Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Ucrânia

 Go_A - "Shum"




INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Eu sou completamente fascinado por produções étnicas, nomeadamente se mesclarem esses elementos com sonoridades mais atuais. Acho a produção de “SHUM” brilhante, com muita sintetização e variações de ritmo. Um instrumental que encarna perfeitamente aquilo que a Ucrânia representa na Eurovisão: qualidade, extravagância e distinção. 

Jessica Mendes: Tenho feito um esforço por gostar disto. Por ser diferente, tradicional e em ucraniano. Infelizmente não consigo. É muito all over the place para mim.

João Vermelho: Adoro! Este instrumental techno ethnic trance pop para mim funciona na perfeição nos meus ouvidos.

Neuza Ferreira: Mais um grande instrumental por parte dos Go_A. À semelhança do tema do ano passado, “Shum” é muito étnico; ao ouvir o instrumental dá logo para perceber que é ucraniano. Para além disto, tem um ritmo bastante diferenciador das restantes músicas a concurso.

Pedro Lopes: Se forem ver o que eu escrevi sobre os Go_A em 2020, e agora quando estiverem a ler o que agora apresento, provavelmente pensarão que algo poderá estar errado. Mas não. Aquilo que consegui ver na proposta do grupo no ano passado, jamais conseguirei encontrar em 2021. Aliás, acho que se tivesse havido Eurovisão no ano, muito facilmente tinha mudado logo de opinião sobre a performance do grupo. Aqui, continuo a achar (como já achava) que o instrumental é a componente mais forte. No entanto, não entendi a necessidade de revamp, e o porquê de ter ficado tão diferente do que era antes. Assim, desta vez, tudo isto é insuficiente para me fazer tolerar…

Tiago Lopes: Talvez o melhor instrumental deste ano com a junção de sons étnicos com música eletrónica. Aquela flauta... "Shum" é uma coisa única na competição e vai destacar-se. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Sei que não agrada a todos, mas não encontraremos na competição uma voz tão característica como a desta vocalista. A canção é étnica e folclórica, tal como a voz da cantora.

Jessica Mendes: Tal como não consigo gostar do instrumental, também não consigo gostar da voz dela. Muito esganiçada e irritante. 

João Vermelho: Cada vez mais gosto da voz da Kateryna Pavlenko, como disse o ano passado não tem das vozes mais doces, mas é isso que a diferencia e a torna interessante.

Neuza Ferreira: Não sou grande fã, sinceramente; acho que a Kateryna tem uma voz muito esganiçada e isso não faz muito o meu estilo. Contudo, não deixo de frisar que é bastante competente.

Pedro Lopes: Está num misto entre o mega irritante, e o relativamente tolerável, mas isso era em 2020. Sabemos o quão peculiar é a voz da vocalista, e gabo-lhe as suas capacidades. Mas já estive mais apto a escutar os três minutos (ou mais) dos temas dos Go_A do que agora…

Tiago Lopes: O ano passado a intérprete pareceu-me ter uma voz meio fraquinha, mas acredito que este ano estará tudo no ponto certo na altura da competição. 

LETRA

Daniel Fidalgo: Provavelmente a melhor letra de 2021. Um verdadeiro ritual de boas-vindas à primavera, num paralelismo claro com a situação pandémica, que parece ter um fim à vista.

Jessica Mendes: Fui ver a tradução desta letra e foi como se a tivesse lido só em ucraniano. Percebi zero da intenção por trás da mesma, mas é possível que seja defeito meu.

João Vermelho: Uma canção sobre a primavera, gosto! E gosto sobretudo por ser em ucraniano. 

Neuza Ferreira: Só por ser em ucraniano já ganha vantagem em relação às restantes a concurso. Acho sempre um ponto de destaque. Fora isso, é uma letra um pouco difícil de interpretar, mas com uma boa mensagem.

Pedro Lopes: Continuo a achar fantástico haver ucraniano na Eurovisão! E vou saudar a atitude da banda em também defender isso.

Tiago Lopes: "Seio seio seio seio seio". Não mudava nada na letra até porque não a percebo. Gostei da continuidade na aposta da língua ucraniana e vai ganhar pontos por este aspecto.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Merece a final, nem que seja por trazer algo tão bom e distinto da restante competição. 

Jessica Mendes: Fica na semifinal.

João Vermelho: Tenho receio que isto tenha um efeito Conan e por ser tão diferente que os locals e o júri não sejam muito recetivos e acabe por não passar à final.

Neuza Ferreira: Tudo depende da apresentação em palco, mas a passagem à final será certa.

Pedro Lopes: Provavelmente têm um lugar na final, mas por mim, ficavam de fora.

Tiago Lopes: Mais uma final para a Ucrânia.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: 0 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 3 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

37 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Espero que a voz da cantora fure os tímpanos a todos os haters. 

Jessica Mendes: Bem a cantarem em ucraniano, mas convinha a música não ser isto.

João Vermelho: Que venha daí essa primavera e a Eurovisão.

Neuza Ferreira: O berredo que eu respeito.

Pedro Lopes: Mais um país a aprender com a Albânia. Aqui, a mostrar como se apresenta um revamp totalmente falhado!

Tiago Lopes: É colocar uns pauliteiros e está o arraial montado.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Roménia - 48 pontos; 3.º Suécia - 46 pontos; 4.º Azerbaijão - 45 pontos; 5.º Bélgica - 45 pontos; 6.º Chipre - 44 pontos; 7.º Austrália - 43 pontos; 8.º Irlanda - 43 pontos; 9.º Noruega - 42 pontos; 10.º Croácia - 41 pontos; 11.º Malta - 41 pontos; 12.º Rússia - 40 pontos; 13.º Ucrânia - 37 pontos; 14.º Israel - 35 pontos; 15.º Eslovénia - 33 pontos; 16.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved