Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Suécia

 


Cornelia Jakobs - "Hold Me Closer"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Eu não estava a perceber o hype disto até chegar à parte final. A explosão é estonteante. Das músicas mais bem feitas deste ano (diz a maior hater da Suécia).

João Vermelho: Arrepio-me sempre quando ouço tema, não sei explicar, o instrumental é incrível, winner vibes por todo o lado.

Neuza Ferreira: O início de “Hold Me Closer” fez-me lembrar as músicas da Lana Del Rey, mas depois nada a ver. Se fiquei desiludida? Nem um pouco. Este instrumental é uma masterpiece muito bem pensada e construída.

Pedro Lopes: Forte, muito forte. Como há muito a Suécia não fazia questão de nos presentear, e só por isso, que bom que é na verdade. 

Tiago Lopes: O que dizer de “Hold Me Closer”? Temos violinos, piano, batida. Desconfio que temos um tema que se vai tornar intemporal e tem os ingredientes para vencer o festival ou tornar-se um sucesso mundial. 

VOZ

Jessica Mendes: Alguém precisa de lhe dizer que tem de abrir a boca quando canta no início como faz no final porque aquele nasalado só tira a beleza do timbre dela que é absolutamente fantástico.

João Vermelho: Cornelia Jakobs para além da grande voz que tem, e do excelente timbre, pelo menos para os meus ouvidos, é a atuação em palco que a torna ainda mais especial.

Neuza Ferreira: Cornelia tem um timbre incrível. Curioso é que parece que fumou 2 maços de tabaco antes de gravar a música toda sofrida, mas está-se bem.

Pedro Lopes: A voz da Cornelia soma também pontos por ser diferente, por se distanciar de outras tantas que podemos encontrar nesta edição. Aqui, já tolero e gosto mais desta espécie de registo mais frágil, rouco, e que dão a intensidade correta que o tema pede. A vocalista é claramente uma boa cantora, mas há momentos em que me parece um nadinha fora de tom. Acho que é mesmo da construção melódica, que nem sempre tem de soar bonito! Mas, convém que, na atuação ao vivo, esteja tudo devidamente claro como a água.

Tiago Lopes: Cornelia tem uma voz única. A rouquidão, a prenuncia, a sedução. Resumindo, tem o conjunto todo. Só a quero ouvir no palco da Eurovisão.  

LETRA

Jessica Mendes: Sendo uma letra sobre o fim de um relacionamento, é bastante boa.

João Vermelho: É de longe a minha letra preferida.

Neuza Ferreira: Não é genial, mas é uma letra de fácil agrado e relacionamento. As pessoas, inclusive eu, gostam deste tipo de letras, independentemente do género musical que esteja por trás.

Pedro Lopes: A letra está muito bem feita, é clara a passar a mensagem das emoções que se vivem à flor da pele quando uma separação pode estar ao virar da esquina. A temática não é nova, mas ainda assim, ganha quando se apresenta como deve ser.

Tiago Lopes: Talvez o ponto menos forte desta entrada. É fácil entrarmos na vibe da letra e identificarmo-nos com a sua mensagem, talvez ganhe uns pontos por isso.  


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Top 3 fácil.

João Vermelho: Por mim começávamos já a ver de hotéis na Suécia para maio de 2023, Estocolmo talvez?

Neuza Ferreira: Top 5.

Pedro Lopes: Final garantida, top 10 ou mesmo 5.

Tiago Lopes: Se não for para primeiro lugar, é o segundo.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 8 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 12 pontos

x pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Como assim a Suécia não está a mandar música plastificada? 

João Vermelho: Depois de vários anos com músicas sem sal, finalmente a poderosa Suécia volta para o primeiro lugar do meu top.

Neuza Ferreira: Wow! Suécia sem fast food. 

Pedro Lopes: Uma viragem da parte da Suécia é sempre de aplaudir.

Tiago Lopes: E assim, a Suécia igualou o recorde de vitórias na Eurovisão.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 50 pontos; 2.º Países Baixos - 48 pontos; 3.º Grécia - 45 pontos; 4.º Chipre - 41 pontos; 5.º Portugal - 40 pontos; 6.º Noruega - 39 pontos; 7.º Azerbaijão - 39 pontos; 8.º Polónia - 38 pontos; 9.º Lituânia - 37 pontos; 10.º Estónia - 37 pontos; 11.º República Checa - 36 pontos; 12.º Ucrânia - 35 pontos; 13.º Montenegro - 34 pontos; 14.º Austrália - 34 pontos; 15.º Áustria - 33 pontos; 16.º Sérvia - 32 pontos; 17.º Suíça - 31 pontos; 18.º Arménia - 31 pontos; 19.º Finlândia - 30 pontos; 20.º Bélgica - 30 pontos; 21.º Âlbania - 30 pontos; 22.º São Marino - 28 pontos; 23.º Dinamarca - 26 pontos; 24.º Macedónia do Norte - 26 pontos; 25.º Croácia - 25 pontos; 26.º Islândia - 23 pontos; 27.º Letónia - 23 pontos; 28.º Irlanda - 21 pontos; 29.º Eslovénia - 21 pontos; 30.º Israel - 19 pontos; 31.º Roménia - 19 pontos; 32.º Malta - 17 pontos; 33.º Moldávia - 15 pontos; 34.º Bulgária - 13 pontos; 35.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved