Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Itália

 


Mahmood & Blanco - "Brividi"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Confesso que tinha muitas expectativas para este duo e esperava algo mais alternativo com sons étnicos e rap. Não aconteceu (com exceção daquela parte mínima no final), mas é uma balada muito bonita e, como sempre, com um instrumental muito superior à concorrência. 

João Vermelho: O instrumental transborda classe por todo o lado, possui uma melodia lindíssima e intemporal, é um dos meus temas favoritos.

Neuza Ferreira: Mais uma música genial vinda da Itália. O país tem sido muito constante, raramente pecando no instrumental. “Brividi” é só mais uma maravilha a juntar ao historial italiano.

Pedro Lopes: A canção é boa. Talvez o instrumental seja a parte que mais me desperta algum interesse, sobretudo porque sou fã de acordes ao piano, e esta canção muito nos oferece isso. Ainda assim, não consigo não deixar de considerar que este tema é ligeiramente bland. À terceira audição, ou já estou farto disto e desligo a meio, ou então vou ao refeitório pedir um pouco de sal porque isto está super insoso. 

Tiago Lopes: Confesso que ao início fui mais um dos que ficou conquistado por Brividi, mas já enjoei. É uma balada bonita, diferente do que vemos Itália mandar. Poderá ganhar pontos por ser uma música fácil de gostar na primeira audição.

VOZ

Jessica Mendes: Já disse em 2019 que não sou fã da voz do Mahmood e com tanto agudo só piora. Por outro lado, gosto muito da fragilidade da voz do Blanco e acho-os um duo muito bem conseguido.

João Vermelho: Mahmood possui um dos timbres mais irreverentes do cenário musical europeu, e o Blanco uma das novas vozes em ascensão em Itália, formam uma dupla perfeita neste tema, as suas vozes soam muito bem juntas e na atuação ao vivo existe uma boa química entre os dois.

Neuza Ferreira: Creio que todos já conhecemos muito bem a capacidade vocal do Mahmood; tem uma voz e um timbre únicos, muito característicos. No que toca ao Blanco: igualmente impecável ao Mahmood. Temos aqui uma combinação de vozes extremamente interessante, que vai deixar a concorrência apreensiva.

Pedro Lopes: Harmonias, obrigado pelas harmonias. A melhor parte desta componente. Ambos os intérpretes têm uma ótima voz, segura, e que não traz problemas numa atuação ao vivo. Mesmo nas partes mais faladas, algo que não sou muito fã, dou o meu voto ao BLANCO, sobretudo por dar outro aspeto a esta canção. Ao mesmo tempo, não continuo a achar que não é fácil de se gostar de um timbre vocal como o do Mahmood. Foi bastante apreciado em 2019, e eu era um deles, q.b.. Mas agora não aguento aqueles agudos. A cada nova audição, fico cada vez mais enervado com isso. 

Tiago Lopes: Já em 2019 a voz de Mahmood me deixava intrigado numa boa maneira. A junção com BLANCO, que por sinal também tem uma boa voz, está qualquer coisa. Os dois criam uma ligação interessante e acabam por resultar e encher o palco. Individualmente não há nada a apontar.

LETRA

Jessica Mendes: Todos os anos digo que a Itália manda letras incríveis. Já não sei se é da língua ou se eles são todos geniais. Vou acreditar que são ambos.

João Vermelho: A letra podia ser sobre qualquer coisa e ia achar lindíssima por ser em Italiano, mas de facto a letra é bastante bonita.

Neuza Ferreira: Que letra... Que letra, minha gente! Tão genial quanto arrebatadora. Não consigo ficar indiferente.

Pedro Lopes: Gosto sempre de ouvir canções em italiano, e como isso geralmente é habitual, continuo a agradecer por isso. Gosto da história por detrás deste ‘Brividi’, a letra é intensa como a canção, e a necessidade de enfatizar a ideia de que também se aprende a amar é boa. Muito bom ponto, como de costume.

Tiago Lopes: Itália a manter-se fiel ao seu registo e mantém a língua italiana nas suas canções. A interpretação faz parecer uma canção de sofrimento e é assim que a encaro. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Top 5, para variar.

João Vermelho: Acredito que vai estar no top 10.

Neuza Ferreira: Sai mais um top 10.

Pedro Lopes: Haverá de ser top 5 à mesma, não é?

Tiago Lopes: Top 15 fácil 

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

38 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: A Itália é o Bayern da Eurovisão. Os outros estão lá, mas nunca serão tão bons.

João Vermelho: Calafrios tenho eu a ouvir esta canção. Num bom sentido, claro.

Neuza Ferreira: “Brividi, brividi, brividi”.

Pedro Lopes: Obrigado aos agudos do Mahmood. Criaram o meu ódio de estimação de 2022.

Tiago Lopes: De quem foi a ideia de juntar dois homens numa música destas?

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 50 pontos; 2.º Países Baixos - 48 pontos; 3.º Grécia - 45 pontos; 4.º Chipre - 41 pontos; 5.º Portugal - 40 pontos; 6.º Espanha - 40 pontos; 7.º Noruega - 39 pontos; 8.º Azerbaijão - 39 pontos; 9.º Polónia - 38 pontos; 10.º Itália - 38 pontos; 11.º Lituânia - 37 pontos; 12.º Estónia - 37 pontos; 13.º França - 36 pontos; 14.º República Checa - 36 pontos; 15.º Ucrânia - 35 pontos; 16.º Montenegro - 34 pontos; 17.º Austrália - 34 pontos; 18.º Áustria - 33 pontos; 19.º Sérvia - 32 pontos; 20.º Suíça - 31 pontos; 21.º Arménia - 31 pontos; 22.º Alemanha - 30 pontos; 23.º Finlândia - 30 pontos; 24.º Bélgica - 30 pontos; 25.º Âlbania - 30 pontos; 26.º São Marino - 28 pontos; 27.º Dinamarca - 26 pontos; 28.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 29.º Croácia - 25 pontos; 30.º Islândia - 23 pontos; 31.º Letónia - 23 pontos; 32.º Irlanda - 21 pontos; 33.º Eslovénia - 21 pontos; 34.º Israel - 19 pontos; 35.º Roménia - 19 pontos; 36.º Malta - 17 pontos; 37.º Moldávia - 15 pontos; 38.º Bulgária - 13 pontos; 39.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved