Espanha retirou-se de participar na Eurovisão 2026, em protesto pela presença israelita, mas realizou à mesma aquela que, nos últimos anos, foi a sua final nacional para o certame, o Benidorm Fest!
Apesar de não ir ao Festival da Eurovisão 2026, Espanha manteve a realização do Benidorm Fest, final nacional do país que já estava em marcha quando a RTVE, canal público do país, decidiu retirar-se do ESC em protesto pelas decisões saídas da última Assembleia Geral da EBU/UER.
Ao longo da última semana, Benidorm foi o local, uma vez mais, para esta final nacional, que chegou ontem ao fim, com a vitória do duo Tony Grox e Lucycalys e o tema 'T AMARÉ'. Este ano, e sem ida à Eurovisão, o prémio centrou-se na entrega de 150 mil euros - 100 mil para os intérpretes e 50 mil para os compositores da canção vencedora.
A dupla conquistou ainda o 'Prémio Univisión', que lhes garante a gravação, em Miami (EUA), com um produtor americano, e ainda uma tournée promocional pela América.
Aceda à classificação final do Benidorm Fest 2026:
Tony Grox e Lucycalys – 166 pontos
Asha – 144 pontos
Rosalinda Galán – 140 pontos
Izan Llunas – 139 pontos
Miranda! e bailamamá – 118 pontos
Kitai – 103 pontos
The Quinquis – 93 pontos
María León e Julia Medina – 82 pontos
Dani J – 80 pontos
Mikel Herzog Jr. – 79 pontos
Mayo – 64 pontos
Kenneth – 40 pontos
Recorde ainda que, a par de Espanha, também a Irlanda, a Eslovénia, os Países Baixos, e a Islândia decidiram retirar-se da Eurovisão 2026, sustentando os mesmos motivos sobre a presença de Israel.
A Espanha estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1961 e já ganhou duas vezes: em 1968, com Massiel e a canção "La, la, la", e em 1969, com Salomé e a canção "Vivo cantando". Em 2025, o país foi representado por Melody, com o tema "Esa Diva", ficando no 24.º lugar da Final, com um total de 37 pontos.
Fonte, Imagem e Vídeo: RTVE

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.