Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Israel


Michael Ben David - "I. M."



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Oiçam, há muito tempo que não ficava sem palavras com uma música eurovisiva, mas esta conseguiu essa proeza, e não foi por bons motivos. Absolutamente terrível, nem aquele “étnico” salva isto.

João Vermelho: Gosto muito da produção do instrumental, as várias camadas, o uso de sons étnicos com uma sonoridade bastante moderna, o revamp elevou bastante o nível do tema.

Neuza Ferreira: Gosto do instrumental, principalmente por ter umas sonoridades diferentes que o tornam mais característico, embora a sua banalidade.

Pedro Lopes: Uma pessoa fala mal da Albânia, e quando menos se espera, eis que o prémio de pior revamp afinal ganhou outro vencedor. Agora que acabaram com o Barbara Dex Award, deviam vir com o Worst Revamp Award que rapidamente se apelidava ‘Michael Ben David Award’. Estou a ser mau? Talvez. Mas quando se tem uma música que já não é grande coisa, talvez orelhuda na parte do refrão, e do nada, mudam PRECISAMENTE essa parte, para algo que nem faz sequer sentido, esperam o quê? Nem há mais palavras.

Tiago Lopes: Israel??? O Rupaul ligou a pedir direitos deste remix. “I.M” é uma junção de músicas que ouvimos numa saída à noite e de uma ida às lojas de roupa. Pontos por ser diferente dentro da competição. 

VOZ

Jessica Mendes: É competente, mas não o consigo ouvir mais de 5 segundos.

João Vermelho: Uma das grandes vozes desta edição, o revamp permitiu mostrar isso mesmo. 

Neuza Ferreira: Estou aqui a sentir um tanto ou quanto berredo com desafinanço ao vivo na Eurovisão, mas espero estar enganada, até porque a atuação na seletiva israelita foi bem decente.

Pedro Lopes: O Michael Ben David é um bom intérprete, e não se pode negar isso. E notem, disse intérprete. Performer, vá. Ou seja, não é só abrir a boca e soltar a voz (#azeitonas). Ele faz isso juntamente com toda uma coreografia meticulosamente pensada. Apesar da boa capacidade vocal, o tema em si continua a não ser grande coisa, por isso não há volta a dar.

Tiago Lopes: O melhor desta entrada. Michael tem uma grande voz e dá bem conta deste tema. Talvez merecesse um tema melhor.

LETRA

Jessica Mendes: Ouvi até ao final para perceber o que raios é ele afinal e apanhei o seguinte: “Shameless, spotless, winner, flawless”. Winner dos últimos lugares, só se for.

João Vermelho: Ao início não gostava muito da letra, mas acho que funcionou muito melhor com o revamp, é algo mais orgânico, e percebe-se melhor a sua mensagem.

Neuza Ferreira: “I'm shameless, and I'm spotless, and I'm flawless”. Só queria ter esta confiança na vida.

Pedro Lopes: Até tenho medo de escrever neste ponto, porque às vezes, à mínima coisa que se possa dizer, estamos logo a atentar contra liberdades e demais. Falando a sério, a canção tem um propósito, sobretudo aliado às dificuldades que o intérprete teve na infância. Mas também quer ser excêntrica, e nisso, soma os pontos todos.

Tiago Lopes: Uma letra de amor próprio e sinceramente nunca é demais ouvir esta mensagem. Não há nada de novo. É catchy e vai servir para animar a audiência.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Espero que fique enterrada na semifinal.

João Vermelho: Isto bem executado no palco da Eurovisão é bem capaz de passar à final.

Neuza Ferreira: Talvez consiga passar à final.

Pedro Lopes: Fora da final.

Tiago Lopes: Passa à final.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 0 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 2 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

19 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: “I am shameless, spotless, winner, flawless” boa bio do Grindr.

João Vermelho: Acho interessante que independentemente do estilo musical, Israel consegue sempre colocar elementos étnicos nos instrumentais das suas canções.

Neuza Ferreira: É este tipo de música que vos leva à discoteca?!

Pedro Lopes: Como se costuma dizer, está demasiado extra, mas não no bom sentido.

Tiago Lopes: Alguém sabe a quantas pessoas foram pagas para ter os direitos desta música?

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Chipre - 41 pontos; 4.º Portugal - 40 pontos; 5.º Noruega - 39 pontos; 6.º Azerbaijão - 39 pontos; 7.º Lituânia - 37 pontos; 8.º Ucrânia - 35 pontos; 9.º Austrália - 34 pontos; 10.º Áustria - 33 pontos; 11.º Suíça - 31 pontos; 12.º Arménia - 31 pontos; 13.º Finlândia - 30 pontos; 14.º Âlbania - 30 pontos; 15.º Dinamarca - 26 pontos; 16.º Croácia - 25 pontos; 17.º Islândia - 23 pontos; 18.º Letónia - 23 pontos; 19.º Eslovénia - 21 pontos; 20.º Israel - 19 pontos; 21.º Moldávia - 15 pontos; 22.º Bulgária - 13 pontos; 23.º Geórgia - 10 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved