Novidades

latest

Confissões de um fã eurovisivo - Lordi!



 Desabafos sobre a vitória dos Lordi em 2006!


  Meus queridos leitores, sou apologista de coisas novas para a Eurovisão, sons diferentes, estilos diversos… Sabe sempre bem uma lufada de ar fresco, moderno e jovial. Nós, eurofãs, já há muito nos desabituamos das tradicionais “cantigas”, mas colocar meia dúzia de criaturas em palco que “quase que cantam”… Socorro!

     A vitória dos Lordi em 2006 foi talvez, para mim, a pior de sempre. Foi, no mínimo, de “arrancar cabelos”. Não sou contra o Hard Rock, e muito menos o Heavy Metal, mas não concordo que seja “o estilo que os jovens gostam de ouvir mais na Eurovisão”, como foi referido na altura pela comunicação social. Faria mais sentido ser criado um “Eurometal”, pois é um estilo bastante específico que, normalmente, ou se gosta muito ou não se suporta ouvir. E com certeza que teria um enorme sucesso na Finlândia, já que é um dos países em que mais se produz Metal e onde é bastante valorizado. Considero, aliás, que existe Hard Rock com muito mais qualidade do que aquele que foi demonstrado pelos Lordi. Esta banda finlandesa, rodeada de polémicas e críticas, é odiada por uns e amada por outros, pois até àquele ano bateram o recorde na pontuação atribuída.
     A atuação foi considerada bastante ousada, escondida atrás de máscaras. Não consigo classificar a voz, não consigo classificar a performance em palco, nem tão pouco a letra que quase foi impedida de ser divulgada por ser considerada “satânica”. Aqueles três minutos de atuação foram, de facto, de trepar paredes! O grupo foi bastante criticado por ortodoxos gregos, país anfitrião do espetáculo, chegando a realizar várias tentativas a fim de impedir o grupo de atuar. No entanto, e apesar ter ficado frustrada com esta vitória, não sou apologista de aglomerar estilos musicais com crenças religiosas ou interesses políticos (este último, acontece em quase todas as edições, infelizmente). Há que saber respeitar cada país e cada cultura. Ainda assim, o único momento que me despertou a atenção foi numa específica parte do refrão, que passo a citar: “aaaa..aaaa.aaaa”. Aparecia sempre a criatura do piano que mais se assemelhava com uma barata tonta...! E o auge da atuação, em que já os meus tímpanos estavam prestes a ser furados, foi aquelas “asinhas” de morcego a desvendarem-se… por momentos pensei que pudessem voar dali p'ra fora (como eu ficaria aos pulos...)!
     Uma das minhas melhores memórias desta noite foi a igual frustração do nosso apresentador português: Eládio Clímaco. Após a vitória era evidente o esforço com que tentava parecer a sua voz entusiasta, despedindo-se com um: “Senhores telespectadores, até para o ano na Finlândia, em Reiquejavique.” Pudera! Sentiu-se de mãos atadas perante tamanho disparate!
      Para mim deu-se magia quando a atuação terminou... e foi aí que eu exclamei: “Hard Rock?! Hallelujah que já acabou!”



Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelo autor.
26/06/2012
Vídeo: Youtube 
( Hide )
  1. Velho, que frescura essa sua Diogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo, o texto foi escrito por Cláudia Matos, não pelo Diogo.

      Obrigado pela preferência.

      Eliminar
    2. Ah então mil desculpas Diogo.

      Eliminar
  2. Pois eu achei muito bem merecida era diferente e era o que a Eurovisao estava a precisar na altura, mas respeito a opinião porque ouve muita gente que não gostou que conheço :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que eles ganharam muito bem. É completamente diferente de todas as outras e tem muito valor por isso.

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa é verdade: este tema nem é o melhor dos Lordi. Quem o diz é um conhecido meu que adora Heavy Metal e Hard Rock. Mas eu achei a vitória merecidissima e uma chapada de luva branca a muitas "bocas podres" que houve naquele ano, principalmente de lideres religiosos que, seja de que país for, que tem a mania de meter o bedelho onde não são chamados. Pena que o efeito não durou muito. Os que queriam que o Dima ganhasse tiveram o seu desejo cumprido em 2008 com algo ainda mais piroso.

    ResponderEliminar
  5. Uma vez este blog fez uma sondagem onde a Helena Paparizou ganhou o prémio para melhor vitória do ESC(se fosse hoje provavelmente seria a Loreen a ganhar) Pois bem para mim esta vitória sim foi a melhor de sempre e desde do 1ºminuto em que ouvi a musica acreditei na vitória...mas o choque daquelas pessoas mais "púdicas" (O Eládio Climaco entre elas) valeu muito mais que a vitória o que eu me ri foi mesmo uma grande chapada de luva branca, e apesar de gostar muito de "Never Let You Go" (bem mais do que "Believe") o ESC nessa altura estava já a ficar saturado dos típicos Pops e a Rússia este ano ia ganhando com um grupo de velhas desafinadas por isso não acho que se deva descarregar nos Lordi que nem sequer tem comparação possível. Alias a letra da musica é excelente mas há sempre quem só goste de ouvir aquelas piroseiras de amor e blá blá blá.

    Mas lá por ñ concordar com a opinião da autora ñ quer disser que o texto não esteja magnificamente escrito! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Goste-se ou não, os Lordi marcaram a Eurovisão e, de certo modo, rejuvenesceram o evento - o que é sempre positivo!

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved