Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Polónia

 RAFAŁ - "The ride"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Gosto da sintetização e de pouco mais… “The Ride” tem uma progressão chata e previsível. A vontade de ouvir a canção pela segunda vez é nula, visto que existe melhor na edição deste ano. 

Jessica Mendes: Não é a pior coisa que já ouvi, mas também não quero ouvir de novo. Parece uma música feita há 10 anos e, de repente, a TVP lembrou-se que tinha dito que ia à Eurovisão e foi buscar isto aos arquivos e arranjou um trabalhador da estação para gravar bem rápido.

João Vermelho: Até gosto quando há esta mistura de disco pop dos anos 80/90 com algo moderno, mas aqui ainda o sinto muito datado em comparação com outros temas deste ano. 

Neuza Ferreira: O início parecia promissor, mas não há qualquer tipo de evolução. Dei por mim aborrecida e desatenta a partir do meio de “The Ride”.

Pedro Lopes: O refrão é a parte mais forte, ao conseguir ser minimamente orelhudo, e faz-nos (ou pelo a mim) tolerar um bocadinho mais a canção. Mesmo assim, o caminho até esse preciso refrão é um pouco penoso, não havendo momentos de realce. Uma key change, ou seja, uma mudança de tonalidade, por exemplo, já ia dar todo um destaque muito mais significativo. Certo, a vibe dos anos 80 está lá totalmente, mas há uma grande falta de ritmos mais sonantes. E não parecer que a música está a morrer aos poucos, que é o que transparece.

Tiago Lopes: Esta música podia ser facilmente comparável com um tema de uma artista em particular. "The Ride" tem quase todos os elementos que podiam tornar esta proposta como a vencedora, mas há algo que me leva a ignorar esta música. Fico à espera de ver ao vivo. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Mais auto-tune era impossível. Prevejo um desastre ou muito backing vocal

Jessica Mendes: Ele não tem uma voz que se destaque nem que tenha qualquer tipo de poder, o que faz com que seja completamente engolido pelo instrumental e pelos coros na maioria da música.

João Vermelho: Não desgosto da voz do RAFAŁ, não é das minhas favoritas deste ano, mas também não acho que seja o problema desta canção, contudo acho melhor esperar para o ouvir ao vivo, pelo que li pode ser um desastre.

Neuza Ferreira: Não consigo muito bem perceber se o RAFAŁ canta bem, porque parece tudo muito alterado. Veremos como vai ser em maio, no palco eurovisivo.

Pedro Lopes: Sinceramente, não espero grande coisa daqui. Já na versão estúdio, percebemos que o Rafal será um intérprete um pouco ‘mediano’, e portanto mantenho a minha crença de que, quando for para a apresentação ao vivo, vai sair muita coisa ao lado.

Tiago Lopes: Estou expectante para saber se RAFAŁ terá de dar alguns passos de dança na atuação, porque parece-me que terá controlo para cantar esta música. A Polónia certamente não escolheria intermante um mau cantor.

LETRA

Daniel Fidalgo: Esquecível e pouco trabalhada, tal como o resto da canção.

Jessica Mendes: Feita em 10 minutos.

João Vermelho: Apesar de não desgostar do refrão, acho a letra bem fraquinha. 

Neuza Ferreira: Sinto que a letra desta proposta não é má, mas que ganha uma dimensão enfadonha devido ao instrumental que a acompanha. Não sei no que pensaram primeiro, mas se foi no instrumental e depois na letra, então correu mal.

Pedro Lopes: Epa… não quero ser mau, mas isto parece-me um bocadinho azeiteiro. Quando me vêm com os ‘Oh baby’ ou ‘So baby’, já é sinal que vai dar mau resultado. E também, ter uma frase a dizer que “leva até ao fim da linha” não me soa igualmente agradável…

Tiago Lopes: Não é nada que não tenhamos ouvido, um bocado repetitiva, mas fica bem na música.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Vai ser uma ótima semifinalista. 

Jessica Mendes: Acredito que fique na semifinal, a menos que o staging seja muito bom.

João Vermelho: Acho que irá repetir o mesmo resultado das últimas duas edições e ficará pela semifinal.

Neuza Ferreira: Fica pela semifinal.

Pedro Lopes: Isto também tem de ficar pela semifinal, por favor…

Tiago Lopes: Estará na corda bamba para passar à final.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 4 pontos
 
Jessica Mendes: 4 pontos

João Vermelho: 3 pontos
 
Neuza Ferreira: 4 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

23 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Gostava de saber quanto é que o Rafal pagou para ir à Eurovisão. 

Jessica Mendes: Alguém tem de ficar com os restos do Melodifestivalen.

João Vermelho: E pensar que daqui podia ter vindo um drama semelhante ao da Bielorrússia, ainda bem que ele veio com algo super genérico… 

Neuza Ferreira: “Hold on for the ride of your life”. Cringe.

Pedro Lopes: Se a série animada ‘Johnny Bravo’ porventura quisesse uma nova soundtrack, acho que podia ser algo do género desta canção!

Tiago Lopes: Abram a pista de dança! 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Islândia - 53 pontos; 3.º Roménia - 48 pontos; 4.º Suécia - 46 pontos; 5.º Azerbaijão - 45 pontos; 6.º Bélgica - 45 pontos; 7.º Chipre - 44 pontos; 8.º Austrália - 43 pontos; 9.º Irlanda - 43 pontos; 10.º Noruega - 42 pontos; 11.º Croácia - 41 pontos; 12.º Malta - 41 pontos; 13.º Rússia - 40 pontos; 14.º Grécia - 38 pontos; 15.º Ucrânia - 37 pontos; 16.º Israel - 35 pontos; 17.º Moldávia - 34 pontos; 18.º Áustria - 34 pontos; 19.º Eslovénia - 33 pontos; 20.º Estónia - 30 pontos; 21.º Polónia - 23 pontos; 22.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved