Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Albânia


Ronela Hajati - "Sekret"




INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Esta brincadeira de tentar meter sons étnicos em canções pimba às vezes soa só a reles, como é o caso.

João Vermelho: Sempre gostei do instrumental, particularmente dos elementos mais étnicos, mas acho que o revamp deu uma maior harmonia à canção comparando com a sua primeira versão, anteriormente sentia que a canção era uma junção de duas numa só, uma que gostava e outra que não, com o revamp consigo gostar mais num todo, apesar da parte mais eletrónica e falada não me agradar tanto como antes, mas agora a estrutura da canção funciona melhor num todo.

Neuza Ferreira: Este é um aspeto em que a Albânia não costuma falhar. Mais uma vez, apresenta-nos um bom instrumental, com conjugações de sonoridades diferentes e bem conseguidas.

Pedro Lopes: O dia em que a Albânia tiver uma canção para o ESC saída do Festival nacional deles, e não a altere, acho que seria digno de se fazer uma festa. Como geralmente é sempre isso que acontece, podemos arrumar as canas. Mais um exemplo de uma canção que, nem gostando por aí além, passou do interessante a um revamp mal conseguido. O tema perdeu força, há partes que desapareceram e nem sei bem porquê, e tudo ficou mais insonso. 

Tiago Lopes: Talvez a melodia mais contemporânea que a Albânia mandou. A verdade é que é um bop e vai destacar-se pelos seus sons étnicos e batidas.  

VOZ

Jessica Mendes: Muito bem a Albânia a manter a sua tradição de mulher a gritar. Também bem a cantora a fazer os seus barulhos estranhos de tribos sul-americanas.

João Vermelho: A Ronela Hajati tem uma excelente presença em palco, acho que tem a voz necessária para este tema, e vai certamente fazer uma excelente prestação em maio. O timbre, novamente na parte mais falada da canção, não vai tanto ao encontro do meu gosto.

Neuza Ferreira: Parece-me que a Ronela tem uma boa voz, contudo, acho que canção não lhe permite mostrar a 100% as suas capacidades vocais, principalmente com uma letra em inglês que ela não sabe pronunciar.

Pedro Lopes: Mesmo a voz da Ronela sendo eficaz e poderosa, acho também que ficou a perder impacto com a alteração à canção. Já perceberam o quanto eu sou anti alterações made in Albânia, não já? Não nego as capacidades da intérprete, sobretudo porque já a percebemos ao vivo. Suficiente para impactar numa música que perdeu poder? Não, de todo.

Tiago Lopes: Ronela parece ter uma voz bastante competente para o tema, mas tenho medo que o entusiasmo possa causar alguns danos neste aspecto. Acredito que em maio estará tudo afinado. 

LETRA

Jessica Mendes: Não percebo nada do albanês nem do inglês. Pelo menos há coerência.

João Vermelho: O refrão fica na cabeça, gosto que tenha partes em albanês, mas obviamente que é uma letra básica, mas não acho que isso que estrague a canção, a letra funciona muito bem sonoramente principalmente nas partes mais melódicas da canção.

Neuza Ferreira: Letra pouco elaborada, mas boa o quanto baste para satisfazer. É semelhante a muitas outras que vamos vendo passar, não só pela Eurovisão, como também pelas rádios internacionais.

Pedro Lopes: Havia gente no país, artistas, diga-se, que criticaram muito o facto desta letra não ter pés nem cabeça nem dizer nada com nada, não foi? De facto, errados não estavam. A entropia até podia ser boa e engraçada… se a canção tivesse ficado em ALBANÊS! A maioria até podia ficar com a impressão de que era uma mensagem muito inspiradora. Mas claro, revamp a la Albânia tinha de mudar tudo para inglês. Boring, e quase que mereciam um balde de água fria só por isso.

Tiago Lopes: “Sekret” parece um tema um pouco confuso? Há partes que não percebo que língua está a ser cantada, mas penso que com a atuação, a letra seja um factor menos importante.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Vai à final porque o resto é pior.

João Vermelho: Não sei se estará no meu lote de favoritas para passar na sua semifinal, mas sem dúvida, que ao ter um bom staging tem tudo para ser uma das finalistas, e até mesmo ter uma boa posição na final.

Neuza Ferreira: Acho que consegue passar à final.

Pedro Lopes: Deve passar à final, para depois não ultrapassar a 20.ª posição. What’s new?

Tiago Lopes: Passa à final.

PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 6 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 7 pontos

30 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: O Somos Portugal ligou e quer a pimbalhada de volta.

João Vermelho: “I will never regret, you will be my secret” isto é basicamente uma ode a todos os guilty pleasure que mantemos em segredo em cada edição da Eurovisão.

Neuza Ferreira: Adoramos um bom drama amoroso albanês.

Pedro Lopes: Hashtag abaixo os revamps e a quem os apoiar!

Tiago Lopes: Há coisas que deviam ser “Sekret” mesmo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Âlbania - 30 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved