Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Itália

 

Maneskin - "Zitti e buoni"


INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Uma canção que foge aos moldes tradicionais das canções italianas que costumamos ouvir na Eurovisão. As guitarras elétricas são a alma desta canção e a melodia é memorável. Que bom que é ouvir algo distinto na Eurovisão. 

Jessica Mendes: Não esperava esta vitória, mas fico feliz com ela. A Itália prova-nos, novamente, que consegue fazer tudo bem. O refrão é muito forte e os cortes foram bem feitos. É uma pena não terem colocado as cordas do Sanremo. É maravilhoso ver o meu país preferido representado pelo meu género preferido. 

João Vermelho: É o meu instrumental favorito desta edição, é muito bem composto, cheio de dinâmica e com muita energia.

Neuza Ferreira: Não tenho palavras para o quão cativante é este instrumental de “ZITTI E BUONI”; simplesmente adoro. Segui um pouco do Sanremo e não estava nada à espera de ver isto ganhar. Uma surpresa bastante agradável e que me deixa feliz, pois é um registo diferente do que estamos habituados a ouvir na Eurovisão por parte da Itália.

Pedro Lopes: Não sou grande fã de rock mais pesado, e também já tive a minha dose com os finlandeses… não posso dizer que a música é má, até porque o fator “Itália” ajuda a puxar ‘a cena’, e a mostrar que por lá se produz, efetivamente, conteúdo de qualidade. Mesmo assim, depois há o fator ‘eu’, fazendo com que, por agora, ainda não me convença na sua maioria!

Tiago Lopes: Wow! Itália? Is that you? Não é totalmente a minha praia, mas reconheço que isto é bom e vai dar-se bem no palco da eurovisão.

VOZ

Daniel Fidalgo: O vocalista da banda tem uma voz incrível para este gênero, contribuindo para a coesão sonora do tema. 

Jessica Mendes: Não é a minha voz preferida do mundo, mas é perfeita para a música e, atuando às 8 da noite ou às 2 da manhã, ele provou sempre sem competente.

João Vermelho: Damiano David tem um dos meus timbres favoritos deste ano, e pelo o que vimos no Sanremo é um excelente interprete e atuação vai ser certamente incrível.

Neuza Ferreira: Damiano canta que é qualquer coisa. Voz muito boa, como praticamente todos os artistas que cantam este estilo, e sem grandes falhas. Acredito que em Roterdão vai estar a um grande nível.

Pedro Lopes: Capacidade vocal forte e destacada, com características muito próximas do registo do tema, e igualmente boa capacidade de entrega, numa prestação ao vivo. Sem problemas de maior por aqui.

Tiago Lopes: Língua italiana já por si desperta a nossa atenção, neste registo então. Não há grande coisa a apontar. Damiano é competente e é esperar por um arraso em maio. 

LETRA

Daniel Fidalgo: Ouvir italiano é sempre uma experiência muito gratificante. Podem até estar a falar de panos amarelos da loiça que o tema irá soar requintado.  

Jessica Mendes: Está para chegar o dia em que a Itália mande uma música com uma letra sem uma mensagem bem escrita. Não se é da língua, mas este “fuck you e tudo o que dizem sobre nós” soa tão bem. 

João Vermelho: A letra é muito bem construída, e mesmo sem saber o significado soa muito bem em italiano, mas lendo a tradução a letra é bastante interessante e fez me gostar ainda mais da canção.

Neuza Ferreira: A letra que este instrumental merece! Sem palavras para esta pérola italiana.

Pedro Lopes: É o que eu digo: este ano, ou temos temas muito religiosos, ou então outros de tal forma enfurecidos que até fico com medo. Claro que a letra não destoa do estilo apresentado, e até é um texto relativamente grande. Entendo o tipo de ideia que querem passar, e não me oponho.

Tiago Lopes: Já devo ter escrito algo parecido, mas até podia ser um "Peitos da Cabritinha" que em  italiano qualquer coisa fica bem. Itália está a fazer tudo bem.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Talvez não vençam a Eurovisão, mas uma ótima posição deve estar a caminho. 

Jessica Mendes: Top 10.

João Vermelho: Mais um episódio da série “Itália devia ter ganho” a estrear no dia 22 de Maio, na sua estação televisiva nacional. Infelizmente acho que vai andar pelo o top 10 a lutar por um lugar no top 5.

Neuza Ferreira: Acredito num top 15.

Pedro Lopes: Pode ascender ao top 10, mas eu se fosse aos italianos não ficava com muita fé nisso.

Tiago Lopes: Mais um top 10?

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 7 pontos

54 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Já está na hora de a Eurovisão ser ganha novamente por um rock destes.

Jessica Mendes: Já gastei tanto dinheiro com a Itália na Eurovisão que já devia ter cidadania.

João Vermelho: É sempre incrível ver estes artistas/bandas com um talento enorme participarem na Eurovisão, e de facto os Måneskin são especiais.

Neuza Ferreira: Não estava à espera de me apaixonar por rock italiano. Aconteceu.

Pedro Lopes: Itália voltou ao ESC com “Madness of Love”. Dez anos depois, resta apenas o “Madness”.

Tiago Lopes: Dá para respirar só um bocadinho? 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suíça - 64 pontos; 2.º Lituânia - 59 pontos; 3.º França - 55 pontos; 4.º Itália - 54 pontos; 5.º Islândia - 53 pontos; 6.º Bulgária - 48 pontos; 7.º Roménia - 48 pontos; 8.º São Marino - 47 pontos; 9.º Suécia - 46 pontos; 10.º Azerbaijão - 45 pontos; 11.º Bélgica - 45 pontos; 12.º Chipre - 44 pontos; 13.º Finlândia - 44 pontos; 14.º Austrália - 43 pontos; 15.º Irlanda - 43 pontos; 16.º Noruega - 42 pontos; 17.º Croácia - 41 pontos; 18.º Malta - 41 pontos; 19.º Rússia - 40 pontos; 20.º - Albânia - 38 pontos; 21.º Grécia - 38 pontos; 22.º Ucrânia - 37 pontos; 23.º Israel - 35 pontos; 24.º Moldávia - 34 pontos; 25.º Áustria - 34 pontos; 26.º Eslovénia - 33 pontos; 27.º República Checa - 32 pontos; 28.º Portugal - 32 pontos; 29.º Estónia - 30 pontos; 30.º Letónia - 26 pontos; 31.º Sérvia - 26 pontos; 32.º Espanha - 25 pontos; 33.º Alemanha - 24 pontos; 34.º Polónia - 23 pontos; 35.º Países Baixos - 21 pontos; 36.º Geórgia - 20 pontos; 37.º Dinamarca - 17 pontos; 38.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved