Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: República Checa

 


We Are Domi - "Lights Off"




INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Não acho que seja o mais interessante, mas também não é terrível. A progressão dos versos até ao refrão é o que mais me agrada.

João Vermelho: Este é um daqueles instrumentais com imensa produção que na versão estúdio é incrível, mas na atuação ao vivo perde imenso power.

Neuza Ferreira: “Lights Off” é definitivamente uma música que vou colocar na minha playlist de verão. É catchy e tem boa vibe. We Are Domi vão colocar a plateia de Turim a dançar como se estivesse na discoteca.

Pedro Lopes: Super dentro do estilo de música que costumo ouvir. Por isso que para mim, isto é bom, muito bom! A Eurovisão está habituada a canções assim? Não muito. Até porque estes estilos são sempre mais complicados de transpor para uma atuação ao vivo, e o ESC vive muito do visual. Ainda assim, defendo este ‘Lights Off’, e os seus rasgos de modernidade, e de uma eletrónica bem construída. A guitarra elétrica, e a parte do refrão, está bastante forte. Ainda assim, como disse, não acredito que consiga vingar na totalidade, até porque este registo não deixa de ser para algum nicho…

Tiago Lopes: As músicas eletrónicas conquistam-me quase sempre e “Lights Off” não é diferente. Um tema bem ritmado e bem contemporâneo. A República Checa vai marcar pela diferença. 

VOZ

Jessica Mendes: Eu nunca vi ninguém que tivesse problemas com os inears SEMPRE! Se estão com mau som, tira-os e canta sem eles como qualquer outro faria. Ela não aguenta os graves nem os agudos. Coerência.

João Vermelho: A atuação ao vivo na Roménia deixou bastante a desejar, espero que melhore até maio.

Neuza Ferreira: A Dominika tem uma capacidade vocal bastante adequada ao género de música. Embora possam haver alguns efeitos por trás na versão estúdio, acredito que ao vivo é igualmente boa. Este estilo não tem muito que enganar e, regra geral, quem interpreta tem perfeita noção das suas capacidades e daquilo que consegue ou não fazer vocalmente.

Pedro Lopes: Claro que, em músicas deste género musical, a voz nunca nos aparece cem por cento limpa… está altera, está trabalhada, e isso pode ser um problema daqui a umas semanas. Ainda assim, a vocalista tem uma voz interessante, que cola bem com toda a mística que esta canção também traz consigo. Mas, é como digo, vai ou não vai correr bem? Pois.

Tiago Lopes: Sendo um tema bem energético, haveria a hipótese deste aspecto ficar um pouco descuidado, mas a vocalista dos We Are Domi parece dominar bem o palco e consegue transmitir a sua energia enquanto canta ao mesmo tempo.

LETRA

Jessica Mendes: Perguntar 13 vezes “onde estás agora?” e não obter resposta. Triste. Não por não terem obtido resposta, mas sim porque há mais palavras na língua inglesa que não apenas estas quatro.

João Vermelho: A letra é capaz de ser o elemento que gosto mais da canção, acho que funciona, quer na escrita quer sonoramente.

Neuza Ferreira: Sinto sempre que muitas das letras de músicas de estilo eletrónica não têm o devido mérito, parecendo-me que este é mais um dos casos. Não é preciso uma grande análise à letra para perceber a mensagem; creio que facilmente as pessoas se relacionarão.

Pedro Lopes: Não é das melhores letras, nem a parte mais interessante desta canção. Mas, obviamente, nem todas as canções dão primazia a isso, e chega das conversas de que tem de ser sempre pelas letras que uma canção conquista o seu posto… não se diz nada de mais aqui, mas também não é preciso. Tira qualidade à canção? Por favor…

Tiago Lopes: Este tipo de músicas nunca têm uma letra muito trabalhada e “Lights Off” não muda isso. É uma composição simples, com um bom refrão. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Com uma atuação decente, creio que conseguirá a final.

João Vermelho: Se não melhorarem drasticamente a atuação ao vivo até maio, acho que não terá hipóteses de qualificar.

Neuza Ferreira: Caso passe à final, deverá ficar pelos últimos lugares.

Pedro Lopes: Estou a torcer para que consigam um lugar na final!

Tiago Lopes: Eu queria a passagem à final, mas reconheço que é difícil. Ainda assim aposto no apuramento. 

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 6 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 10 pontos

36 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: A República Checa deu-nos 3 anos muito bons e depois desistiu, não foi?

João Vermelho: Olha neste momento estou sentado na minha secretária a escrever estas apreciações que ninguém vai ler, e tu Dominika?

Neuza Ferreira: A República Checa é daqueles países que nunca desilude, mas que também nunca surpreende.

Pedro Lopes: Depois de tanto, tanto tempo sem festas, discos e um par de dança, vamos agradecer à República Checa pelo que nos presenteou!

Tiago Lopes: Alguém me deixe tocar numa guitarra com o arco de violino também.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Polónia - 38 pontos; 8.º Lituânia - 37 pontos; 9.º Estónia - 37 pontos; 10.º República Checa - 36 pontos; 11.º Ucrânia - 35 pontos; 12.º Montenegro - 34 pontos; 13.º Austrália - 34 pontos; 14.º Áustria - 33 pontos; 15.º Sérvia - 32 pontos; 16.º Suíça - 31 pontos; 17.º Arménia - 31 pontos; 18.º Finlândia - 30 pontos; 19.º Bélgica - 30 pontos; 20.º Âlbania - 30 pontos; 21.º São Marino - 28 pontos; 22.º Dinamarca - 26 pontos; 23.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 24.º Croácia - 25 pontos; 25.º Islândia - 23 pontos; 26.º Letónia - 23 pontos; 27.º Irlanda - 21 pontos; 28.º Eslovénia - 21 pontos; 29.º Israel - 19 pontos; 30.º Malta - 17 pontos; 31.º Moldávia - 15 pontos; 32.º Bulgária - 13 pontos; 33.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved