Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Croácia


Albina - "Tick-Tock"


INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Frenético e divertido, pintado com glitter e com cheiro a algodão doce. É a verdadeira definição de pop, cheio de camadas, sintetização e ritmo. No meio de tanto conceito, a produção de “Tick-Tock” é marcada pela sua despretensão e eficácia. 

Jessica Mendes: Não espera da Croácia este tipo de música. É demasiado moderna para a Croácia, mas, ao mesmo tempo, demasiado datada para outros países que já estão bem mais à frente. De todas as formas, é uma música catchy e que não me parece suscitar o “ódio” de ninguém.

João Vermelho: Não sou muito fã de uma maneira geral da melodia e do instrumental desta canção, há partes que me agradam e outras que sinto que não foram muito bem conseguidas.

Neuza Ferreira: Há partes do instrumental que fazem lembrar músicas da Kylie Minogue. É catchy e moderno. Finalmente a Croácia leva algo mais animado e ritmado ao Festival.

Pedro Lopes: Não é mau, mas tem umas partes assim um bocadinho ‘batidas’, se me faço entender. É estranho, porque também não deixa de ser eletrizante e moderno, sobretudo no refrão. Acho que também podia ter um bocadinho mais de força, ou seja, não ser praticamente linear durante os 3 minutos da proposta. Apenas reprovo uma parte em que parece que introduziram um jingle de elevador no meio da canção… 

Tiago Lopes: Siiiim! É um bop. Parece ser um bocadinho datado, mas é um tema que não passará despercebido e fará a europa dançar na semifinal e na final. 

VOZ

Daniel Fidalgo: A voz de Albina precisa de ser treinada, especialmente nos beltings, que soam estridentes. Com essa preparação, acredito que a cantora terá todos os ingredientes para ser uma excelente cantora e dar-se bem na Eurovisão. 

Jessica Mendes: Para mim, é a melhor parte de toda esta proposta. Apesar de o refrão a deixar muito escondida, a voz de Albina é líndissima e segura.

João Vermelho: A Albina tem uma boa voz e na atuação ao vivo não desiludiu, contudo não sou muito fã dos “Don’t go”. 

Neuza Ferreira: A voz condiz com o instrumental. Albina não é extraordinária, mas não apresenta grandes falhas. Com uma interpretação segura por parte da artista, creio que a Croácia pode conseguir uma boa apresentação.

Pedro Lopes: A Albina é uma cantora competente, e já o mostrou em palco, ao vivo. Só por isso, está safa. Não que esteja isenta de um ou outro trabalho, sobretudo para evitar desafinações. Ao mesmo tempo, claro que também era mais engraçado caso ela pudesse apresentar-se com um tema mais à altura da sua capacidade vocal. Mas é certamente a componente mais forte de toda a proposta apresentada pelo país. E a que mais aprecio, igualmente.

Tiago Lopes: Albina não é a melhor cantora da competição, mas serve para esta música e é parte da sua essência.

LETRA

Daniel Fidalgo: Letra com uma mensagem banal, mas com uma conjugação de palavras bastante divertida, especialmente no refrão.

Jessica Mendes: É básica, como todas as letras de músicas do género. Pontos extra pelas partes em croata.

João Vermelho: Acho a letra um pouco fraca e muito genérica, a única coisa que salva é o refrão que fica na cabeça.

Neuza Ferreira: Letra cliché, básica e típica de um tema deste género. É aquela letra que é impossível desgostar, mas que também não aquece nem arrefece.

Pedro Lopes: Antes de mais, gostava que a canção mantivesse as suas partes em croata, e não tudo em inglês. Já marcava pela diferença logo aí. De resto, é a anunciar a chegada de alguma coisa, mas acho que nem ela sabe o que lhe pode vir por aí!

Tiago Lopes: À semelhança de outras músicas na competição, "Tick-Tock" não é uma obra-prima. Uma mensagem de positividade e amor próprio, fica bem. É catchy e espero que a língua croata seja valorizada.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: A Albina tem tudo o que precisa para ser o dark horse da edição.

Jessica Mendes: Acredito que vá a final, mas não conseguirá grande lugar na mesma.

João Vermelho: Tenho as minhas dúvidas quanto à sua qualificação para a final, vai depender muito do staging, mas certamente irá lutar pelas últimas vagas para a final.

Neuza Ferreira: Deverá conseguir um lugar na final.

Pedro Lopes: É das mais difíceis de prever, acho. Não sinto o júri a valorizar isto, e o televoto… por isso, arrisco que fica pela semifinal.

Tiago Lopes: Acredito que passe à final com algum à-vontade.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 12 pontos
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

41 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Toda a gente sabe que colocar “Tick-tock” no título de uma canção é meio caminho andado para triunfar na Eurovisão. 

Jessica Mendes: Perdeu o interesse quando surgiram mais 10 músicas iguais neste ano. 

João Vermelho: Uma boa música para popularizar no Tik Tok… 

Neuza Ferreira: Insuficientemente bom.

Pedro Lopes: Nem me atrevo a ironizar com esta canção, que os fãs croatas também são virados do avesso! Ainda falam de nós…

Tiago Lopes: Tick-Tock está na hora de ser fancy.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Suécia - 46 pontos; 3.º Azerbaijão - 45 pontos; 4.º Bélgica - 45 pontos; 5.º Chipre - 44 pontos; 6.º Austrália - 43 pontos; 7.º Irlanda - 43 pontos; 8.º Croácia - 41 pontos; 9.º Rússia - 40 pontos; 10.º Eslovénia - 33 pontos; 11.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved