Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Letónia


Citi Zēni - "Eat Your Salad"




INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Se procurarem a expressão “tão mau que é bom” no dicionário, é esta música que vai aparecer para a ilustrar. 

João Vermelho: Um tema bastante animado, com uma boa vibe, o instrumental representa isso mesmo, uma melodia cativante, até que gosto.

Neuza Ferreira: A par da Noruega, a Letónia apresenta-nos um instrumental moderno e divertido. “Eat Your Salad” faz-me querer dançar e cantarolar. A Eurovisão também é feita destas músicas, embora saibamos que é muito difícil alguma delas vingar e ganhar.

Pedro Lopes: Estava disposto a arrasar isto só para prestar homenagem àquela que deveria ter sido a verdadeira vencedora do Supernova. Mas não posso esquecer o meu papel nestas apreciações, e devo manter alguma credibilidade. Ora bem, quando o tema começa, confesso que se aparenta atrativo e catchy. No primeiro refrão, é tudo muito divertido e a música parece ser daquelas que ouvia com regularidade. Perto do fim, estou capaz de ir almoçar todos os dias ao Talho Central. Ou a outro qualquer sítio sem saladas. Acho que é o problema desta canção, pelo menos para mim. Não podemos negar que tem ritmo e que é alegre, mas o que é a mais também satura, e a minha gastura aqui é elevada.

Tiago Lopes: Um tema cativante e é só isso. Não há nada de extraordinário neste tema. 

VOZ

Jessica Mendes: São os dois competentes sem serem incríveis. O que canta o refrão tem um timbre de que eu gosto particularmente.

João Vermelho: O cantor de vermelho tem uma excelente voz e presença em palco, o de verde é bastante carismático e funciona também em palco.

Neuza Ferreira: Creio que o vocalista está à altura da música. Agrada-me bastante o seu timbre.

Pedro Lopes: Normal, não é má, não é excessivamente boa. Acho mais interessante a voz da pessoa que canta as partes que não são o refrão do tema. Fora isso…

Tiago Lopes: Não são as melhores na competição, mas sinceramente ia ser chato ter alguém a cantar isto com uma voz muito bonita ou super afinada. 

LETRA

Jessica Mendes: É má? É, mas eu ri muito e fiquei com ela na cabeça à primeira. 

João Vermelho: A letra é super divertida, tem uma boa mensagem, funciona no seu propósito e objetivo, geralmente gosto deste tipo de letras mas há algo que faz não gostar a 100%.

Neuza Ferreira: A letra aborda temas sérios como o ambiente e a sustentabilidade. “Eat Your Salad” tem uma mensagem importante, que irá passar de forma leve e divertida  aos milhares e milhares de espetadores do maior Festival de música do mundo.

Pedro Lopes: Jamais iria pensar que seria capaz de criticar uma letra que evoca a palavra ‘Titanic’, e nem vou dissertar sobre o como haver uma referência a esse grande navio é incrível. Mas caramba, logo nesta canção? E logo quando tudo o resto não passa de uma entropia sem sentido? Será que ao vivo a Eurovisão também vai censurar aquela palavra do primeiro verso?

Tiago Lopes: Letónia quer ser o país das letras mais estranhas? Nada faz sentido, mas estamos aqui para isto. É criativa e original.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Fica na semifinal.

João Vermelho: Não me admirava que saísse daqui uma qualificação surpresa.

Neuza Ferreira: Talvez consiga passar à final.

Pedro Lopes: Nada menos do que voltar a ficar no último lugar da semifinal. Não vai acontecer, mas também podem esquecer a grande final. Uma. Vez. Mais. 

Tiago Lopes: É difícil prever esta semifinal. Pode passar por ser animada.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 2 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

23 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Alguém já confirmou que eles são vegetarianos?

João Vermelho: “Know that being green is hot”, não concordo… 

Neuza Ferreira: Aposto que vão andar a passear por Turim com aqueles sacos de pano que as influencers usam.

Pedro Lopes: Acham que ainda estou muito revoltado pela Aminata não ter ganho?

Tiago Lopes: Anos 20 deste século representados numa música.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Âlbania - 30 pontos; 3.º Letónia - 23 pontos; 4.º Eslovénia - 21 pontos; 5.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved