Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Reino Unido


James Newman - "Embers"


INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Um pop dance igual a tantos outros. Não há nada de novo ou empolgante aqui. Produção genérica, que aplica a receita básica de qualquer canção dançável. 

Jessica Mendes: Não é que seja uma má música, pelo contrário, mas todas as músicas do EP do James Newman do ano passado são melhores que esta. Vê-se, no entanto, que há muito trabalho por trás desta música, algo que não acontece muitas vezes no Reino Unido. Nem dá para acreditar que vêm mesmo com boas músicas dois anos seguidos.

João Vermelho: A melodia é interessante e é contagiante, mas de uma forma geral o instrumental é super genérico, principalmente na parte do refrão.

Neuza Ferreira: O Reino Unido com um instrumental destes?! Perderam a cabeça. Adoro o facto de “Embers” ter um instrumental bem catchy e dançante. É o que dá vida a esta proposta.

Pedro Lopes: Eu gosto, e sinceramente também aprecio que o Reino Unido esteja apostar num registo próximo da tipologia de música mais consumida por aquelas bandas. Claro, ao mesmo tempo também acho que fica a faltar qualquer coisa, e acima de tudo tenho um ligeiro receio quando penso na forma como a vão transitar para uma apresentação em palco, ao vivo.

Tiago Lopes: O Reino Unido apanhou corona e um dos efeitos for decidir que devia apostar em coisas locais na eurovisão. "Embers" espelha o melhor do pop que se ouve por aí. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Acho uma voz competente, mas não sobressai nesta canção.

Jessica Mendes: A voz do James é das minhas preferidas – senão a preferida – deste ano. Adoro a suavidade misturada com a rouquidão. Dá um toque tão bonito às músicas e ele sabe tão bem como usar a sua voz. Ainda assim, não acho que seja a melhor música para mostrar tudo isto.

João Vermelho: James Newman tem uma excelente voz e gosto do timbre dele, o que salva um pouco o tema para mim, mas gostava de o ver com uma canção muito melhor.

Neuza Ferreira: Toda a gente sabe que o James Newman é versátil q.b. e que sabe interpretar as canções como deve ser. A questão vocal não será um problema.

Pedro Lopes: Uma das componentes que mais gosto em toda esta proposta! O James Newman é um excelente intérprete, e uma das causas pelo Reino Unido estar no meu top 10 o ano passado também se devia a isso. Claro que ele continua a ser um ótimo cantor, mas o tipo de canção que nos apresenta agora acaba por ‘disfarçar’ mais esta precisa vertente, eu acho…

Tiago Lopes: Se fosse uma canção mais lenta, ou do estilo do ano passado saberia o que esperar desta atuação, mas este ano estou curioso por ouvir o James neste registo. 

LETRA

Daniel Fidalgo: Mais um ano em que os ingleses nos presenteiam com um texto inglês esquecível. 

Jessica Mendes: De todas as músicas do James, esta é a que tem a letra mais básica e desinteressante. 

João Vermelho: Uma letra super genérica, que até soa bem em algumas partes, mas apenas isso.

Neuza Ferreira: Acho que temos de admitir que esta letra é um bocado chatinha. Contudo, é salva pelo instrumental.

Pedro Lopes: Eu já acho que o título da canção é um bocadinho estranho. O resto da letra também não evoca uma mensagem muito especial, encaixa bem tendo em consideração o estilo musical, mas podia ser um bocadinho mais original.

Tiago Lopes: Light Up the rooooooom! "Embers" encaixa perfeitamente no instrumental. É catchy, alegre e gosta-se logo à primeira audição.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Não apostaria num bom resultado…

Jessica Mendes: Bottom 5 (se fosse da Suécia seria top 5).

João Vermelho: Acho que vai ficar no bottom 5, não consigo ver isto em outro lugar.

Neuza Ferreira: Deve conseguir fugir aos últimos lugares.

Pedro Lopes: Reino Unido no lado esquerdo da scoreboard? Já merecem, !

Tiago Lopes: Espero que seja o melhor resultado do país em muitos anos.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 3 pontos
 
Jessica Mendes: 8 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 12 pontos

40 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: “Embers” soa a uma rejeitada da final nacional sueca. 

Jessica Mendes: Não dá para trocar por qualquer música do EP que ele lançou em 2020?

João Vermelho: Ao menos é uma música que representa bem o que se ouve nos programas e rádios do Reino Unido. 

Neuza Ferreira: Uma música assim vinda do Reino Unido até parece mentira.

Pedro Lopes: Se é para ser uma música dançável, então alguém se responsabilize por ensinar o James Newman a saber como se mexer em palco…

Tiago Lopes: Eu quero ir para a discotecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suíça - 64 pontos; 2.º Lituânia - 59 pontos; 3.º França - 55 pontos; 4.º Itália - 54 pontos; 5.º Islândia - 53 pontos; 6.º Bulgária - 48 pontos; 7.º Roménia - 48 pontos; 8.º São Marino - 47 pontos; 9.º Suécia - 46 pontos; 10.º Azerbaijão - 45 pontos; 11.º Bélgica - 45 pontos; 12.º Chipre - 44 pontos; 13.º Finlândia - 44 pontos; 14.º Austrália - 43 pontos; 15.º Irlanda - 43 pontos; 16.º Noruega - 42 pontos; 17.º Croácia - 41 pontos; 18.º Malta - 41 pontos; 19.º Rússia - 40 pontos; 20.º Reino Unido - 40 pontos; 21.º Albânia - 38 pontos; 22.º Grécia - 38 pontos; 23.º Ucrânia - 37 pontos; 24.º Israel - 35 pontos; 25.º Moldávia - 34 pontos; 26.º Áustria - 34 pontos; 27.º Eslovénia - 33 pontos; 28.º República Checa - 32 pontos; 29.º Portugal - 32 pontos; 30.º Estónia - 30 pontos; 31.º Letónia - 26 pontos; 32.º Sérvia - 26 pontos; 33.º Espanha - 25 pontos; 34.º Alemanha - 24 pontos; 35.º Polónia - 23 pontos; 36.º Países Baixos - 21 pontos; 37.º Geórgia - 20 pontos; 38.º Dinamarca - 17 pontos; 39.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved