Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Finlândia

 

Blind Channel - "Dark Side"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Relativamente a esta canção rock, tenho a dizer que é uma verdadeira lufada de ar fresco, no meio de tantas sonoridades genéricas. Gosta bastante do peso do instrumental, da agressividade e da mistura das guitarras com sonoridades mais eletrónicas. 

Jessica Mendes: É só isto que eu peço à Finlândia: o rock que tanta falta faz na Eurovisão. Eles fazem-nos tão bem que por mim era mais do mesmo todos os anos. 

João Vermelho: É sempre um prazer ver rock na Eurovisão, gosto muito deste instrumental, é bem construído, moderno, mas ao mesmo tempo nostálgico.

Neuza Ferreira: Finlândia de regresso ao rock (ou violent pop, como o grupo já referiu), o que é impossível de desgostar. “Dark Side” é um tema com um instrumental muito bem conseguido.

Pedro Lopes: Não costumo ser grande fã deste estilo, mas sou capaz de apreciar um tema assim quando ele é bom! Aliás, “Hard Rock Hallelujah”, precisamente finlandês, é uma das minhas músicas favoritas da edição de 2006. Ou seja, isto significa que consigo tolerar este “Dark Side”, e reconheço-lhe o potencial, sobretudo por ser um estilo muito distinto numa Eurovisão (ainda) com alguns clichés, e que há muito não vê um metal tão pesado a passar por aquelas bandas. As sonoridades das guitarras elétricas e baixos são o melhor da proposta! Sem embargo, não deixa de ser barulho a mais…

Tiago Lopes: Nunca fui grande fã destes temas. Consigo ouvir, mas não é algo que me lembre de ir ouvir no dia-a-dia. Destacam-se por serem únicos no concurso. 

VOZ

Daniel Fidalgo: O vocalista tem o timbre perfeito para esta canção. 

Jessica Mendes: Se são as minhas vozes preferidas? Claro que não, mas são competentes para o género e é isso que importa.

João Vermelho: Gosto muito das duas vozes dos vocalistas, combinam muito bem juntas e não desiludiram ao vivo no UMK.

Neuza Ferreira: Há alguém que cante rock que não tenha boa voz?! Diga um! (ler com a voz do Manuel Serrão). Interpretação exímia por parte dos vocalistas do grupo, sem grandes falhas a apontar.

Pedro Lopes: A minha opinião está uma espécie de tosta mista. Na parte do fiambre, que gosto, faço um elogio à forma como os intérpretes conseguem fazer uma entrega muito forte, e até cantar as notas como deve ser, pelo menos fazem parecer isso. Na parte do queijo, que detesto, já menciono que há partes demasiado gritadas, e isso cria-me sempre alguma aversão.  

Tiago Lopes: Para o género são competentes, não há muito a apontar.

LETRA

Daniel Fidalgo: Agressiva, diferente de tudo aquilo com que iremos ser servidos em maio. 

Jessica Mendes: Para uma música chamada “Dark Side”, esperava algo chocante, mas é só mais uma letra normal.

João Vermelho: A letra começa com “Put your middle fingers up”, só podia ser épica! Uma das minhas letras favoritas deste ano.

Neuza Ferreira: A letra de “Dark Side” transmite uma boa mensagem: apesar de por vezes a vida nos parecer escura, existe sempre um caminho positivo. Mensagem positiva para aqueles que se sentem desenquadrados de algo.

Pedro Lopes: Claro que odeio faltas de educação e palavreado obsceno, então a canção começar logo com um “middle finger”, meu Deus, que desrespeito! Fora a brincadeira, não deixa de ser o tipo de ‘poema’ que encontramos na música pesada do reino das trevas. Iria estranhar, sim, se fosse um tema a evocar o encontro da Barbie com o Ken, por exemplo. Por isso…

Tiago Lopes: Alguém percebeu alguma coisa para além do "Dark Side"? A letra combina bem com o instrumental.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Finlândia tem sido vítima de uma série de resultados injustos… espero que este ano seja feita justiça com uma excelente posição. 

Jessica Mendes: Com uma atuação impactante, acredito que consigam um lugar nos primeiros 15.

João Vermelho: Acredito que vão lutar por um top 10 na final.

Neuza Ferreira: Top 15.

Pedro Lopes: Das canções em que me é mais difícil fazer uma previsão. Ou é daquelas que passa à final e tem um excelente resultado na classificação, ou então fica logo pelo caminho…

Tiago Lopes: Passam à final e top 20.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 10 pontos
 
Jessica Mendes: 8 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

44 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: “Put your middle fingers up” se a Europa não enviar isto para a final.

Jessica Mendes: É continuar no registo, Finlândia.

João Vermelho: Como fã de Star Wars que sou, já sabia que ia gostar da música só pelo o título.

Neuza Ferreira: Rock n'roll motherfuckers.

Pedro Lopes: Será que se a Eurovisão voltar a passar na China, voltamos a ter imagens censuradas? Esta canção tem tudo para isso.

Tiago Lopes: A Samanta Tina podia vir aqui dar uma ajudinha. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL


1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Islândia - 53 pontos; 3.º Bulgária - 48 pontos; 4.º Roménia - 48 pontos; 5.º São Marino - 47 pontos; 6.º Suécia - 46 pontos; 7.º Azerbaijão - 45 pontos; 8.º Bélgica - 45 pontos; 9.º Chipre - 44 pontos; 10.º Finlândia - 44 pontos; 11.º Austrália - 43 pontos; 12.º Irlanda - 43 pontos; 13.º Noruega - 42 pontos; 14.º Croácia - 41 pontos; 15.º Malta - 41 pontos; 16.º Rússia - 40 pontos; 17.º - Albânia - 38 pontos; 18.º Grécia - 38 pontos; 19.º Ucrânia - 37 pontos; 20.º Israel - 35 pontos; 21.º Moldávia - 34 pontos; 22.º Áustria - 34 pontos; 23.º Eslovénia - 33 pontos; 24.º República Checa - 32 pontos; 25.º Estónia - 30 pontos; 26.º Sérvia - 26 pontos; 27.º Polónia - 23 pontos; 28.º Dinamarca - 17 pontos; 29.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved