Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Portugal

 

The Black Mamba - "Love Is On My Side"


INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Gosto do arranjo de cordas durante os versos e da guitarra elétrica perto do final da canção. A produção no refrão não é memorável, o que acabar por prejudicar bastante a canção. Produção chata e pouco original.

Jessica Mendes: “Love Is On My Side” é uma música muito bem construída e que não parecerá um demo ao lado das demais (como pareceram muitas das que enviámos ao longo dos anos). É uma pena é refrão ser tão repetitivo. A construção dos versos e o seu crescendo até ao refrão é muito bom, mas esperava bem mais do refrão.

João Vermelho: Gosto bastante do instrumental, acho bem composto, bem produzido e tem uma melodia muito bonita.

Neuza Ferreira: O instrumental de “Love Is On My Side” é uma mistura de modernidade com antiguidade, e tem ainda um toque clássico. Está muito bem conseguido.

Pedro Lopes: Eu gosto do instrumental, mas acho que é mais aqui que a música peca na sua maioria. As cordas são excelentes, desde os violinos, piano, até à guitarra. Agora, está durante demasiado tempo num registo slow. É ótimo para apreciar, mas na vertente da competição no ESC, o demorar a causar impacto pode ser prejudicial. A parte final é seguramente mais forte, mas ainda acho que também podia haver um bocadinho mais de ‘barulho’!

Tiago Lopes: Acho que a Europa está um bocadinho esquecida deste canto. "Love Is On My Side" não é uma obra-prima, mas ainda assim é uma melodia bonita e talvez se destaque no meio de tanta música "mexida".

VOZ

Daniel Fidalgo: Gosto da voz do vocalista, que vagueia entre o soul e o jazz. A canção não exige muito vocalmente.

Jessica Mendes: Melhor voz masculina a concurso e neste ponto nem há como discutir. O Tatanka é fenomenal.

João Vermelho: O Tatanka tem uma das melhores vozes deste ano, e acho que se pode diferenciar pela sua voz soul.

Neuza Ferreira: O timbre e a voz do Tatanka são incríveis; na verdade, era a melhor voz a concurso no Festival da Canção. Ele é bastante competente, portanto não estou à espera de falhas a este nível na Eurovisão.

Pedro Lopes: Para mim, o ponto forte de toda a nossa proposta este ano. O Tatanka é um intérprete seguro, e sou da opinião de que ele é dono de uma voz muito forte e característica! O soul habita na sua personalidade, e se conseguirmos cativar o pessoal lá fora, vem muito por aqui. Vou deixar um reparo às vozes (gravadas) do coro, no último refrão: se possível, um polimento! Se calhar já vou tarde, pois. Mas é o que mais sinto. 

Tiago Lopes: Uma das melhores vozes a concurso! Soul, soul, soul! Ganhamos pontos aqui.

LETRA

Daniel Fidalgo: Pelo que parece, a letra fala de um amor à primeira vista por uma holandesa. Gosto da métrica dos versos, mas não sou fã da repetição do título da canção vezes sem conta durante refrão. No geral, acho um bonito poema. 

Jessica Mendes: Eu sou fervorosa defensora do português, mas, deixando isso de parte, só tenho a apontar a repetição excessiva do título no refrão. É muito giro que a música seja inspirada por uma senhora que eles conheceram na Holanda. No entanto, não a interpreto como uma música de esperança, mas antes como uma história de alguém que sempre esperou muito da vida, mas que acabou sempre por se desiludir. De todas as formas, é uma letra muito boa e com versos muito fortes cuja história não irá passar para o público sem mudanças na atuação.

João Vermelho: A letra ganha um outro peso quando se sabe da história por de trás dela, mas continuo a achar o refrão muito repetitivo. 

Neuza Ferreira: Não é uma genialidade de letra, mas é muito bela e está bem construída. Gosto bastante quando os países enviam à Eurovisão letras na sua língua, mas Portugal enviar uma letra em inglês, ao fim de imensos anos a enviar em português, dá um gostinho especial.

Pedro Lopes: Inglês. Sim, inglês correto, inglês merecido, english, people e já chega do resto dos comentários sobre a situação escandalosa. Agora: gosto bastante da letra, da métrica da canção, e de algumas palavras escolhidas. Contudo, há também uma coisa que me deixa reticente. A história por detrás desta composição poética é extraordinária, mas nada na letra nos conta diretamente esse enredo. Também pode ser uma opção propositada, e sinceramente, não vai ser esse o fator mais crucial a condicionar o resultado final. 

Tiago Lopes: Ninguém ainda acredita que vamos ser representados por uma canção em inglês, mas um dos aspetos positivos é a história desta composição poder ser compreendida por mais pessoas. Nem parece Portugal a enviar uma música que não seja sobre um coração partido.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Não acredito na passagem à final… talvez os jurados valorizem a canção e o milagre aconteça, mas como não acredito em milagres… 

Jessica Mendes: Ficamos certamente na semifinal, mas conseguiremos escapar ao último lugar que seria certo com muitas das músicas do FC deste ano.

João Vermelho: Para mim Portugal é sempre uma incógnita, porque é sempre difícil ter uma visão imparcial e fora do contexto nacional, e principalmente este ano que se fossemos pela opinião popular diria que iríamos ficar nos últimos lugares, mas ao mesmo tempo vejo imensos comentários positivos à nossa canção e acho que o júri pode votar bem, quem sabe sejamos um dark horse e consigamos ir à final, mas tenho as minhas sérias dúvidas. 

Neuza Ferreira: Vamos ficar pela semifinal.

Pedro Lopes: Estou a acender uma velinha por dia, garanto. Não preciso de dizer mais nada, certo?

Tiago Lopes: Se por azar tivermos que usar a atuação do FC ficamos pela semifinal. Ainda assim tenho uma esperança que consigamos o apuramento.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 3 pontos
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 7 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

32 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Engraçado vai ser quando Portugal ficar pela semifinal e os portugueses acusarem a RTP de que o problema foi a música ser cantada em Inglês… 

Jessica Mendes: Os portugueses que tanto criticaram o facto de não irmos na nossa língua apoiam quem todos os anos? O Reino Unido?

João Vermelho: O quão icónico seria se voltássemos a ganhar com a música menos eurovisiva da edição, eu em 2017 ria-me quando ponha esta hipótese, por isso já não digo nada.

Neuza Ferreira: Que a Europa esteja do lado dos The Black Mamba para conseguirmos uma boa classificação na Eurovisão!

Pedro Lopes: Não deixa de ser querer brincar com o fogo ir para uma competição dizer que “o amor está do nosso lado”, mas “talvez não esta noite”. É para aplicar pós-resultados da segunda semifinal, é?

Tiago Lopes: Nem baladas em inglês nos safam. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Islândia - 53 pontos; 3.º Bulgária - 48 pontos; 4.º Roménia - 48 pontos; 5.º São Marino - 47 pontos; 6.º Suécia - 46 pontos; 7.º Azerbaijão - 45 pontos; 8.º Bélgica - 45 pontos; 9.º Chipre - 44 pontos; 10.º Finlândia - 44 pontos; 11.º Austrália - 43 pontos; 12.º Irlanda - 43 pontos; 13.º Noruega - 42 pontos; 14.º Croácia - 41 pontos; 15.º Malta - 41 pontos; 16.º Rússia - 40 pontos; 17.º - Albânia - 38 pontos; 18.º Grécia - 38 pontos; 19.º Ucrânia - 37 pontos; 20.º Israel - 35 pontos; 21.º Moldávia - 34 pontos; 22.º Áustria - 34 pontos; 23.º Eslovénia - 33 pontos; 24.º República Checa - 32 pontos; 25.º Portugal - 32 pontos; 26.º Estónia - 30 pontos; 27.º Letónia - 26 pontos; 28.º Sérvia - 26 pontos; 28.º Polónia - 23 pontos; 30.º Geórgia - 20 pontos; 31.º Dinamarca - 17 pontos; 32.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved