Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Rússia


Manizha- "Russian Woman"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: O que poderia pedir mais? O instrumental tem identidade, tem etnicidade, tem Rússia, tem alegria, tem dinâmica… Os ingredientes perfeitos para sacar mais uma excelente posição para o país.

Jessica Mendes: Eu ainda não sei bem o que pensar desta mixórdia. A única palavra que me ocorre é “diferente” e ainda não sei se isso é bom, na medida em que é memorável, ou mau, na medida em que o é pelos piores motivos.

João Vermelho: Gosto que o instrumental tenha elementos étnicos, mas de uma forma geral não sou muito fã e sinto que por vezes há demasiadas coisas a acontecer no instrumental.

Neuza Ferreira: O instrumental de “Russian Woman” tem umas sonoridades modernas e interessantes. Esperava, alguns sons mais a lembrar o estilo russo, mas o facto da letra ser em russo compensa essa falta.

Pedro Lopes: A música tem várias, várias partes até, eu diria bastante diferentes umas das outras. Desde já, não gosto da introdução. Depois a música cresce, e já consigo ser mais fã do drop feito no primeiro refrão (acho que é primeiro refrão?). No entanto, são tantos estilos inseridos numa só canção, que sinto que isso vai confundir mais o público do que outra coisa. Eu nem desgosto do tema em si, mas… acho que são precisas algumas audições para compreender realmente o que se apresenta. Um primeiro impacto poderá não ser tão positivo. Só joga a ser favor o fator diferença e irreverência.

Tiago Lopes: Isto é Rússia em 2021? Gosto muito dos ritmos, dos sons, não sei, mas parece-me tudo muito autêntico? Afinal "music is feelings", certo?

VOZ

Daniel Fidalgo: Cheia de potencial, explorada em suas diferentes vertentes. É divertida e dinâmica como o instrumental da canção. 

Jessica Mendes: Não gosto particularmente da voz dela, nem acho que seja uma grande voz, mas tem a atitude necessária para esta canção.

João Vermelho: Apesar de não ser muito fã na parte do rap, a Manizha tem uma excelente voz e tem uma boa presença de palco.

Neuza Ferreira: Não me parece que Manizha tenha um grande poderio vocal. É competente o suficiente e acho que em maio vai correr tudo bem no palco eurovisivo.

Pedro Lopes: Manizha demonstra ser uma cantora eficiente, e a prova fica dada com a apresentação ao vivo que a própria já fez, naquela ‘espécie’ de final nacional. Não tem uma voz do outro mundo, nem perto disso. Também admito que não gosto muito das partes que parecem mais faladas, mas num todo, até aceito a forma como ela defende a canção. Os coros masculinos foram uma escolha muito acertada. Sei que nem toda a gente acha piada, mas aquela espécie de canto gregoriano misturado com sotaque russo dá toda uma etnicidade ao tema, que só faz ganhar mais destaque.

Tiago Lopes: A final nacional deixou bem evidente que Manizha é competente neste aspecto. Não tenho nada a apontar, até maio melhora qualquer coisa que for preciso. 

LETRA

Daniel Fidalgo: A canção feminista que precisávamos na Eurovisão. Excelente temática, que aborda a liberdade da mulher.

Jessica Mendes: É a melhor parte da proposta. Ter ganhado a final nacional no dia da mulher fez todo o sentido. Um hino à mulher e a tudo o que ela é capaz de fazer, mas bem feito.

João Vermelho: Aprecio que seja em Russo e também o seu tema, mas há partes que auditivamente não me convencem.

Neuza Ferreira: “Russian Woman” contém uma mensagem importante nos dias que correm. É sublime.

Pedro Lopes: Mensagens de empoderamento feminino nunca são demais, sobretudo se estas vêm da Rússia, um país que ainda vive certos preconceitos. Nunca fui muito defensor de bilíngue, mas se temos o país a cantar algo que não é em inglês na sua totalidade, já é algo positivo a destacar!

Tiago Lopes: Preferia que tivessem mantido a versão inicial da música, a língua russa fica bem, mas a mensagem também merece ser passada e os versos em inglês podem ajudar.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Vai ser candidata à vitória, a Rússia não vai fazer para menos.

Jessica Mendes: Ainda vai ao top 10.

João Vermelho: Se o revamp não melhorar substancialmente o tema, acho que podemos ter mais uma não qualificação para a Rússia.

Neuza Ferreira: Passa à final, mas não conseguirá grande lugar.

Pedro Lopes: Qualificação na certa! Não me perguntem é o que é que virá depois disso. Mas é a Rússia, não acredito que fique longe do top 10…

Tiago Lopes: Final com um top 15.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: 2 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 10 pontos

40 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Rússia VS Ucrânia na conquista da melhor canção étnica vinda do leste… situação desconfortável, diria a Jamala.

Jessica Mendes: Imaginem ter os Little Big e optar por mandar isto.

João Vermelho: Uma salada de frutas quer auditiva, quer visualmente.

Neuza Ferreira: Há uma parte em que algo parece “alô” e eu acho sempre que é alguém que me está a chamar.

Pedro Lopes: Menos é mais. Um conselho que devia levar a sério…

Tiago Lopes: Liberté, égalité e Manizha.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Austrália - 43 pontos; 3.º Irlanda - 43 pontos; 4.º Rússia - 40 pontos; 5.º Eslovénia - 33 pontos; 6.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved