Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Polónia

 


Ochman - "River"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Mas desde quando é que a Polónia manda músicas boas à Eurovisão? A melodia dos versos lembra-me de outra música que não consigo identificar, mas é muito bonita. A transição rápida dos versos para o refrão é muito bem conseguida e dá movimento à canção. E, claro, os violinos no final são o toque de ouro nesta proposta.

João Vermelho: Algo na melodia que não me convence a 100%, mas o instrumental é muito bem produzido, moderno e ao mesmo tempo com uso de sons de cordas e piano que o tornam mais orgânico.

Neuza Ferreira: Esta é uma daquelas propostas em que é difícil encontrar algo de errado a apontar. “River” é uma música moderna, com uma melodia bem composta do início ao fim. Sem falhas.

Pedro Lopes: Moderna, boa, interessante, igual a registos radiofónicos, mas diferente daquilo que o país tem enviado ultimamente. Vai se aproximar do estilos que a maioria consume, e portanto, ganhe logo por aí!

Tiago Lopes: O instrumental de “River” é uma montanha-russa. No início parece que vamos ter uma balada, depois parece que temos um tema mais mexido e volta a acalmar. Não me cativa.

VOZ

Jessica Mendes: Adoro o timbre dele, a forma como passa de uma nota mais grave para uma mais aguda e até os falsetes.

João Vermelho: Ochman tem um excelente timbre e destaque-se pelos os seus agudos, que funcionam muito bem na canção.

Neuza Ferreira: Krystian Ochman tem uma ótima voz e o melhor é que sabe cantar ao vivo. Não conhecia, mas fui ouvir algumas das suas interpretações no The Voice e as suas músicas e é, de facto, um excelente interprete.

Pedro Lopes: A música em si já é boa, mas que bom é termos uma grande voz que acompanha a forma como a canção se vai apresentando. Estão juntos os fatores necessários não só para um tema interessante e poderoso, mas também para que, pela Europa, a canção seja apreciada e votada. Agudos on point, coros on point!

Tiago Lopes: Ochman parece ter capacidades vocais bem acima do que o tema pede. É competente e é o melhor desta proposta. 

LETRA

Jessica Mendes: Das melhores coisas que ouvi este ano. Uma letra incrivelmente triste e relacionável cuja mensagem não fica totalmente clara em palco sem alguns elementos cénicos. Acho, no entanto, que o Ochman devia receber acompanhamento psiquiátrico (e nem estou a brincar).

João Vermelho: Acho que estruturalmente a letra funciona muito bem com a melodia e o instrumental, mas não acho a escrita em si nada de especial.

Neuza Ferreira: A letra e a mensagem são simples. É difícil expressar em palavras o quanto é tudo tão bom em “River”.

Pedro Lopes: Por muito que o tema esteja demasiado batido, a letra é curiosa e interessante, e só por isso já a aceito.

Tiago Lopes: Este ano estamos pobres em letras. “River” é mais uma composição repetitiva e que não tem muito interesse.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Se não for top 10 vai ser injusto.

João Vermelho: Vai passar à final sem grandes dificuldades e é capaz de ficar bem classificada na final.

Neuza Ferreira: Top 10.

Pedro Lopes: Final e, quem sabe, um top 10!

Tiago Lopes: Fica pela semifinal.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 12 pontos

João Vermelho: 7 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

x pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Tantas metáforas aquáticas que podia ter sido feita para o Festival da Canção.

João Vermelho: Este é um daqueles casos em que não entendo o hype na canção, mas depois dou por mim a cantarolá-la várias vezes, enfim a hipocrisia.  

Neuza Ferreira: Com isto, porque é que a Polónia andou a enviar merdas à Eurovisão durante tantos anos?! Inaceitável.

Pedro Lopes: Finalmente deixei de lado a frase “este país é tão melhor no JESC”!

Tiago Lopes: Que chova muito para ver se este “River” aumenta o caudal e começa a soar melhor.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Polónia - 38 pontos; 8.º Lituânia - 37 pontos; 9.º Estónia - 37 pontos; 10.º Ucrânia - 35 pontos; 11.º Montenegro - 34 pontos; 12.º Austrália - 34 pontos; 13.º Áustria - 33 pontos; 14.º Sérvia - 32 pontos; 15.º Suíça - 31 pontos; 16.º Arménia - 31 pontos; 17.º Finlândia - 30 pontos; 18.º Bélgica - 30 pontos; 19.º Âlbania - 30 pontos; 20.º São Marino - 28 pontos; 21.º Dinamarca - 26 pontos; 22.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 23.º Croácia - 25 pontos; 24.º Islândia - 23 pontos; 25.º Letónia - 23 pontos; 26.º Irlanda - 21 pontos; 27.º Eslovénia - 21 pontos; 28.º Israel - 19 pontos; 29.º Malta - 17 pontos; 30.º Moldávia - 15 pontos; 31.º Bulgária - 13 pontos; 32.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved