Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Bulgária

 

Victoria - "Growing up is getting old"




INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: “Growing Up Is Getting Old” evolui da mesma forma que a canção búlgara de 2020. Por isso, não somos surpreendidos com o tema de 2021, embora se deva realçar o trabalho belíssimo de cordas e a orquestração em geral.

Jessica Mendes: Eu tinhas as expetativas muito altas e nenhuma das seis músicas me satisfez na totalidade. Das seis, conseguiram escolher uma das que menos me enchia as medidas. A música é boa, mas é muito pobre, falta-lhe magia e uma keychange. O refrão e o final são muito fracos.

João Vermelho: É um dos meus instrumentais favoritos, a melodia é muito bonita, os vários instrumentos de cordas e o piano é lindíssimo.

Neuza Ferreira: "growing up is getting old" tem das melhores letras do EP. Dá para sentir pelo instrumental e pelas suas harmonias que é uma canção especial, diferente. Sinceramente, esta produção é top top top, tal como a produção das restantes canções que estavam na corrida.

Pedro Lopes: Não era a minha favorita da pré-seleção, mas não estranho a sua vitória. O piano, o piano sempre! A melhor parte do tema, e a que mais exalto aqui. Claro que sinto que o início da música acaba por ser um bocadinho lento de mais, sombrio, pouco sonoro. Não sei, acho que pode pecar por aí. Demora até se destacar, o que é pena, porque perto da explosão final, a canção é incrível, com os vários instrumentos. Só que, lá está: demorou tanto tempo a chegar a esse registo, que pode perder ‘o seu público’ até lá. Mesmo assim, acho que é uma proposta muito competente.

Tiago Lopes: Não consigo ouvir esta música por vontade própria, reconheço que há qualidade mas não é mesmo o meu género.

VOZ

Daniel Fidalgo: A Victoria tem uma das vozes mais melódicas da edição. Extremamente frágil e, ao mesmo tempo, tão cheia de força e amor. 

Jessica Mendes: Adoro a voz dela e não há nada a apontar. Perfeição.

João Vermelho: Sem dúvida que um dos pontos fortes desta canção é a voz da Victoria, ela é uma excelente cantora e a voz dela é muito bonita. 

Neuza Ferreira: VICTORIA é tão, mas tão boa na versão estúdio, que até parece estranho ser completamente perfeita ao vivo, porque, geralmente, acontece sempre o contrário (né?!). Artista incrível a nível vocal e são poucos os que vão conseguir estar ao nível dela. Lutem.

Pedro Lopes: Dentro do estilo mais intimista que apresenta, não podia haver melhor encaixe. É igualmente um tipo de registo ou interpretação que parece estar um pouco mais “em voga” ultimamente, e será sempre um alvo fácil a comparações. Da minha parte, estou descansado, pois acredito na capacidade de entrega ao vivo.

Tiago Lopes: Não há muito a dizer, é uma grande voz e vai prender os espectadores. Boa, Bulgária.

LETRA

Daniel Fidalgo: Uma canção saudosista que manifesta a inocência da infância. Tema original e bem escrito. 

Jessica Mendes: Para mim, é a pior parte do tema. A ideia é excelente, mas a concretização nem tanto. Se, no ano passado, a letra foi muito bem conseguida, este ano é demasiado básica. Parece feita por um miúdo que começou a aprender inglês no ano passado e só conhece as palavras mais básicas.

João Vermelho: Provavelmente a letra que mais me tocou de todas as canções deste ano, acho que é muito bem escrita e acho a mensagem muito bonita.

Neuza Ferreira: Que mensagem, gente! Que mensagem! A letra de “growing up is getting old” está, sem dúvidas, no lote de melhores letras em competição.

Pedro Lopes: Mais um tema onde a métrica da canção se destaca pelo facto de fugir daquelas que podiam ser as regras ‘gerais’ na música. Claro, se o tema fala sobre ‘envelhecer’, não podia omitir as realidades duras da chegada à vida adulta. Por muito intenso que até possa ser, a verdade é que não mentiu… 

Tiago Lopes: A Bulgária não veio para brincar. "Growing Up Is Getting Old" é uma obra-prima, se a melodia não dá para mim, esta composição é qualquer coisa de espetacular. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Finalista clara e acredito numa excelente posição. 

Jessica Mendes: Talvez consiga um top 10.

João Vermelho: Acredito que vai passar à final facilmente, e provavelmente irá lutar por um top 10, e quiçá com um bom staging lute por um top 5, vejo o júri a votar bem nisto.

Neuza Ferreira: Infelizmente, nao acredito num grande resultado. Talvez top 15.

Pedro Lopes: Passagem assegurada, mas reservo as minhas dúvidas quanto a um possível top 10! A atuação em palco será crucial para determinar isso.

Tiago Lopes: Sei que passa à final, mas não é porque eu quero. Top 15.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 10 pontos
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 10 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 2 pontos

48 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Envelhecer realmente é uma canseira… por isso tornemos essa chatice numa canção e sempre será mais fácil de lidar. 

Jessica Mendes: Não dá para abrir uma exceção e deixar a Bulgária usar a música de 2020?

João Vermelho: A canção não me convenceu a 100% à primeira, cada vez que a escutava ela crescia um pouco em mim, até que um dia eu me emocionei a ouvi-la e é agora uma das minhas favoritas. 

Neuza Ferreira: Estou completamente rendida à VICTORIA.

Pedro Lopes: Crescer é ficar mais velho. Na próxima, a VICTORIA podia incluir algo à la Lili Caneças, estilo: “Estar vivo é o contrário de estar morto”. Giro, não?

Tiago Lopes: Crise existencial por todo o lado. Eu quero ter 18 anos outra vez.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Islândia - 53 pontos; 3.º Bulgária - 48 pontos; 4.º Roménia - 48 pontos; 5.º São Marino - 47 pontos; 6.º Suécia - 46 pontos; 7.º Azerbaijão - 45 pontos; 8.º Bélgica - 45 pontos; 9.º Chipre - 44 pontos; 10.º Austrália - 43 pontos; 11.º Irlanda - 43 pontos; 12.º Noruega - 42 pontos; 13.º Croácia - 41 pontos; 14.º Malta - 41 pontos; 15.º Rússia - 40 pontos; 16.º - Albânia - 38 pontos; 17.º Grécia - 38 pontos; 18.º Ucrânia - 37 pontos; 19.º Israel - 35 pontos; 20.º Moldávia - 34 pontos; 21.º Áustria - 34 pontos; 22.º Eslovénia - 33 pontos; 23.º República Checa - 32 pontos; 24.º Estónia - 30 pontos; 25.º Sérvia - 26 pontos; 26.º Polónia - 23 pontos; 27.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved