Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Espanha

 

Blas Cantó - "Voy a quedarme"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: A produção deste tema não podia ser mais retrógrada e formulada. Não contribui em nada para o enriquecimento musical desta edição da Eurovisão. 

Jessica Mendes: Não é nada de novo, mas também não é abominável como a balada romântica de 2018. Não quero ouvi-la mais vezes que o necessário, mas também não faria uma pausa para casa de banho nestes 3 minutos.

João Vermelho: Gosto muito do instrumental, é um tema bem composto com uma melodia muito bonita, mas ao mesmo sinto que não cria tanto impacto como outros temas no mesmo registo. 

Neuza Ferreira: Uma balada simples e básica. Vai crescendo ao longo da canção, mas tal não acrescente grande valor e poderio ao tema, no geral.

Pedro Lopes: A parte mais cativante da música, e que acaba por fazer com que se diferencie mais. Gosto das partes de transição, sendo que, mesmo assim, ficou sempre num registo mais estanque. Por muito que seja uma canção bonita, sinto falta de uma evolução mais notória.

Tiago Lopes: A letra bem diz "muy lento". É uma baladinha, dá para acalmar uma final que se espera bastante agitada. Ouve-se. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Bem, digamos que o Blas merece crédito pela sua voz. Bonita, controlada e envolvente. 

Jessica Mendes: Eu já não sou grande fã da voz dele e eis que ele espeta um grito estridente lá no meio. Havia necessidade?

João Vermelho: Blas Cantó é um excelente intérprete e gosto muito do timbre dele.

Neuza Ferreira: Acho que o Blas Cantó evoluiu vocalmente desde o ano passado. Já tinha uma boa voz, mas nada de extraordinário. Este ano está on point e ele executa “Voy a quedarme” bastante bem. Sem dúvida um dos pontos fortes desta proposta.

Pedro Lopes: Não sou grande fã da voz do Blas Cantó. Já não o era em 2020, e dificilmente algo mudará agora. Contudo, prefiro encontrá-lo neste registo mais calmo, mais contido. Claro que aqueles agudos estridentes tinham de estar presentes, e acaba por ser o que menos gosto em toda a proposta.

Tiago Lopes: É inegável que Blas tem uma grande voz. Se o ano passado já tinham um tema difícil de se interpretar, "Voy a quedarme" não se fica atrás. Espanha vai ganhar uns pontos aqui.

LETRA

Daniel Fidalgo: Uma letra completamente desleixada, sem qualquer intenção de transmitir uma mensagem além do básico. 

Jessica Mendes: Mais uma letra básica de amor que não diz nada de relevante.

João Vermelho: Facilmente ganho conexão com temas em espanhol, mas de facto esta é uma letra muito bonita. 

Neuza Ferreira: Mensagem de amor bonito e sentida. Nota-se que é uma letra e, no fundo, uma canção especial, como o próprio Blas também já o referiu em algumas entrevistas. Parece-me que os sentimentos do artista estão aqui bem retratados.

Pedro Lopes: É uma mensagem bonita, com uma dedicatória muito especial. Só faz sentido assim, quando a música pode ser o meio de transporte para as emoções!

Tiago Lopes: Este ano estava difícil de haver músicas românticas, é uma composição bonitinha, em espanhol. Não há grande coisa a dizer.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Ai Espanha, Espanha… a tua sorte é que já estás automaticamente na final…

Jessica Mendes: Últimos lugares, claro.

João Vermelho: Muito dificilmente ficará acima do bottom 5 e é bem capaz de ficar pelos os últimos lugares da final.

Neuza Ferreira: Vai ficar pelos últimos lugares.

Pedro Lopes: Top 20, acho que não conseguirá mais que isso.

Tiago Lopes: Eu até queria que tivesse uma boa classificação, mas deve ser ficar entre o 20.º e 26.º lugar.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 3 pontos
 
Jessica Mendes: 1 ponto

João Vermelho: 7 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

25 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Será que Espanha partiu algum espelho e encontra-se atualmente em plenos 7 anos de azar? É que não descolam do bottom. 

Jessica Mendes: Voy a quedarme no bottom 5!

João Vermelho: Percebo que não seja uma grande canção e que não seja uma das favoritas, mas também não a vejo como uma das piores, como vejo muitos dizerem por aí.

Neuza Ferreira: Blas Cantó é um amor e merecia conseguir um bom lugar para o seu país. Infelizmente, isso não me parece possível.

Pedro Lopes: Espanha é a nova Albânia no processo de vozes agudas e alguns gritos pelo meio.

Tiago Lopes: Podes quedar-te aqui que eu não me importo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suíça - 64 pontos; 2.º Lituânia - 59 pontos; 3.º Islândia - 53 pontos; 4.º Bulgária - 48 pontos; 5.º Roménia - 48 pontos; 6.º São Marino - 47 pontos; 7.º Suécia - 46 pontos; 8.º Azerbaijão - 45 pontos; 9.º Bélgica - 45 pontos; 10.º Chipre - 44 pontos; 11.º Finlândia - 44 pontos; 12.º Austrália - 43 pontos; 13.º Irlanda - 43 pontos; 14.º Noruega - 42 pontos; 15.º Croácia - 41 pontos; 16.º Malta - 41 pontos; 17.º Rússia - 40 pontos; 18.º - Albânia - 38 pontos; 19.º Grécia - 38 pontos; 20.º Ucrânia - 37 pontos; 21.º Israel - 35 pontos; 22.º Moldávia - 34 pontos; 23.º Áustria - 34 pontos; 24.º Eslovénia - 33 pontos; 25.º República Checa - 32 pontos; 26.º Portugal - 32 pontos; 27.º Estónia - 30 pontos; 28.º Letónia - 26 pontos; 29.º Sérvia - 26 pontos; 30.º Espanha - 25 pontos; 31.º Alemanha - 24 pontos; 32.º Polónia - 23 pontos; 33.º Geórgia - 20 pontos; 34.º Dinamarca - 17 pontos; 35.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved