Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Chipre


Elena Tsagrinou - "El diablo"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: É inevitável comparar a progressão do instrumental e a grandiosidade do refrão com as grandes produções pop do final dos anos 2000. “El Diablo” vai beber à fonte de Bad Romance de Lady Gaga e ao pop doce de Katy Perry, para chegar a uma produção altamente eficaz. Os versos são produzidos com sintetização sombria, enquanto o refrão explode numa festa de fogo e glitter, criando o excelente contraste para deixar os eurfãs aos berros. No entanto, sinto que a canção não possui um grande fator “replay”… há partes da produção que soam menos bem executadas. 

Jessica Mendes: Isto parece tanto uma música rejeitada pela Lady Gaga há 10 anos… Não é que seja má, mas comparando com as suas precedentes do mesmo género, fica muito aquém apesar de ter alguns pormenores “engraçaditos”. 

João Vermelho: Apesar das várias comparações feitas a outras canções e de uma forma geral ser um tema um pouco genérico, é a minha canção favorita dentro das várias propostas do estilo dance pop deste ano, a melodia é excelente e acho que é bem construída na sua composição.

Neuza Ferreira: Um bocado igual ao que o Chipre tem feito nos últimos anos, mas gosto. No entanto, a mim ninguém me tira da cabeça que isto é um imitação barata do instrumental da canção “Anywhere”, da Rita Ora.

Pedro Lopes: Verdade seja dita: a música é super contagiante, e facilmente me cruzo com ela no YouTube ou no Spotify e acabo a ouvir os 3 minutos da proposta, admito! Tem os ritmos mais contemporâneos, e que hoje encontramos em muitas outras composições internacionais. Mas vamos abusar nesse “encontrar”. A canção mostra uma claríssima inspiração em canções que muita gente já tem na cabeça. Não que eu vá dizer que se trata de um plágio. Contudo, não deixa de ser uma aproximação muito óbvia, na tentativa de jogar a favor deles: mostrar uma receita com sucesso comprovado… Agora só falta ver se corre como o esperado!

Tiago Lopes: Para mim é inevitável associar partes desta música a outra bastante conhecida. Se me importo? Não. Tirando o tema "Running", que seria um desvio no percurso que o Chipre vem fazendo nos últimos anos na Eurovisão em termos de resultados, este ano voltaram em grande. "El Diablo" tem tudo para apelar a massas, é cliché, é contemporâneo e é bom.

VOZ

Daniel Fidalgo: Sejamos sinceros… o tema não exige grandes malabarismos vocais, pelo que a intérprete executa bem o seu papel. Elena não é a melhor cantora, compensando tal lacuna com a sua capacidade performática. 

Jessica Mendes: Acho a voz da Elena muito flat, muito sem emoção. Não que seja má cantora, mas não acho que dê vida às músicas e esta, em particular, precisa de atitude. Não a acho também particularmente afinada, pelo menos durante a era OtherView, mas pode estar melhor.

João Vermelho: Gosto muito da voz da Elena, não sei como ela é ao vivo, mas acredito que vai ser competente em maio.

Neuza Ferreira: Daquilo que dá para perceber, a Elena tem uma boa voz e não acredito que vá ter dificuldade em executar “El Diablo” enquanto dança em palco. Mas é esperar para ver como corre em maio.

Pedro Lopes: Claramente, a Elena parece ter uma voz incrível, irrepreensível, uma capacidade fantástica de soltar todas as notas do seu “El Diablo”. Mas claro, não esqueçamos a ajuda do autotune, tão amigo em canções do estilo da que nos apresenta. Esperem pelos primeiros ensaios ao vivo, e logo vamos voltar a perceber o que realmente vai acontecer…

Tiago Lopes: Tendo apenas o vídeo oficial como suporte para esta apreciação, não sei bem o que esperar da Elena. Acho que irá depender da coreografia, mas estou à espera que consiga dar tudo em maio.

LETRA

Daniel Fidalgo: Espremendo a letra, somos capazes de obter duas gotas de sumo de laranja. A letra não diz absolutamente nada, visto que a canção não pede um poema, mas sim um momento de pura dança e diversão.  

Jessica Mendes: Péssima, claro, mas não se esperava um poema do Fernando Pessoa numa música chamada “El Diablo”.

João Vermelho: Apesar da letra ser um pouco genérica, a letra soa muito bem e o refrão fica na cabeça, e ainda bem que não é El Dios, já nos chegam os dois “Amen”…

Neuza Ferreira: Podia ser melhor? Podia. Podia ser pior? Claro que podia. É uma letra genérica e básica, mas super catchy e fica no ouvido.

Pedro Lopes: Não sei porquê, mas estou muito alinhado com aqueles senhores da Igreja Ortodoxa de Chipre. Nah, estou a brincar! Confesso que também preferia uma canção que invocasse Cristo, e não o contrário, mas é o que se arranja.

Tiago Lopes: Pois, acho que ninguém estava à espera de um "Amar Pelos Dois" num tema destes. É uma composição bastante atraente, com refrão orelhudo e sobretudo resulta na música em si.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Duvido que uma produção pop deste calibre falhe a final eurovisiva.

Jessica Mendes: Um bom lugar na final vai depender da atuação.

João Vermelho: Acredito que vai passar facilmente à final, e se conseguir um bom staging é capaz de chegar a um top 10.

Neuza Ferreira: Passa à final, mas um bom lugar vai depender muito do staging.

Pedro Lopes: Acho que vai ser um resultado tipo 2019: passa para a final, mas não se destaca mais do que isso.

Tiago Lopes: Passa à final, de certeza e top 15.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 7 pontos
 
Jessica Mendes: 5 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 12 pontos

44 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Esperando ansiosamente pelo Elena Tsagrinou feat. Zara Larsson, a ver se a cantora sueca se cura do trauma de não ter um hit desde 1976.

Jessica Mendes: Chipre: a fazer o mesmo desde 2018 à espera que funcione sempre.

João Vermelho: Depois destes últimos anos e desta pandemia eu também dava o meu coração ao diabo…

Neuza Ferreira: Ando pela casa a cantarolar  “I gave my heart to el diablo, el diablo” e a minha mãe está a ficar preocupada.

Pedro Lopes: A minha religião não me permite que eu repita o nome desta canção muitas vezes, por isso, vou-me calar!

Tiago Lopes: Não sei que diabo é este, mas também quero dar o meu coração.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Suécia - 46 pontos; 3.º Azerbaijão - 45 pontos; 4.º Bélgica - 45 pontos; 5.º Chipre - 44 pontos; 6.º Austrália - 43 pontos; 7.º Irlanda - 43 pontos; 8.º Rússia - 40 pontos; 9.º Eslovénia - 33 pontos; 10.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved