Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: França

 

Barbara Pravi - "Voilà"


INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: A canção evolui de um modo muito característico. O ritmo vai se tornado mais acelerado, ao mesmo tempo que Barbara entrega cada vem mais ao nível da sua interpretação. É a simbiose canção/vocalista perfeita, sendo a produção mais marcante do ano. É perfeito. 

Jessica Mendes: Composta pela cantora e também pelo Igit (e “Lisboa, Jerusalem” é das minhas músicas preferidas de sempre da história da Eurovisão e suas finais nacionais), esta típica valsa francesa é fenomenal. A maneira como se desenvolve e cresce até ao final mais rápido é absolutamente incrível e a forma como a puseram em palco na final nacional francesa é perfeita. Não mudava nada.

João Vermelho: Um dos melhores instrumentais deste ano se não o melhor, intimista, expressivo, apaixonante, e 100% francês. 

Neuza Ferreira: Nem foi preciso muito para me conquistar. Simples, mas muito bem conseguido em todas as suas fases. Já fazia falta França apresentar algo com esta qualidade.

Pedro Lopes: Uma canção muito sublime, repleta de vários tragos intensos, com uma composição trabalhada ao ínfimo detalhe, também se nota. Estilo muito francês, e portanto, acho que nunca é pedir de mais quando conseguimos ter um bocadinho deste ‘espírito parisiense’ no ESC!

Tiago Lopes: Esta música grita França. É bom ver os países a apostarem na sua cultura. Pessoalmente não é para mim.

VOZ

Daniel Fidalgo: Barbara é a melhor vocalista de 2021, sem tirar nem por. Voz sensível e impactante, capaz de traduzir tudo o que “Voilà” tem para transmitir. 

Jessica Mendes: Barbara Pravi não tem o tipo de voz que me agradaria em qualquer música, mas encaixa-se nesta perfeitamente. Sem quaisquer falhas (a única da final nacional francesa) e com um timbre que se destaca. Nada a apontar.

João Vermelho: Barbara Pravi tem uma voz belíssima, com um timbre muito bonito, mas acho que o ponto principal é a maneira como interpreta o tema, de uma forma expressiva e apaixonante.

Neuza Ferreira: Barbara Pravi é uma intérprete realmente boa. O seu nível vocal apresentado ao vivo é igual ao apresentado em estúdio. É uma artista que, neste aspeto, não engana.

Pedro Lopes: Exímia, muito competente, sem falhas a registar. Ainda mais com a vantagem de já termos, em background, a noção de entrega e capacidade interpretativa da Barbara. Mais um ponto muito forte de toda a música, que na realidade, considerando a densidade musical apresentada, tinha mesmo de ser suportada por uma grande voz.

Tiago Lopes: Uma voz bastante competente, que dá totalmente outra vida a este tema. Barbara vai ser uma das responsáveis pela boa classificação deste tema.

LETRA

Daniel Fidalgo: A língua francesa é tão bonita e elegante. Podiam até estar a falar de panos amarelos da loiça, que soaria bem. Gosto imenso do poema.

Jessica Mendes: Uma canção sobre a vulnerabilidade do ser humano, e da cantora em particular. Gosto especialmente do primeiro verso – “Écoutez moi, moi la chanteuse à demi” – e dá para perceber o quanto esta música gira em muito à volta dele.

João Vermelho: Existem letras melhores nesta edição, mas no meio de tanta banalidade isto torna-se numa obra de arte e cantada em Francês tudo se torna mais bonito.

Neuza Ferreira: Das melhores a concurso este ano. É uma mensagem bastante bonita e de fácil interpretação. Na minha opinião, o país ganha muito em apresentar as suas propostas 100% em francês; é um idioma bastante rico.

Pedro Lopes: São demasiados ‘Voilás’, mas disfarça quando se pensa na tipologia de mensagem passada! Quando a França quer, consegue ser dos melhores países em termos de poemas musicais.

Tiago Lopes: Mais uma boa composição que infelizmente não será compreendida por todos os ouvintes. Voilà é uma obra de arte. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Queira tanto ir a França ver a Eurovisão!

Jessica Mendes: Família francesa com quem nunca falo, não há problema em receberem-me uma semana em maio em Paris em 2022, certo?

João Vermelho: No meio de tanta incerteza esta é a única canção que sinto que tem de facto grandes chances de vencer, mas caso isso não aconteça pelo menos no top 5 irá estar de certeza.

Neuza Ferreira: Acredito que consiga um top 10.

Pedro Lopes: Sinto que poderá ter um resultado aquém do esperado… mas vá, dou-lhe um top 10!

Tiago Lopes: Top 12.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: Douze points pour la France!

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

55 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Paris 2022!

Jessica Mendes: Usando uma expressão muito popular entre os avecs da minha zona: “ah oui, ham?” 

João Vermelho: Num certo dia a França decidiu que queria ganhar novamente a Eurovisão e… Voilà!

Neuza Ferreira: Um verdadeiro upgrade em relação a 2020.

Pedro Lopes: Francês mais francês não podia haver!

Tiago Lopes: Aonde é que estava esta França?

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suíça - 64 pontos; 2.º Lituânia - 59 pontos; 3.º França - 55 pontos; 4.º Islândia - 53 pontos; 5.º Bulgária - 48 pontos; 6.º Roménia - 48 pontos; 7.º São Marino - 47 pontos; 8.º Suécia - 46 pontos; 9.º Azerbaijão - 45 pontos; 10.º Bélgica - 45 pontos; 11.º Chipre - 44 pontos; 12.º Finlândia - 44 pontos; 13.º Austrália - 43 pontos; 14.º Irlanda - 43 pontos; 15.º Noruega - 42 pontos; 16.º Croácia - 41 pontos; 17.º Malta - 41 pontos; 18.º Rússia - 40 pontos; 19.º - Albânia - 38 pontos; 20.º Grécia - 38 pontos; 21.º Ucrânia - 37 pontos; 22.º Israel - 35 pontos; 23.º Moldávia - 34 pontos; 24.º Áustria - 34 pontos; 25.º Eslovénia - 33 pontos; 26.º República Checa - 32 pontos; 27.º Portugal - 32 pontos; 28.º Estónia - 30 pontos; 29.º Letónia - 26 pontos; 30.º Sérvia - 26 pontos; 31.º Espanha - 25 pontos; 32.º Alemanha - 24 pontos; 33.º Polónia - 23 pontos; 34.º Geórgia - 20 pontos; 35.º Dinamarca - 17 pontos; 36.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved