Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Portugal


MARO - "saudade, saudade"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Eu tenho um problema enorme com o início desta música. Soa-me sempre a um demo fora de tom. Tirando isso, acho-a muito bonita e com um desenvolvimento interessante até ao refrão. O problema é que depois acaba por não ir a lado nenhum.

João Vermelho: É uma canção harmoniosa que transmite nostalgia de uma forma positiva - como já li por aí - quase uma sensação de um abraço em forma de canção. E acho que é isso que funciona em “Saudade, saudade”.

Neuza Ferreira: Embora simples, “saudade, saudade” tem uma melodia contagiante e nostálgica, com harmonias primorosas. Esta é uma música que pode destacar, principalmente na semifinal em que atuamos.

Pedro Lopes: Hipnotizante, e possivelmente a parte que primeiramente me terá cativado neste tema. O início é bastante interessante, sobretudo por ser diferente, numa tonalidade que quase parece fora de tom. Logo aí, ajuda a despertar à atenção. Não desminto que podia pedir um poder mais expressivo ao longo da canção, talvez no seu final. Ainda assim, é tão diferente de tantas outras iguais, que tem de marcar nem que seja só por isso.

Tiago Lopes: “Saudade, saudade” tem instrumental bonito, mas muito simples. Parece tornar-se monótono com o avançar da melodia. Queria mais power.

VOZ

Jessica Mendes: A Maro tem uma voz maravilhosa, mas, não só é abafada pelo instrumental em certas partes, como na final do FC foi também abafada pelos coros.

João Vermelho: Eu sou muito fã da voz da Maro, tem uma excelente voz e um timbre único, acho que isso marcará pela diferença e será um fator a nosso favor. 

Neuza Ferreira: Não consigo explicar o porquê, mas a voz da MARO nesta música dá-me um conforto enorme. Adoro que ela tenha levado o coro para a Final do Festival da Canção e espero que o leve à Eurovisão (seria um erro enorme não levar), pois as harmónicas vocais entre ela e as coristas são perfeitas.

Pedro Lopes: O timbre mais peculiar, mais interessante, e mais cobiçado da edição deste ano da Eurovisão. Disso não tenho quaisquer dúvidas. E, para além do mais, se o tema em si já ganha muito pela construção melódica bastante boa e genialmente construída, encontrar uma voz como a da MARO, e, claro, juntamente com outras quatro vozes (que se têm de manter!!), em HARMONIAS PERFEITAS (o meu ponto fraco), eleva tudo para um nível ainda mais superior ao esperado, até por mim. Nunca menosprezem o poder dos encaixes vocais harmónicos, oiçam o que eu digo…

Tiago Lopes: MARO tem um tom de voz bastante interessante e misterioso. Acredito que em maio teremos uma prestação melhor do que àquela que ouvimos no Festival da Canção. É das vozes mais bonitas a concurso. 

LETRA

Jessica Mendes: É a melhor parte da proposta e só tenho pena que seja bilingue porque não gosto de músicas bilingue. De todas as formas, creio que o staging e a própria expressão da cantora não refletem em nada a letra triste da canção. 

João Vermelho: É impressionante como a Maro consegue nas suas músicas usar o inglês e o português juntos de uma forma tão natural e orgânica, é uma letra incrível, com muito sentimento, é para mim, uma das melhores letras desta edição.

Neuza Ferreira: “saudade, saudade” tem uma das letras mais bonitas do Festival. MARO canta com sentimento uma história que facilmente toca no coração dos ouvintes.

Pedro Lopes: Critiquei a primeira vez que ouvi, e geralmente costumo não ser grande fã de temas que se apresentem bilíngues. Gosto das coisas a cem por cento, e especialmente aqui, registos híbridos têm tendência a fazerem-me certa comichão. Mas, claro. O problema dissipou-se. Não é por ser Portugal, é por ser mesmo um dos casos em que faz todo o sentido estar assim. A MARO explica, à Europa e ao Mundo, o significado da palavra saudade, uma palavra que jamais terá uma tradução, mas que, através da história da cantora, qualquer um entende o seu significado. Saudade tem tudo, aqui, para entrar nos dicionários ingleses, finlandeses, ucranianos, vietnamitas, e coreanos. Com todos a dizerem, precisamente, saudade, e a entenderem, à sua maneira, de forma tão igual, o que isso quer dizer.

Tiago Lopes: Vai na onda do instrumental, torna-se um pouco repetitiva. Ainda assim ganhamos pontos por ser em bilíngue, mas não é uma composição de encher o olho.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Fica na semifinal.

João Vermelho: Acho que temos uma grande chance de passar à final, e isto bem trabalhado com um bom staging ainda podemos ser muito felizes em Turim, a vitória será sonhar demais, mas um top 10 não tanto.

Neuza Ferreira: A nossa passagem à final da Eurovisão depende MUITO do staging, mas acredito que MARO e a equipa portuguesa tem essa noção e que vão trabalhar nesse aspeto.

Pedro Lopes: Tenho sempre medo de arriscar. Mas acho que Portugal consegue a qualificação, e um top 15 pelo menos.

Tiago Lopes: É imprevisível. Numa semifinal com tantas músicas num nível médio, irá depender da atuação. 

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

40 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Estava na hora de mandar uma música com "saudade" no título para ver os portugueses percebem de uma vez por todas que a palavra não é exclusiva da língua portuguesa.

João Vermelho: Um longo abraço a uma memória ou alguém que nos transmite uma nostalgia positiva, em formato de canção.

Neuza Ferreira: Não consigo tirar os sons de “saudade, saudade” da cabeça and I think that is beautiful.

Pedro Lopes: Como explicar devidamente o significado de uma palavra que todos sentem, mas que não existe na língua deles. Venham mais lições daqui do país da cauda!

Tiago Lopes: Espero não sentir saudades de um lugar na final.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Portugal - 40 pontos; 4.º Noruega - 39 pontos; 5.º Lituânia - 37 pontos; 6.º Ucrânia - 35 pontos; 7.º Áustria - 33 pontos; 8.º Suíça - 31 pontos; 9.º Arménia - 31 pontos; 10.º Âlbania - 30 pontos; 11.º Dinamarca - 26 pontos; 12.º Croácia - 25 pontos; 13.º Islândia - 23 pontos; 14.º Letónia - 23 pontos; 15.º Eslovénia - 21 pontos; 16.º Moldávia - 15 pontos; 17.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved