Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Grécia


Stefania - "Last Dance"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Gosto muuuuuuuuito dos pós-refrões, com aquela sonoridade oitentista e com imenso ritmo. Tudo o resto é banal e previsível, embora seja agradável. Uma canção que vai ao encontro das tendências atuais na música, que pode funcionar, mas que não espanta ninguém. Possui uma melodia memorável e contagiante, mas nada que já não se tenha ouvido antes. 

Jessica Mendes: A música faz, de facto, lembrar os anos 80 e acaba por se distinguir de todas as músicas pop deste ano precisamente por isso, mas deixa-me com um sabor agridoce por ser boa, mas não ter nada a ver com a Grécia. Fico com tanta pena de não termos a língua grega ou elementos da cultura do país este ano.

João Vermelho: Um instrumental moderno muito bem conseguido, é provavelmente a canção dance pop mais moderna desta edição, mas com um pequeno toque de anos 80, gosto.

Neuza Ferreira: Este instrumental faz-me lembrar uma música de filme de super-heróis ou algo desse género, e quando junto com o videoclip ainda mais. Gosto, mas não me enche as medidas e estava à espera de um pouquinho mais.

Pedro Lopes: O refrão é forte, impactante, e a minha parte favorita da canção. Acho que o instrumental conseguiu ficar muito bem. Aliás, considero que toda a instrumentalização dada cria uma atmosfera ligeiramente mais misteriosa, não tão óbvia, em torno deste tema. À exceção do final, com uma cadência mais poderosa. Ritmos modernos, boa transição entre partes. Uma agradável mistura para uma também fácil memorização da parte da audiência.

Tiago Lopes: Um instrumental bastante contemporâneo, um bocadinho diferente do que a Grécia tem apresentado. Vai ganhar alguns pontos.

VOZ

Daniel Fidalgo: Não é uma voz que me chegue ao coração… é competente, mas não é capaz de contar uma história. 

Jessica Mendes: A Stefania tem uma voz muito bonita e muito competente. Não se distingue das demais, mas também não será um problema.  

João Vermelho: Gosto muito da voz da Stefania e acredito que não irá desiludir ao vivo.

Neuza Ferreira: Canta bem, mas não é nada de especial. Stefania ainda é jovem e vai, com certeza, evoluir muito ao longo da sua carreira musical.

Pedro Lopes: A última (grande) indicação que temos sobre a Stefania, numa prestação ao vivo, recua até uma Eurovisão Júnior de 2016, e com a cantora incluída num trio. Para os seus atuais 18 anos, ela parece já ser dona de um forte poder vocal. Também o timbre da Stefania é muito agradável, e encaixa-se bem no tema. Mas, ao mesmo tempo, acho que não vou criar as maiores expectativas. A verdade é que também se nota alguma ‘ajuda’ a esta componente, na versão áudio, e nos últimos anos, a Grécia tem-me dececionado na forma como faz a transgressão entre a versão estúdio para a apresentação ao vivo. Veremos!

Tiago Lopes: Acho que Stefania terá um desafio à sua frente. Acredito que a apresenção em palco terá alguma dança e espero que a cantora seja capaz de manter o nível alto durante toda a apresentação.

LETRA

Daniel Fidalgo: Uma letra assim a descair para o desinteressante. Cai bem no gosto popular. Não é suficientemente divertida para me fazer decorar a letra, mas também não é suficientemente depressiva pra me fazer chorar… é fraquita. 

Jessica Mendes: Eu ainda não percebi se ela diz “let’s dance” ou “last dance”, mas o primeiro até faria mais sentido. Não é nada de especial, mas sempre é menos má que a do ano passado.

João Vermelho: A letra não é algo de novo, mas fica na cabeça, gosto muito do refrão.

Neuza Ferreira: Simplesmente adoro o refrão, o resto não aquece nem arrefece.

Pedro Lopes: Tirando a parte em que é dito ‘Let’s dance’ e logo a seguir ‘Last dance’ e eu nunca consigo decifrar a diferença… é um texto que se adequa bem à tipologia de música: jovem e fresh.

Tiago Lopes: Um refrão orelhudo numa letra diferente. A Grécia realmente esmerou-se este ano


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Diria que passa à final, caso a atuação seja bem planeada. Caso contrário, penso que terá algumas dificuldades. 

Jessica Mendes: Vai à final, mas um bom resultado dependerá da atuação.

João Vermelho: Acredito que passará facilmente à final, e com um bom staging é capaz de surpreender e lutar por um top 10.

Neuza Ferreira: Uma passagem à final irá depender da qualidade do staging.

Pedro Lopes: A encenação em palco é muito importante nesta canção, e sabemos o quão a Grécia tem falhado nisso nos últimos anos! Tem música para passar à final, mas não ponho as minhas mãos no fogo nessa qualificação…

Tiago Lopes: Passa à final, mas não espero um grande resultado.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 5 pontos
 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

38 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Quando fazes uma encomenda na Wish, é mais ou menos assim que funciona: pedes uma “Hero” da Raylee e recebes uma “Last Dance” da Stefania… 

Jessica Mendes: Quando é que a Grécia faz o seu comeback eurovisivo a sério?

João Vermelho: Como as coisas estão realmente aproveitem para dançar, que a qualquer momento pode ser a nossa “Last Dance”.

Neuza Ferreira: Vontade de gritar “last dance” bem alto e dançar até chatear os vizinhos.

Pedro Lopes: Fui só eu que não entendi patavina da ideia daquele videoclipe? Faço já a previsão de que vem aí mais uma excelente construção em palco (#ironia)!

Tiago Lopes: Dance, mas com distância.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Roménia - 48 pontos; 3.º Suécia - 46 pontos; 4.º Azerbaijão - 45 pontos; 5.º Bélgica - 45 pontos; 6.º Chipre - 44 pontos; 7.º Austrália - 43 pontos; 8.º Irlanda - 43 pontos; 9.º Noruega - 42 pontos; 10.º Croácia - 41 pontos; 11.º Malta - 41 pontos; 12.º Rússia - 40 pontos; 13.º Grécia - 38 pontos; 14.º Ucrânia - 37 pontos; 15.º Israel - 35 pontos; 16.º Áustria - 34 pontos; 17.º Eslovénia - 33 pontos; 18.º Estónia - 30 pontos; 19.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved