[IMAGEM] MÁS VOZES VS. EXCELENTES ATUAÇÕES!
Outra vez aqui? Tenho uma bela sesta para fazer... Mas, como fui bem criadinho, ficarei para não desiludir os meus já prediletos leitores. Boa tarde, um grande bem-haja para vocês. Aqui estou eu, ao vivo e a cores, com a minha criada Andreia Fonseca para comentarmos mais uma bela... TERTÚLIA EUROVISIVA!
Isto ainda nem começou e ele já está a fazer más figuras! Porque não me arranjam outro parceiro?! Enfim… Boa tarde caros leitores! É sempre um enorme prazer partilhar a nossa paixão eurovisiva convosco. Cá estamos novamente para comentar um novo tema… Mas esta semana a temática foge do comum, não é Diogo?
Olha não te arranjam um novo parceiro porque tu me adoras, essa é que é a verdade. Refilas mas vens sempre morder ao mesmo sítio! Mas, mon amour, vamos lá comentar mais um belo tema... Esqueçam as grandes divas da Eurovisão, esqueçam até os burlescos, até os momentos bizarros na Eurovisão! O tema é simples: excelentes atuações, más vozes (o que já tem sido bastante comum na Eurovisão da Era moderna).
Este tema surge representado por uma imagem que retrata a performance de Hadise pela Turquia no ESC 2009… Que belo espetáculo, verdade se diga! Uma boa coreografia, caras bonitas, roupa chamativa, ritmo contagiante, efeitos cénicos fantásticos… Mas uma capacidade vocal que deixou a desejar. Mesmo assim, a Turquia conquistou um lugar de excelência na tabela qualificativa desse ano, o que nos leva a questionar… Será a voz algo relevante para a Eurovisão? Ou será que esta passa para um plano secundário quando tudo o resto nos “enche o olho”? Mais ainda, na edição eurovisiva de 2011 uma dupla venceu o certame tendo-nos presenteado com uma das piores prestações vocais do ano. E nem os jurados tomaram esse (importante, pelo menos para mim) aspeto em conta… E ainda nos tentam convencer que os paneis de jurados são constituídos por músicos? Não me parece!
Só se for por músicos de meia tigela, isso é que é! A verdade é só uma, a Hadise era uma das favoritas à vitória final, a Turquia costuma ter bons resultados no certame; porém penso que ela poderia ter chegado ainda mais longe se tivesse uma boa voz. Nos últimos anos, principalmente a partir de 2011, podemos assistir a uma série de atuações em que o que importa é a encenação e a parte vocal é sempre posta de lado. Nunca mais vi verdadeiras divas na Eurovisão como havia, nunca mais vi cavalheiros com portentosos poderes vocais. O que interessa agora é a imagem... Um bom exemplo disso é a participação de cantores como Aysel & Arash, Eric Saade, Kati Wolf, entre muitos outros...
Não nos podemos esquecer do “Deus Grego” Sakis Rouvas que conquista pela sua “pinta” dado que voz não tem quase nenhuma. Mas é normal que este tipo de coisas aconteça. Nos próprios Tops internacionais poucos são os artistas de renome que conseguem cantar de forma competente. Então em versões live, onde têm de cantar e dançar simultaneamente, a situação torna-se ainda mais crítica. As divas são “espécies raras”, o problema é que países como Grécia, Turquia ou até mesmo Ucrânia permanecem convictos que a falta de capacidade vocal pode ser camuflada por uma coreografia arrojada e por um “palminho de cara”. Verdade seja dita que, em geral, eles são mesmo bem-sucedidos!
Eles é que são espertos. Países, como nós que queremos levar qualidade musical e boas vozes (tirando o sufocoso 2011), ficamos sempre na ruína... E os que levam más vozes é que se ficam a rir! É bem-feita, se já vimos que a nossa receita não resulta, porque não nos juntamos a eles? Portugal a levar "gajas" despidas, todas boazonas, a abanar o rabito, com fogo-de-artifício à mistura e uma bela de uma coreografia sensual e bastante carismática! Que achas, Andreia? Será este o caminho que devemos seguir para triunfar no certame? Porque sinceramente não vejo outra solução!
Nós também já levamos coreografias arrojadas (ESC 2005) e até raparigas seminuas (mal vestidas!) que deixaram muito a desejar na parte vocal (ESC 2006)… E qual foi o resultado? Terminámos nos últimos lugares da semifinal. Provavelmente tal aconteceu por dois motivos… As músicas não tinham um ritmo chamativo e Portugal continua na cauda da Europa… Falta-nos aquele toque EuroPop/de leste que tanto agrada aos eurofãs… Será que não temos compositores capazes de “fabricar” um hit como os dos suecos? É que da última vez que a RTP nos facultou um suposto ritmo pop à escolha foi o tema do Carlos Costa… Que me fez arrepiar, mas não por bons motivos!
É que nem compares "Amar" com "Dum Tek Tek" para cativar votos, Andreia, é que nem entres por aí! A RTP ainda vive naquele estigma que música pop é rasca, porém é a que mais vinga nos tops internacionais e, consecutivamente, na Eurovisão! Se é uma fórmula que devemos investir? Se tiver qualidade, penso que sim; mas se for algo forçado como "Queres Que Eu Dance" vale mais nem trabalhar no tema e assim não passa figuras tristes no Festival da Canção. E, sim, Portugal tem compositores capazes, um exemplo disso é o "Canta Por Mim" que ainda mexe com os fãs e é das músicas portuguesas que mais se ouve pela Europa fora.
Pop é rasca, mas uma manifestação cantada é algo digno de ser levado à Eurovisão… Nem existem comentários possíveis para criticar este tipo de mentalidades desprovidas de competência! Bem, e com esta revolta que ainda assola o meu coração, dou por terminada mais uma tertúlia… Passo-te a palavra Diogo, e desejo uma excelente semana aos nossos leitores!
Mas tu estás com pressa, moça? Vais apanhar o comboio? Se houver para a China, compra um bilhete só de ida! Olha lá e preparativos para a preparação do Festival da Canção 2013?
É a revolta… Sabes como fico quando me dão as nervites! Só vou ao Festival se houver boa música pop!
Andreia em Homens da Luta versão 2! Gosto da atitude, faz essa bela crítica à RTP! Caros leitores façam favor de comentar este belo tema, senão eu ficarei zangado... e não me queiram ver zangado, eheh! Uma boa semana e... sejam felizes!
E o pop pá?! Até para a semana caros leitores e obrigada por continuarem a acompanhar este nosso humilde (mas feito com muito amor) trabalho!
Imagem: zimbio.com | Vídeo alojado no YouTube
Esta tertulia deixou muito a desejar...
ResponderEliminarMas a Andreia nao respondeu ao Diogo , há preparativos para o Festival da Canção 2013?
Concordo com o anónimo que comentou acima! As tertulias já deixam muito a desejar bem como o blog no geral...
ResponderEliminarNo fundo não foi a Tertúlia que deixou a desejar...na minha opinião foi o exemplo da Hadise...o que não falta no ESC são "Otimas actuações/Más Vozes" e foram logo escolher a Hadise??? Tipo não esteve perfeita é óbvio...mas já vi gentinha cantar pior no ESC. Aysel e Arash???Kati Wolf??...não notei nada nessas ditas actuações excepto falta entusiasmo na Kati.
ResponderEliminarSaade,Sakis Rouvas e o Ell e a Nikki...é que prontos não se pode ter tudo,ou se tem voz ou se tem visual xD
AS TERTÚLIAS SÃO LINDAS PÁ, SEUS INVEJOSOS!
ResponderEliminarTudo comentários fabricados ! ahaha
ResponderEliminarAs tertúlias continuam boas. Eu não percebo esta gente, tão sempre a criticar os blogues que sinceramente são os que tentam mais honrar o festival, dar a conhecer ao público. O crónicas faz isso todos os dias, para quê tanta crítica? Ve-se mesmo que são portugueses, nunca estão satisfeitos com nada. Ou se queixam porque nao tem um blogue da eurovisao, ou tão sempre a critica-lo. Curem-se, voces ja tem é muita sorte em ter um blogue eurovisivo criativo portugues, algo inovador para os blogues internacionais. Mas também acho piada a uma coisa: tão sempre a criticar o crónicas, mas tão sempre a visita-lo. Não gostam, não gostam, mas tão sempre a comer do mesmo prato! Muahahahhahahah gente triste, muito triste!
ResponderEliminarAh e já agora, a Hadise não canta nada! Fizeram bem em ter posto este exemplo! Haja algum bom senso aqui!
ResponderEliminar