agarrar o público. E isto precisa desesperadamente de um correto plano de apresentação em palco, porque senão…

Tiago Lopes: Não era a minha favorita na final nacional da Irlanda, mas reconheço que era a mais indicada para a Eurovisão. “That’s Rich” é um tema bem ritmado e atual. Diferente do que a Irlanda tem vindo a mostrar.

VOZ

Jessica Mendes: Está longe de ser perfeita e, na verdade, o timbre dela irrita-me bastante. Não havia ninguém na Irlanda melhor?

João Vermelho: A atuação ao vivo foi um desastre, não foi? Ao menos é coerente com a canção que têm.

Neuza Ferreira: Sinto muito, mas não me parece que Brooke seja uma grande intérprete. Espero que consiga melhorar em relação à sua atuação no The Late Late Show, ou a Irlanda poderá ter aqui um dissabor.

Pedro Lopes: Não gosto quando canções têm partes em que as vozes aparecem mecanicamente trabalhadas, e alteradas. A Brooke parece-me uma boa intérprete, mas não num sentido em que se destaque em demasia ao longo dos três minutos da proposta. Apesar de tudo, sou o único a achar que, nalguns momentos, tudo soa a demasiado irritantezinho? 

Tiago Lopes: Brooke parece ter algumas fragilidades neste campo e tendo em conta o ano passado, espero que a Irlanda vá a tempo de aperfeiçoar algumas fragilidades na voz da vocalista até maio.

LETRA

Jessica Mendes: Tão má como a música. Pelo menos são coerentes.

João Vermelho: É uma letra super genérica, com um refrão básico, fraquinho.

Neuza Ferreira: Temos aqui umas metáforas interessantes. É uma letra carismática e refrescante.

Pedro Lopes: Credo! Era preciso tanta agressividade para se falar de um relacionamento falhado, e para se atirar à cara do ex que ele não presta? Entendo perfeitamente a necessidade de a Brooke (ou de quem quer que ela representa) soltar toda a raiva que carrega. Mais a sério, uma letra divertida mas com muita parvoíce pelo meio…

Tiago Lopes: A composição que este tema pedia. “That’s rich” é catchy, engraçada e atrevida. Encaixa com a cantora e o instrumental.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Luta pelo último lugar sempre forte.

João Vermelho: Duvido que esta canção se qualifique, não me admirava se ficasse pelos últimos lugares da sua semifinal.

Neuza Ferreira: Passa à final.

Pedro Lopes: Acho que fica fora da final…

Tiago Lopes: Desconfio que o staging e a ordem de atuação possam influenciar, mas acredito que vá à final.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 2 pontos

João Vermelho: 2 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

21 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: A Irlanda é sempre coerente: fica sempre em último.

João Vermelho: Se ser rico é ter uma música com um instrumental tão fraquinho e uma letra tão básica, então prefiro não o ser.

Neuza Ferreira: Uma brooke a cantar “that’s rich”. Esquisito. 

Pedro Lopes: Se a Irlanda usasse realmente algum “dinheiro” para investir numa final nacional em condições, aí sim estava a trabalhar de forma correta. Assim, não há nada para dizermos that’s rich!

Tiago Lopes: Onde estão os sugar daddies?

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Estónia - 37 pontos; 9.º Ucrânia - 35 pontos; 10.º Austrália - 34 pontos; 11.º Áustria - 33 pontos; 12.º Sérvia - 32 pontos; 13.º Suíça - 31 pontos; 14.º Arménia - 31 pontos; 15.º Finlândia - 30 pontos; 16.º Bélgica - 30 pontos; 17.º Âlbania - 30 pontos; 18.º São Marino - 28 pontos; 19.º Dinamarca - 26 pontos; 20.º Croácia - 25 pontos; 21.º Islândia - 23 pontos; 22.º Letónia - 23 pontos; 23.º Irlanda - 21 pontos; 24.º Eslovénia - 21 pontos; 25.º Israel - 19 pontos; 26.º Malta - 17 pontos; 27.º Moldávia - 15 pontos; 28.º Bulgária - 13 pontos; 20.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved