Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Estónia


Stefan - "Hope"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Não é a música com que eu esperava (ou queria) que o Stefan fosse à Eurovisão. Tem alguns pontos interessantes, sobretudo se conjugados com a apresentação em palco do Eesti Laul, mas não é tão forte como outras que já apresentou na final nacional estónia.

João Vermelho: Gosto muito do instrumental, o som da guitarra, o ritmo da melodia, sou fã.

Neuza Ferreira: Simplesmente não consigo lidar com o facto de a Estónia ter um intérprete tão bom com uma música tão fraca. Não me parece que “Hope” se vá conseguir destacar.

Pedro Lopes: Está bem, já houve outras canções do mesmo registo que eu apelidei de pop básico e genérico, e parece que a este tema não vou dizer nada disso. E também parece que não vou falar sobre as aproximações que há entre este ‘Hope’ e tantas outras canções radiofónicas, ou do estilo Avicii. Culpem-me por apreciar estes registos, mas é por isso que não vou criticar a música. Já ouvimos muito disto, mas quando é bom, venham sempre mais. Aprecio sobretudo este estilo meio western misturado com os sons mais contemporâneos e do pop eletrónico. E se Portugal deu 12 pontos no televoto à Estónia em 2019, é porque de certeza que não sou o único a pensar assim…

Tiago Lopes: A Estónia este ano veio mesmo para marcar posição. “Hope” destaca-se em todos os campos. E o instrumental não fica atrás. Um tema meio country que se ouve muito bem.

VOZ

Jessica Mendes: Adoro a voz do Stefan e ainda bem que ele este ano decidiu vir-me mostrar que é tão forte nos graves como nos agudos. O controlo vocal dele em toda a música é fenomenal.

João Vermelho: Sempre gostei do timbre do Stefan e acho que assenta que nem uma luva nesta canção.

Neuza Ferreira: A-do-ro. Stefan tem dos melhores timbres deste ano e uma capacidade vocal sem fim. É um intérprete bastante competente e conhecedor dos seus limites.

Pedro Lopes: O Stefan é um bom intérprete, com um registo vocal e timbres não muito comuns, que se aliam bem neste tema, que não deixa de apresentar uma espécie de trago misterioso. Mas, também não é nada por aí além. Acho que não tem pontos para criticar, nem muitos outros para uma exaltação exacerbada. É bom, competente, e agarra o tema. Chega e sobra!

Tiago Lopes: Wow! Stefan sem dúvida que surpreende e tem uma das vozes que mais se vai destacar na competição! Muito bem, Estónia. 

LETRA

Jessica Mendes: Não sei até que ponto é que a música é intimista para a poder julgar e, da maneira que eu a entendo, é uma letra muito boa, apesar de certos versos serem um pouco básicos.

João Vermelho: A letra funciona muito bem com este instrumental e estrutura da canção, com um dos melhores refrões desta edição.

Neuza Ferreira: Uma letra bastante simples, mas acredito que com um grande e bonito significado para o artistas.

Pedro Lopes: Pronto, dou a mão à palmatória… é que até a letra é inspirada naquele mega artista sueco que… Enfim, por muito igual que seja, a mensagem é boa! E que ninguém nunca nos faça acreditar que o nosso futuro passa pelas decisões ou opiniões dos outros, quando na verdade ninguém manda mais do que nós próprios. Será que a interpretei bem?

Tiago Lopes: “Hope” é uma composição que foge àquelas letras banais que estamos aqui a comentar de outros países. É diferente e gosto.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Top 15 porque este ano é fraquíssimo.

João Vermelho: Acho que facilmente estará na final, não acredito numa grande pontuação na final, mas também duvido que fique nos últimos lugares.

Neuza Ferreira: Top 20 na final já é muito bom.

Pedro Lopes: Qualificação certa, mas não passa de um top 15.

Tiago Lopes: Passa à final.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 7 pontos

37 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Podemos cancelar e mandam o Stefan em 2023, mas com uma música melhor?

João Vermelho: Esta canção ganhava facilmente o American Song Contest.

Neuza Ferreira: Stefan sozinho enche o palco só com a voz e podia ir à Eurovisão só recitar.

Pedro Lopes: Sim, sabemos que é um pop genérico colado ao estilo sueco. Mas quem nunca aprecia uma ou outra música assim que atire a primeira pedra!

Tiago Lopes: Há esperanças para a Estónia voltar aos bons lugares.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Estónia - 37 pontos; 9.º Ucrânia - 35 pontos; 10.º Austrália - 34 pontos; 11.º Áustria - 33 pontos; 12.º Sérvia - 32 pontos; 13.º Suíça - 31 pontos; 14.º Arménia - 31 pontos; 15.º Finlândia - 30 pontos; 16.º Bélgica - 30 pontos; 17.º Âlbania - 30 pontos; 18.º São Marino - 28 pontos; 19.º Dinamarca - 26 pontos; 20.º Croácia - 25 pontos; 21.º Islândia - 23 pontos; 22.º Letónia - 23 pontos; 23.º Eslovénia - 21 pontos; 24.º Israel - 19 pontos; 25.º Malta - 17 pontos; 26.º Moldávia - 15 pontos; 27.º Bulgária - 13 pontos; 28.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved