Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Grécia


Amanda Georgiadi Tenfjord - "Die Together"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Uau? Não esperava, de todo, isto. É a balada poderosa que nos faltava a todos nos nossos tops 10. Confesso que não adoro o início, mas com o crescendo, fico totalmente conquistada.

João Vermelho: Uma super produção, com um instrumental moderno e uma boa melodia, que dá ênfase ao melhor deste tema que é a voz e a letra da canção.

Neuza Ferreira: Não estava à espera de um instrumental destes por parte da Grécia. “Die Together” é uma música poderosa e moderna. Nota-se aqui muito empenho e trabalho por parte da produção.

Pedro Lopes: Faz sentido dizer que gosto sobretudo da quase ausência de instrumental ao início, permitindo-nos ouvir melhor as harmonias (muito trabalhadas e quase eletrónicas) das vozes? Ainda assim, a explosão com o segundo refrão também é incrível. Um tema que dá vontade de ouvir mais vezes.

Tiago Lopes: O instrumental não parece ser grande motivo de interesse, mas com o decorrer do tempo torna-se cativante.

VOZ

Jessica Mendes: Ela tem uma voz doce que se encaixa na perfeição. Estou curiosa para ver como vai ser ao vivo, sem o autotune, mas ela costuma ser muito fiel às versões de estúdio, por isso não me preocupa.

João Vermelho: Amanda Tenfjord tem uma das melhores vozes deste ano, que timbre!

Neuza Ferreira: Com autotune e efeitos por trás é tudo muito bonito... Estou curiosa para ver se ao vivo soará tão bem quando soa na versão estúdio. Não quero apanhar uma desilusão, portanto vou manter as expectativas baixas em relação a este aspeto.

Pedro Lopes: Eu adoro isto, mas há um problema. Aliás, havia, já que a Eurovisão perdeu um pouco da sua essência em relação a isso, mas já são outras histórias. O início é deslumbrante. Como disse, ia haver problema, não fossem agora permitidas vozes pré-gravadas. Caso contrário, não íamos ter nem de perto o que ouvimos em estúdio. Assim, só se têm de preocupar com a voz da Amanda. Se ao vivo se comportar tão bem como aqui, as coisas tenderão para correr bem. Potente, clara e intensa. Ponto forte da proposta.

Tiago Lopes: Tendo só como referência o vídeo oficial, torna-se difícil comentar o aspecto vocal ao vivo. Amanda tem uma voz interessante e estou curioso para ouvir no palco da Eurovisão, acredito que vai ser competente.

LETRA

Jessica Mendes: Esta é a beleza da música. Ela escreveu uma letra sobre o final de um relacionamento e eu, a partir da parte "it's been a hell of a year for us" oiço uma letra sobre família. Meio repetitiva, mas muito boa.

João Vermelho: Possivelmente uma das melhores letras deste ano, com uma boa estrutura, com um bom refrão, e com o extra da letra ter sido escrita com sentimento.

Neuza Ferreira: Não sei se terá sido propositado, mas é uma letra que assenta completamente nas circunstâncias em que está o mundo. Foi impossível não ficar arrepiada nas primeiras audições.

Pedro Lopes: Acho que serve como bom exemplo sobre como há sempre formas mais interessantes de se dedicar uma história de amor a alguém. Corra ela bem, ou mal!

Tiago Lopes: “Die together” é uma composição bonita assim como a sua mensagem. Torna-se um pouco repetitiva.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Top 5 facilmente.

João Vermelho: Se a Grécia tiver um bom staging, vejo isto a lutar pela vitória, pelo menos o top 10 acho que vai lá estar sem grandes dificuldades.

Neuza Ferreira: Um lugar na final creio que terá de certeza, mas o resultado dependerá do staging.

Pedro Lopes: Qualificação na certa, e um bom palco coloca isto no top 10.

Tiago Lopes: Passa à final e top 10.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 12 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

45 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Dois anos em que a Grécia consegue o top 10? Parece que voltámos aos anos 2000.

João Vermelho: Este é o ano das canções depressivas.

Neuza Ferreira: Que inesperada masterpiece.

Pedro Lopes: ‘Die Together’ é uma bonita forma de ser dizer que queremos ficar com a outra pessoa. Mas, será que já experimentaram dizer ‘Cause I Would Die For You’? A Grécia sempre a ensinar…

Tiago Lopes: A música que faltava na minha playlist de Coração Partido.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Lituânia - 37 pontos; 4.º Ucrânia - 35 pontos; 5.º Áustria - 33 pontos; 6.º Suíça - 31 pontos; 7.º Arménia - 31 pontos; 8.º Âlbania - 30 pontos; 9.º Dinamarca - 26 pontos; 10.º Croácia - 25 pontos; 11.º Letónia - 23 pontos; 12.º Eslovénia - 21 pontos; 13.º Moldávia - 15 pontos; 14.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved