Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2022: Islândia


Systur - "Með hækkandi sól"



INSTRUMENTAL

Jessica Mendes: Sejamos honestos: isto é uma seca, mas é tão perfeito para uma caminhada na primavera pela natureza. Não questionem a minha sanidade mental, mas isto deixa-me com um sorriso na cara. Pelo menos até me fartar.

João Vermelho: Amo o instrumental, não é só um trio de vozes, mas também de guitarras e as camadas que isso dá a canção é incrível, juntamente com a bateria dá uma atmosfera fantástica e um ritmo contagiante, adoro.

Neuza Ferreira: Não sou fã deste pseudo country. Já ouvi várias vezes e simplesmente não consigo gostar deste instrumental. Só imagino esta música a passar num filme de cowboys.

Pedro Lopes: O que é que se pode querer mais, do que estes ritmos tão tranquilos, relaxantes, com os acompanhamentos à guitarra (e logo três), com mais mistura de cordas, e tudo num sentido muito místico? Eu dou um mega sim! Está bem, podemos dormir um bocadinho durante a canção, mas porque é que isso tem de ser mau?

Tiago Lopes: Uma proposta diferente por parte da Islândia e uma sonoridade diferente de todas as músicas presentes nesta semifinal. Uma espécie de country que pode marcar pela diferença. Ainda assim, não é a música vencedora. 

VOZ

Jessica Mendes: Adoro as harmonias e a simplicidade doce das vozes delas. 

João Vermelho: As vozes das Systur combinam muito bem, os timbres vão de encontro à atmosfera que a canção transmite, e é super agradável ouvir as vozes delas.

Neuza Ferreira: Vozes medianas que acabam por se conciliarem umas às outras. É o suficiente para a música, pois a mesma também não exige um grande poderio vocal.

Pedro Lopes: Como vão poder perceber, se não perceberam de anos anteriores, vozes que casam bem, quais harmonias mais ou menos salientes, ganham logo o meu voto. As cantoras não são nada de extraordinário. Mas seguram bem o que a canção tem para oferecer. É insosso? Sim, não posso negar. Há mais gente a não aturar isto? Acredito muito que sim, mas eu sinto-me a ser um fã, precisamente por isto ser a coisa mais pacata do mundo, e ligeiramente adorável.

Tiago Lopes: A melodia não pede por um grande aparato vocal, as três vozes encaixam e têm uma sonoridade bonita juntas. São competentes. 

LETRA

Jessica Mendes: É uma letra com muitos elementos da natureza que acho que se adequa na perfeição à canção. Props por levarem a música na língua materna.

João Vermelho: Eu amo as línguas nórdicas, principalmente islandês, elas podiam estar a cantar sobre qualquer coisa, que sonoramente eu ia amar, mas a própria letra é bastante interessante e bonita.

Neuza Ferreira: Que mundo é este em que a Islândia leva islandês à Eurovisão e a música é má?! Que ódio. A letra é o único aspeto a salvar a Islândia, e só o é por não ser em inglês, por ganhar um carácter de autenticidade.

Pedro Lopes: É isso, não dá para perceber patavina mas isso também interessa alguma coisa? É giro ter islandês na Eurovisão.

Tiago Lopes: A maioria dos espectadores da Eurovisão, ninguém vai saber, ou perceber o que é cantado pelas Systur. Ganham pontos por cantar na língua materna, mas torna-se um aspecto secundário


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Jessica Mendes: Fica na semifinal.

João Vermelho: Se isto não passar à final será claramente uma injustiça tremenda.

Neuza Ferreira: Este ano ficam pela semifinal.

Pedro Lopes: Fora da final.

Tiago Lopes: Talvez passe à final por ser cantado em islândes, mas será resvés.

PONTUAÇÃO FINAL
 
Jessica Mendes: 3 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 2 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

23 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Jessica Mendes: Nunca vi ninguém que parecesse tão islandês como estas três.

João Vermelho: Esta canção transmite uma atmosfera única, é difícil de ouvir isto e não ficar bem disposto.

Neuza Ferreira: Uma proposta completamente desastrosa da Islândia.

Pedro Lopes: É oficial, a discoteca em nome de Deus, ou "Cristoteca", veio para ficar (entendedores entenderão, já se dizia).

Tiago Lopes: Não sabia que o country já tinha chegado à Islândia. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Países Baixos - 48 pontos; 2.º Grécia - 45 pontos; 3.º Lituânia - 37 pontos; 4.º Ucrânia - 35 pontos; 5.º Áustria - 33 pontos; 6.º Suíça - 31 pontos; 7.º Arménia - 31 pontos; 8.º Âlbania - 30 pontos; 9.º Dinamarca - 26 pontos; 10.º Croácia - 25 pontos; 11.º Islândia - 23 pontos; 12.º Letónia - 23 pontos; 13.º Eslovénia - 21 pontos; 14.º Moldávia - 15 pontos; 15.º Bulgária - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2022 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved