Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: São Marino


Senhit - "Adrenalina"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: As saudades que eu tinha de uma canção que me fizesse lembrar as boas participações turcas na Eurovisão. “Adrenalina” é extremamente “caliente”, com sons latinos, mas também com sonoridades da Europa mais oriental. É um verdadeiro momento de diversão e de alegria, aquilo que precisamos nos tempos de hoje. 

Jessica Mendes: Não é, de todo, o meu género musical preferido. Ainda assim, dentro do género, é a melhor proposta deste ano. Odeio o rap, mas entendo-o. Não dá para acreditar que São Marino fez isto.

João Vermelho: Gosto dos sons étnicos no instrumental, acho a música moderna, com boa energia, mas apenas isso.

Neuza Ferreira: Todos os anos há um instrumental com ritmos destes. “Adrenalina” conta com diversas sonoridades e com um ritmo dançante. É uma música bastante catchy e de fácil agrado.

Pedro Lopes: Okey, há duas versões da mesma música, e tenho dificuldades em perceber o que é que eles vão apresentar em palco. Mas, achando que têm o bom senso de fazer uma performance com a versão lançada no canal da Eurovisão (muito melhor que a outra disponibilizada), começo por salientar que, sem sombra de dúvidas, o instrumental da canção é uma parte fortíssima, que marca pela diferença, sobretudo por ser tão ritmado e em certa parte contagiante! Foge muito do estilo que consumo ou tolero, mas também sou capaz de apreciar estes registos, quando bem feitos. Acho que aqui é minimamente esse o caso!

Tiago Lopes: É contemporâneo? É. É Bop/Hino? É. Os sons étnicos, as transições, está tudo bom. Tenho a certeza que esta música já marcou a história da eurovisão. São Marino veio mostrar como se faz.


VOZ

Daniel Fidalgo: Senhit é uma vocalista competente, com técnica. Não tem a melhor voz da edição, mas cumpre muito bem o seu papel nesta canção. 

Jessica Mendes: Adoro, desde 2011, a voz da Senhit. Acho-a maravilhosa e tão doce e suave. É uma pena não lhe terem dado o devido valor em 2011, porque a música era muito bonita.

João Vermelho: Eu gosto da voz da Senhit mas preferia a ver noutro registo.

Neuza Ferreira: Senhit deve ser das poucas (e dos poucos) representantes de São Marino que sabe efetivamente cantar. Tem uma voz boa e é capaz.

Pedro Lopes: O timbre da Sehnit não é do tipo ‘mais comum’ no vasto mundo da música, e lembro-me de pensar algo do género ainda na altura em que o nome da cantora não levava o ‘H’ (ESC 2011). Ou seja, e mesmo que ela agora tenha uma abuso forte no autotune, até que não desgosto da sua voz um pouco mais pesada, puxada pela garganta, quase. Depois, já que a Eurovisão cedeu (mal, mas enfim) às vozes pré-gravadas, pelo menos houve alguém (e logo de um país tão pequenino) a abusar nisso. Espertos foram eles!

Tiago Lopes: Senhit não precisa muito de apresentações. Participou em 2011, fez lives com o tema "Freaky", temos aqui uma boa voz e "Adrenalina" não será uma tarefa difícil para Senhit.

LETRA

Daniel Fidalgo: Num tema destes, pretende-se uma letra simples, memorável e divertida. “Adrenalina” possui os 3 fatores. 

Jessica Mendes: É péssima como todas as letras destas músicas, mas ninguém presta atenção a isso.

João Vermelho: Não sou muito fã da letra, acho a bem fraquinha e genérica.

Neuza Ferreira: O que seria isto se não uma letra genérica? Sinceramente, nunca sei muito bem o que comentar nesta secção porque, no fundo, há sempre várias deste género; semelhantes e com pouca elaboração em termos de mensagem.

Pedro Lopes: Há algo entre este país e as letras das canções que não bate certo. No sentido da bizarria, claro! Não é preciso fazer uma viagem pelos últimos anos, certo? Ainda assim, sou capaz de trautear ‘Adrenalina’!

Tiago Lopes: "We're like firе, gasoline; Come and light it up with me", se isto não é feelings a pessoa só pode ser insensível. Não é a melhor composição, mas aqui só se pedia algo orelhudo e aqui está.



EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Vem aí o melhor resultado de São Marino, se a atuação em maio superar as expectativas. 

Jessica Mendes: Se a música fosse sueca, era vitória garantido. Assim, deverá ser o melhor lugar de sempre do estado.

João Vermelho: Visto que é uma das favoritas dos eurofãs, acredito que passará à final, e com um bom staging é capaz de lutar por um top 10, mas muito sinceramente não vejo isto a lutar pela vitória.

Neuza Ferreira: Senhit vai dar a São Marino o melhor resultado de sempre na Eurovisão.

Pedro Lopes: Vá, bora! São Marino na final (que teve em 2019 e assertivamente não merecia). Aqui apoio isso. Depois, acho que não vai surpreender tanto na final como as pessoas pensam…

Tiago Lopes: Não interessa, melhor resultado de San Marino está aqui.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 10 pontos
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 4 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 12 pontos

47 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Andem lá, votem em São Marino, que eu quero ver a Valentina e o Serhat a apresentar a Eurovisão. 

Jessica Mendes: Há pessoas neste site, e não vou dizer quem, que gozavam comigo quando eu dizia que íamos ficar atrás de São Marino. Oh well…

João Vermelho: Como assim o Flo Rida na Eurovisão? Como assim isto é uma das favoritas? Que raio de realidade alternativa é esta? 

Neuza Ferreira: Quem diria que a piada de ter a Eurovisão no jardim da Valentina se podia vir a tornar numa coisa séria.

Pedro Lopes: Engraçado. O país que o ano passado recusou ‘Cleopatra’ e levou um tema do ZigZag (‘Freaky’), agora aparece com uma canção TÃO parecida ao estilo do Azerbaijão 2020. Porque será? A coerência de facto está no auge.

Tiago Lopes: Como uma coisa tão pequena consegue fazer tanta gente feliz.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Islândia - 53 pontos; 3.º Roménia - 48 pontos; 4.º São Marino - 47 pontos; 5.º Suécia - 46 pontos; 6.º Azerbaijão - 45 pontos; 7.º Bélgica - 45 pontos; 8.º Chipre - 44 pontos; 9.º Austrália - 43 pontos; 10.º Irlanda - 43 pontos; 11.º Noruega - 42 pontos; 12.º Croácia - 41 pontos; 13.º Malta - 41 pontos; 14.º Rússia - 40 pontos; 15.º Grécia - 38 pontos; 16.º Ucrânia - 37 pontos; 17.º Israel - 35 pontos; 18.º Moldávia - 34 pontos; 19.º Áustria - 34 pontos; 20.º Eslovénia - 33 pontos; 21.º República Checa - 32 pontos; 22.º Estónia - 30 pontos; 23.º Polónia - 23 pontos; 24.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved