Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Suíça

 

Gjon's Tears - "Tout l'univers"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Uma produção que mescla perfeitamente o eletrónico, o clássico e o contemporâneo. Não há nada na competição como “Tout l’Univers”, devido à emoção que a melodia transparece e à dinâmica que o instrumental possui.

Jessica Mendes: Sinceramente, falta-me qualquer coisa neste instrumental. É muito bonito, sem dúvida, mas não me prende da mesma forma como prendia o do ano passado. Acho-o bastante previsível e plano do início ao fim.

João Vermelho: O instrumental é lindíssimo, a melodia é super bonita, mas sinto que não tem tanta força como o do ano passado, que era épico.

Neuza Ferreira: Mais um instrumental impecável por parte de Gjon’s Tears e da Suíça. Simples, mas belo e super harmonioso, conjuga bem com a mensagem e exalta a voz do artista.

Pedro Lopes: Admito: quando escutei a primeira vez, fiquei algo do género “queria mais”. Aos poucos, a canção vem-me conquistando. É um registo próximo ao que nos foi apresentado para 2020, e agora sinto uma maior empatia pelo tema. A forma como a canção vai evoluindo está bem conseguida. Agora, tenho imensa curiosidade no trabalho que irão fazer para colocar uma música assim em palco.

Tiago Lopes: Isto é arte. Sinceramente é um tema tão envolvente desde o início que fica difícil encontrar palavras para o descrever. Gosto muito. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Nem me sinto no direito de comentar tal voz tão preciosa. 

Jessica Mendes: Eu não gosto de gritos, guinchos e afins e, por isso mesmo, não simpatizo especialmente com a voz dele apesar de lhe reconhecer todo o talento.

João Vermelho: Gjon's Tears tem uma das melhores vozes desta edição e sabemos que cumpre ao vivo, por vezes até melhor que na versão estúdio.

Neuza Ferreira: Gjon’s Tears é ótimo na versão estúdio, mas ao vivo ainda lhe falta afinar ali alguma coisinha. No entanto, é um artista completo, com uma voz distinguível e super capaz de fazer uma boa prestação no ESC 2021.

Pedro Lopes: A voz masculina da edição de 2021, a manter o troféu que já seria seu em 2020. E melhor quando percebemos que a sua prestação ao vivo consegue ser irrepreensível. Estamos na presença de um grande cantor, com capacidades incríveis, e que entram em grande destaque (uma vez mais) no tipo de canção que levam a esta competição. Acredito que estará seguro numa entrega ao vivo.

Tiago Lopes: Talvez a melhor voz a concurso? É ouvir e desfrutar.

LETRA

Daniel Fidalgo: Uma canção sobre reflexão, dor, força de vontade… Um excelente poema, cantado em francês.

Jessica Mendes: Felizmente mantiveram o francês. Apesar de a letra não me dizer grande coisa, pelo menos é em francês, que lhe dá um toque diferente.

João Vermelho: Confesso que a letra não me agarrou logo à primeira, apenas o refrão me tinha me impactado, mas depois de ver a tradução percebi que é uma letra muito bonita.

Neuza Ferreira: Uma das melhores letras a concurso este ano, tal como já o seria no ano passado. O poema é de fácil interpretação e a mensagem ganha uma outra beleza por ser em francês.

Pedro Lopes: Eu não entendo praticamente nada de francês, mas estou quase a querer ir aprender a língua para não trautear mal este ‘Tout l’Univers’. Daquilo que pude perceber com a tradução, vislumbra-se um texto poético trabalhado, pensado, e com uma mensagem clara e forte.

Tiago Lopes: Eu nem consigo escrever muito sobre isto. Nada foi deixado ao acaso, claro que a língua francesa não é entendida por toda a europa, mas esta letra vai ganhar muitos prémios.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Candidata à vitória.

Jessica Mendes: Se o top 2 deste ano não for 100% em francês, será injusto.

João Vermelho: Acredito que possa ser um candidato à vitória, é uma canção muito poderosa, e acredito que no ambiente certo este tema ganhe muito ao vivo, mas pelo menos na luta pelo o top 5 vai estar.

Neuza Ferreira: Top 15

Pedro Lopes: Depois do 4.º lugar em 2019, conseguirá o país, em curto espaço de tempo, superar isso? Aposto pelo menos num top 10, mas veremos!

Tiago Lopes: Top 5.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 10 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 12 pontos

64 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Acreditem ou não, a minha condução nas estradas é pior que a de Gjon’s Tears no videoclip da canção.

Jessica Mendes: A Suíça favorita à vitória é algo que nunca esperei ver.

João Vermelho: Realmente conseguiu descrever na perfeição o dramatismo exagerado que geralmente temos quando terminamos uma relação, pelo menos falo por mim.

Neuza Ferreira: Petição para o Gjon’s Tears representar a Suíça todos os anos.

Pedro Lopes: O nome do artista já é indicativo daquilo que a Suíça quer provocar aos telespectadores da Eurovisão.

Tiago Lopes: Gjon's Tears? Perfection. Tout l’Univers? Anthem. Hotel? Trivago.


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suíça - 64 pontos; 2.º Lituânia - 59 pontos; 3.º Islândia - 53 pontos; 4.º Bulgária - 48 pontos; 5.º Roménia - 48 pontos; 6.º São Marino - 47 pontos; 7.º Suécia - 46 pontos; 8.º Azerbaijão - 45 pontos; 9.º Bélgica - 45 pontos; 10.º Chipre - 44 pontos; 11.º Finlândia - 44 pontos; 12.º Austrália - 43 pontos; 13.º Irlanda - 43 pontos; 14.º Noruega - 42 pontos; 15.º Croácia - 41 pontos; 16.º Malta - 41 pontos; 17.º Rússia - 40 pontos; 18.º - Albânia - 38 pontos; 19.º Grécia - 38 pontos; 20 Ucrânia - 37 pontos; 21.º Israel - 35 pontos; 22.º Moldávia - 34 pontos; 23.º Áustria - 34 pontos; 24.º Eslovénia - 33 pontos; 25.º República Checa - 32 pontos; 26.º Portugal - 32 pontos; 27.º Estónia - 30 pontos; 28.º Letónia - 26 pontos; 29.º Sérvia - 26 pontos; 30.º Polónia - 23 pontos; 31.º Geórgia - 20 pontos; 32.º Dinamarca - 17 pontos; 33.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved