Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Estónia


Uku Suviste - "The Lucky One"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: “The Lucky One” tem uma estrutura semelhante a qualquer balada pop, não sendo, contudo, uma má canção. Produção com influências oitentistas, muito radiofónica e com sintetização. 

Jessica Mendes: Mais moderna que a de 2020 e com um toque sombrio. É esquecível, mas a atuação está muito bem feita e torna-se memorável.

João Vermelho: Não desgosto do instrumental, não o acho nada de especial, mas pelo menos a melodia é bastante agradável de se ouvir.

Neuza Ferreira: “The Lucky One” é uma música bastante boa, e bem melhor que a do ano passado. Gosto do instrumental e da modernidade, mas não deixa de ser também um pouco genérica.

Pedro Lopes: Vejo por aí comentários de que “The Lucky One” é melhor que “What Love Is”. Até posso entender porquê, e concordar em parte. Mas como não quero comparações, apenas digo que gostava mais do tema de 2020. No tema deste ano, o instrumental é certamente mais forte e impactante! Ritmos mais marcantes, contemporâneos, já menos datados. A junção do instrumental com as vozes também acaba por encaixar melhor, e dá uma sonoridade mais memorável, verdade seja dita.

Tiago Lopes: "The Lucky One" parece-me uma música não acabada. Começa bem, mas depois faz falta qualquer coisa, também não sei o que é, mas o conjunto não funciona para mim. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Uku não é um grande vocalista e tem um timbre pouco especial. É competente, mas não se destaca.

Jessica Mendes: Eu sempre gostei muito da voz do Uku, apesar de estar longe da perfeição. A música deste ano assenta-lhe muito melhor.

João Vermelho: Não sou grande fã do Uku Suviste, contudo admito que tem um timbre que aprecio.

Neuza Ferreira: O ano passado tinha a ideia que o Uku se esforçava muito para cantar, como se não fosse algo natural. Este ano, acho que a canção lhe assenta muito melhor e ele faz uma interpretação muito boa.

Pedro Lopes: Também não é uma voz que se possa sobressair no meio de tantas outras. Ao mesmo tempo, não sei se o Uku é do mais seguro numa apresentação ao vivo (já fomos vendo isso), apesar de parecer irrepreensível numa versão estúdio! Eu como até nem desgosto do tema, vou apoiar minimamente. Mas é bom que o coro consiga segurar minimamente as coisas…

Tiago Lopes: Uku até sabe cantar, mas isto mais parece um sussurrar durante 3 minutos. O problema, mais uma vez, não está só aqui. 

LETRA

Daniel Fidalgo: Genérica como a canção. 

Jessica Mendes: Eu não percebo o título desta música. A música é sombria, fala de um relacionamento tóxico, mas ele é um sortudo?

João Vermelho: Pelo menos esta letra fica mais na cabeça do que a do ano passado, mas não a acho nada de especial.

Neuza Ferreira: É uma letra bastante genérica. Não me aquece nem arrefece.

Pedro Lopes: Gosto do refrão, daquilo que é dito, da forma como é feito, da tentativa (acho) em haver alguma rima, apesar de, mesmo assim, a totalidade da mensagem não me surpreender em demasia. 

Tiago Lopes: Uma letra um bocadinho egoísta? Faz conjunto com a voz e o instrumental: uma confusão. Torna-se chata e repetitiva. 


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Quando menos esperarmos vamos ouvir “Estoooooooooooooniaaaaaaa” durante o anúncio dos finalistas. 

Jessica Mendes: Vai à final e, com a atuação da final do Eesti Laul, ainda acaba na primeira metade da tabela.

João Vermelho: Acredito que vá competir pelas últimas vagas para a final, mas dado à sua “popularidade” não me admirava que o televoto lhe dessa a qualificação.

Neuza Ferreira: Passa à final, mas não acredito que consiga um grande resultado.

Pedro Lopes: Arrisco que não consegue a qualificação.

Tiago Lopes: Semifinal, bottom 3.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 6 pontos
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 1 ponto

30 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Aquele genérico que ainda resulta na Eurovisão. 

Jessica Mendes: Quero acreditar que as pessoas votaram a achar que isto era um concurso de Mister Estónio e não de música.

João Vermelho: “The Lucky One”, eu não chamaria bem sorte, acho que o correto seria “Os sim cards da dream team”.

Neuza Ferreira: Ainda bem que ele voltou a ser o escolhido, para eu poder voltar a lavar as vistas.

Pedro Lopes: Quando se tem uma dream team a assegurar estas participações, não há televoto que consiga mudar o rumo das coisas!

Tiago Lopes: Votos por pena. Alguém? 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Roménia - 48 pontos; 3.º Suécia - 46 pontos; 4.º Azerbaijão - 45 pontos; 5.º Bélgica - 45 pontos; 6.º Chipre - 44 pontos; 7.º Austrália - 43 pontos; 8.º Irlanda - 43 pontos; 9.º Noruega - 42 pontos; 10.º Croácia - 41 pontos; 11.º Malta - 41 pontos; 12.º Rússia - 40 pontos; 13.º Ucrânia - 37 pontos; 14.º Israel - 35 pontos; 15.º Áustria - 34 pontos; 16.º Eslovénia - 33 pontos; 17.º Estónia - 30 pontos; 18.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved