Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Chipre

 

Andromachi - "Ela"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Eu gostava muito de perceber porque insiste o Chipre em compor músicas que nada têm a ver com aquilo que os seus artistas fazem. Apesar de ser melhor que as dos anos passados, por ter alguns pontos mais étnicos, volta a cair no mesmo ritmo dos últimos anos, o que é bastante desapontante. 

João Vermelho: Provavelmente dos instrumentais com a melodia mais contagiante desta edição, adoro os sons étnicos, uma produção que vai de encontro ao que se faz internamente na Grécia/Chipre, gosto.

Neuza Ferreira: Adoro as sonoridades de “Ela”. Não me lembro de uma música de Chipre com instrumentos tradicionais e sons étnicos, e estou bastante agradada surpreendida com estas conjugações.

Pedro Lopes: Isto é bom. O início soa-me um bocadinho estranho, mas aqueles ritmos mais helénicos e bem tradicionais salvam a coisa. O que mais me agrada é que, apesar de Chipre continuar a vir ao ESC com mais uma diva pop (basta olhar-se para a senhora), fugimos desse registo, tão colado a 2018, e que se manteve em 2019 e 2021. O cunho tradicional que aproxima as sonoridades de Chipre e também da Grécia é o ponto forte da proposta. É uma canção que precisa de uma forte apresentação em palco, para não termos um ‘Oniro Mou’ versão 2. Mas é tudo bom aqui!

Tiago Lopes: Obrigado, Chipre. “Ela” é a salvação deste ano. Os ritmos étnicos, junto com a batida e sons mais atuais estão qualquer coisa. Um dos melhores instrumentais deste ano. 

VOZ

Jessica Mendes: Ela tem uma voz muito bonita, mas não acho que se adeque da melhor forma a esta música. Uma balada étnica seria perfeita para esta voz.

João Vermelho: Adoro o timbre da Andromache, espero que não desiluda ao vivo.

Neuza Ferreira: Fico sempre de pé atrás quando toca a este ponto, porque, geralmente, Chipre apresenta-nos artistas que sabem atuar e dar espetáculo, mas que a nível vocal acabam por não ser tão fortes. Com esta música, não creio que Andromache nos vá apresentar um grande espetáculo visual, mas sim uma grande interpretação a nível vocal.

Pedro Lopes: Espero que tenhamos uma surpresa ao estilo de 2018 e não ao estilo de 2019. Se é que me faço entender… Só pela versão estúdio, nota-se que a voz da Andromache está um bocadinho trabalhada… mas vou dar tempo e espaço para que me ela possa impressionar numa atuação ao vivo.

Tiago Lopes: Não conheço Andromache, mas também não espero menos que uma grande performance neste campo. 

LETRA

Jessica Mendes: Uma letra de amor básica onde o “Ela”, que é o título da canção, nem sequer faz sentido se tivermos em conta que seria algo que devia ser usado em algo mais mexido.

João Vermelho: Que bom ouvir grego, a letra é bem simples e básica, mas adoro e gosto imenso do refrão. 

Neuza Ferreira: Chipre com uma letra que não em inglês e eu já fico completamente cativada.

Pedro Lopes: Logo este ano, Chipre e Grécia estão em semifinais diferentes. Logo agora que Chipre tem ali umas partes em grego, mesmo a pedir aqueles 24 pontos típicos, que já estariam garantidos de qualquer forma, até se o país cantasse em macedónio. Ups, vou retirar o que disse! Quanto às partes em inglês, acho que é uma letra normal, normalmente boa. Tirando a parte em que a Andromache pede para ser ‘carregada’ com eletricidade… isso é só estranho.

Tiago Lopes: Mais uma música bilingue e mais uns pontes! A verdade é que a parte em inglês não é nenhuma maravilha de composição, mas é catchy no seu todo. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Consegue a final e o lugar dependerá muito da atuação.

João Vermelho: Acho que passará facilmente à final, e isto com uma boa atuação ao vivo e com um bom staging pode ameaçar um top 10.

Neuza Ferreira: Top 15.

Pedro Lopes: Qualificação, top 15 no mínimo.

Tiago Lopes: Top 10, tem de ser!

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

41 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Pelo menos há qualquer coisa em grego, já é progresso.

João Vermelho: Quando digo que gostava que a Grécia ou Chipre levassem algo mais étnico ao ESC, é precisamente disto que estou a falar!

Neuza Ferreira: Que volta de 180 graus face aos últimos anos.

Pedro Lopes: Ela Ela, Ela Ela. Olha, já dizia a Madalena!! Ele, sem Ela, não é ninguém!! 

Tiago Lopes: O Chipre descobriu o segredo para andar sempre em altas na Eurovisão.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Ucrânia - 35 pontos; 9.º Austrália - 34 pontos; 10.º Áustria - 33 pontos; 11.º Suíça - 31 pontos; 12.º Arménia - 31 pontos; 13.º Âlbania - 30 pontos; 14.º Dinamarca - 26 pontos; 15.º Croácia - 25 pontos; 16.º Islândia - 23 pontos; 17.º Letónia - 23 pontos; 18.º Eslovénia - 21 pontos; 19.º Moldávia - 15 pontos; 20.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved