Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Albânia


Anxhela Peristeri - "Karma"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Mais uma vez, a Albânia brinda-nos com uma produção étnica, que tanta falta faz à eurovisão nos dias de hoje. O instrumental cobre diversos ritmos e instrumentos musicais, fazendo-me lembrar os tempos áureos da Grécia na Eurovisão. É uma representação artística daquilo que a Albânia tem de melhor para oferecer. Muitos poderão achar a produção excessiva... eu acho-a autêntica, cheia de personalidade.

Jessica Mendes: Tenho a sensação que a Albânia envia sempre a mesma música ano após ano. Um dramalhão tremendo com uma mulher aos gritos. O revamp este ano foi muito bem feito e gosto muito do instrumental, mas a certo ponto torna-se igual e desinteressante e custa a aguentar 3 minutos de música.

João Vermelho: De uma forma geral gosto do instrumental, principalmente dos sons mais étnicos, mas acho que exageraram na parte eletrónica, dispensava.

Neuza Ferreira: “Karma” tem um instrumental muito bem conseguido, com a junção da modernidade a sons étnicos. Agradou-me muito mais esta versão final para a Eurovisão do que a apresentada na seletiva albanesa.

Pedro Lopes: O instrumental melhorou depois do revamp feito, digamos que ganhou alguma força em certas partes. Uma atitude que é de aplaudir, sinal que a equipa por detrás da canção reconhecia que o tema estava um bocadinho subaproveitado, e que podiam tentar melhorar a situação. Acho que é uma boa canção, e gosto sempre quando temos alguma raiz étnica pelo meio. Mesmo assim, não há crescimentos de maior durante os seus 3 minutos. Aprecio as pausas para destaque ao instrumental, mas de resto, fica ligeiramente aquém.

Tiago Lopes: A Albânia a ser Albânia. Adoro os instrumentos locais, típico de uma representação do país, mas a junção dos toques mais modernos dão outro destaque a esta música.

VOZ

Daniel Fidalgo: Com um incrível domínio da sua voz e sem qualquer defeito a apontar, Anxhela tem uma das melhores vozes da edição.

Jessica Mendes: Daqui a uns anos vai ser descoberta a “doença albanesa” cujos efeitos se vão fazer notar em todos os eurofãs: a perda progressiva da audição causada pela gritaria dos intérpretes albaneses todos os anos.

João Vermelho: Anxhela Peristeri tem uma excelente voz e encaixa no tema, mas não é dos meus timbres favoritos.

Neuza Ferreira: Anxhela Peristeri tem uma ótima voz para este tema e ao vivo não tem grandes falhas. Terá grande facilidade em fazer uma boa prestação vocal no ESC.

Pedro Lopes: A Anxhela é uma cantora competente, com provas dadas na versão estúdio da canção, e sobretudo nas apresentações ao vivo também já feitas. Sinto que, e como vem da Albânia, podia ter dado um bocadinho mais nos agudos ou nas notas longas, qual apanágio vindo daquela região dos Balcãs. Fora de brincadeiras, sinto que tinha muito mais espaço para mostrar a sua segurança vocal, e só nalguns momentos da canção é que isso acontece.

Tiago Lopes: Se não me estou a esquecer, penso que só em 2015 é que a Albânia teve uma prestação vocal menos boa. Anxhela vai ser competente e interpretar esta música como ninguém. É uma voz poderosa.

LETRA

Daniel Fidalgo: Cantada em Albanês, “Karma” possui um poema pesado, sobre a dificuldade de seguir em frente, quando todo o mundo nos responsabiliza pelos nossos erros. É, a meu ver, das melhores letras da edição.

Jessica Mendes: É uma música efetivamente sobre o karma e sobre como se atraem coisas más tendo maus comportamentos. Gostei.

João Vermelho: Fico feliz que tenham mantido em albanês, e lendo a tradução, parece uma letra minimamente bonita.

Neuza Ferreira: Com tanto título estilo religioso nesta edição do Festival, só faltava mesmo uma letra onde se repete “Deus” n vezes.

Pedro Lopes: Nem sei como é que este ano não foram mudar a letra da canção para uma versão em inglês, essas decisões tão inteligentes do país. É mais uma letra um tanto ou quanto dramática, mas, por favor: alguém diga à Anxhela que Deus perdoa até os piores pecadores... não é preciso tanto ‘sofrimento’, que está só em grande exagero.

Tiago Lopes: Ainda bem que a Albânia optou por deixar o idioma local na letra, não fazemos ideia do que falam, mas soa bem e bonito. Ganham mais pontos por isso.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: A Albânia suscita-me sempre imensas dúvidas, por não ser compreendida por alguns eurofãs. Espero que passe, pelo menos, à final e que dê continuidade ao seu bom percurso na Eurovisão nos últimos anos.

Jessica Mendes: Fica pela semifinal.

João Vermelho: Não acredito que Albânia chegue à final este ano, mas posso estar enganado.

Neuza Ferreira: Talvez consiga um lugar na final.

Pedro Lopes: Depende muito de como a canção vai ser colocada em palco. Se for do estilo da final nacional albanesa… neste momento, sinto que não passará à final.

Tiago Lopes: Super imprevisível, mas tendo em conta a semifinal acredito na passagem à final.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

38 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: A Albânia é dos melhores países na Eurovisão, mas ainda não estamos prontos para essa conversa.

Jessica Mendes: Karma só há um e é italiano.

João Vermelho: Karma é o que eu desejo aos negacionistas da pandemia...

Neuza Ferreira: Salva pelo revamp.

Pedro Lopes: Vou apenas apresentar a hashtag #JusticeForInis. O “Karma” também vai tratar disso!

Tiago Lopes: Karma? Não conheço.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Islândia - 53 pontos; 3.º Roménia - 48 pontos; 4.º São Marino - 47 pontos; 5.º Suécia - 46 pontos; 6.º Azerbaijão - 45 pontos; 7.º Bélgica - 45 pontos; 8.º Chipre - 44 pontos; 9.º Austrália - 43 pontos; 10.º Irlanda - 43 pontos; 11.º Noruega - 42 pontos; 12.º Croácia - 41 pontos; 13.º Malta - 41 pontos; 14.º Rússia - 40 pontos; 15.º - Albânia - 38 pontos16.º Grécia - 38 pontos; 17.º Ucrânia - 37 pontos; 18.º Israel - 35 pontos; 19.º Moldávia - 34 pontos; 20.º Áustria - 34 pontos; 21.º Eslovénia - 33 pontos; 22.º República Checa - 32 pontos; 23.º Estónia - 30 pontos; 24.º Sérvia - 26 pontos; 25.º Polónia - 23 pontos; 26.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved