Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Eslovénia


Ana Soklic - "Amen"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Tem passado despercebido por parte de muitos eurofãs, injustamente. Acho a construção da canção épica, cheia de alma e poder. A música vai evoluindo e culmina numa mudança de tom impactante.

Jessica Mendes: Desinteressante até mais nada. Talvez se a letra fosse em esloveno tivesse outra piada, mas assim é só uma tentativa de gospel muito fraquinha. O final não faz qualquer sentido.

João Vermelho: O instrumental é provavelmente a parte da canção que mais me agrada, vai crescendo ao longo da canção e tem uma melodia até interessante.

Neuza Ferreira: Para quem dizia que este ano não ia apresentar uma balada… Well, well. Gosto do instrumental de “Amen” e das sonoridades modernas, embora discretas, mas não me convence muito. A parte final é incrível.

Pedro Lopes: Não desgosto do instrumental, que não deixa de ter uma certa tarefa de contribuir mais para que a cantora possa mostrar a sua melhor faceta. Mesmo assim, acho que ficou um pouco flat. Uma componente musical encarregue de evidenciar as capacidades da Ana, mas também deixou-se ficar apenas por isso. Verdade que no segundo refrão já temos mais alguma força, mas insuficiente para fazer destacar o tema como um todo, até porque são uns 20/30 segundos desse crescimento, apenas. 

Tiago Lopes: Não consigo tirar muito daqui. Parece um tema feito para destacar a voz da cantora, é simples, tem o seu q.b. de beleza, mas não é nada demais.

VOZ

Daniel Fidalgo: Impecável. A voz de Ana tem uma extensão fora de série, sendo uma das vozes mais seguras da edição

Jessica Mendes: Ela é uma cantora excecional, mas dá a sensação que está a gritar do início ao fim e no final é totalmente engolida pelo instrumental e pelo coro.

João Vermelho: Ana Soklič como já tinha demonstrado o ano passado tem uma grande voz e com este tema senti uma presença em palco mais confiante.

Neuza Ferreira: Não tem das melhores vozes a concurso, de todo. Ana Soklič é boa, mas falta-lhe algo, contudo, creio que as qualidades sobressaem nesta canção.

Pedro Lopes: Não a chegámos a ver ao vivo em 2020, mas o tema do ano passado, a forma como se apresentou no ‘Eurovision In Concert’ e no ‘Europe Shine a Light’ não deixaram margens para dúvidas. A Ana é uma das melhores vozes desta edição, tal como já seria o ano passado. E ao contrário de ‘Voda’, aqui sinto que tem mais espaço para mostrar todas as suas irrepreensíveis capacidades. Para além disso, sou sempre 100% a favor da inclusão de um coro! Sabemos também que o júri vai estar do seu lado.

Tiago Lopes: Ana tem sem dúvida uma das melhores vozes a concurso. É um tema excelente para a sua voz e fará estragos (positivos) em Roterdão.

LETRA

Daniel Fidalgo: A canção fala sobre perseverança. Bem escrita e facilmente se destaca pela sua qualidade.

Jessica Mendes: Eu passei 10 anos na catequese e, por isso, tenho grandes conhecimentos de música litúrgica. Posso garantir que há músicas mais interessantes na igreja do que esta.  

João Vermelho: A letra não me aquece nem arrefece, não acho que seja uma má letra, mas também não me diz nada. 

Neuza Ferreira: Digna de igreja! Brincadeirinha, óbvio. Gosto bastante, apesar de não ser nada por aí além.

Pedro Lopes: Sinceramente… é dramatismo a mais para mim! Gosto do sentido de colocar uma mensagem a evocar uma necessidade de luta e perseverança e, em certa medida, não está errada que o caminho a esse alcance é efetivamente difícil, ou por vezes penoso. No entanto, há algumas palavras escolhidas para a mensagem que são um pouco fortes, e não acho que encaixem assim tão bem.

Tiago Lopes: Sem dúvida que não esperava um tema assim e ganha pontos pelo factor surpresa. Juntamente com a voz da Ana, a composição é um ponto positivo em toda a música.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Sinto que poderá ser um dark horse.

Jessica Mendes: Fica na semifinal.

João Vermelho: Não acredito que passe à final, mas não deve ficar muito longe dos lugares de passagem.

Neuza Ferreira: Acho que isto pode vir a ser uma grande surpresa no Festival. A passagem à final parece-me garantida.

Pedro Lopes: Poderá ter alguma dificuldade, mas talvez tenha um lugar na final. Mesmo assim, bottom 5!

Tiago Lopes: Tenho dúvidas na qualificação para a final.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 10 pontos

Jessica Mendes: 1 ponto

João Vermelho: 6 pontos

Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

33 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Pelo menos restou-nos uma boa canção na competição com um título religiosos, já que a Áustria…

Jessica Mendes: Cânticos da missa > Isto

João Vermelho: Open up to the church é o slogan desta canção.

Neuza Ferreira: Hallelujah! Eslovénia com uma música de jeito!

Pedro Lopes: Numa Eurovisão de antagonismos entre “Améns” e “Diabos” ou “Lados Obscuros”, facilmente percebem em que lado me coloco, certo?

Tiago Lopes: Já tenho mais uma música para a ceia de natal.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Austrália - 43 pontos; 2.º Eslovénia - 33 pontos

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved