Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Roménia


Roxen - "Amnesia"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: “Amnesia” é uma proposta que vai ao encontro das tendência da música atual. Um pop mais minimalista e low profile, mas com a capacidade de chega ao coração de quem o ouve. 

Jessica Mendes: Gosto muito do começo mais clássico e a passagem muito subtil para uma sonoridade mais moderna. Não adoro a parte final, confesso, mas percebo-a e está muito bem encaixada de forma a destacar a música das restantes.

João Vermelho: É um instrumental bem produzido, moderno, com uma boa melodia e com momentos de piano e cordas que melhoram a canção, principalmente na parte final.

Neuza Ferreira: Uma espécie de meio balada meio pop. “Amnesia” é uma canção com um instrumental bastante moderno, soft e super agradável até para quem possa não gostar muito deste género.

Pedro Lopes: Estilo 100% o meu gosto pessoal. Um pop energético, com tragos de eletrónica, na instrumentalização utilizada, mas também nas vozes backing que suportam a canção. Nada de novo, claro. Mas não é por isso que deixarei de apoiar. Acho inclusive um tema muito mais interessante quando comparado com a música que o país ia levar ao ESC 2020. O drop que é feito, já a caminho do último refrão, é muito bom e encaixa de forma segura no tema.

Tiago Lopes: Gosto de baladas, mas esta... Não sei se é da edição na voz, mas atrapalha o instrumental. É simples, mas não vejo nada de novo ou de extraordinário.  

VOZ

Daniel Fidalgo: Muito especial, muito delicada, muito doce… já sabíamos que a Roxen tinha estas qualidades no seu aparelho vocal desde 2020.

Jessica Mendes: Não sou a maior fã da voz dela, sobretudo nas partes mais agudas, mas a verdade é que é um timbre que de destaca dos demais.

João Vermelho: Roxen novamente a mostrar que é uma excelente intérprete e com uma excelente voz, sei que algumas pessoas não gostam muito do sotaque inglês dela, mas para mim até lhe dar um certo charme, talvez seja por já estar acostumado à voz dela.

Neuza Ferreira: Roxen tem também um dos melhores timbres a concurso este ano. É uma ótima artista, capaz de interpretar os vários momentos da música e de lhe dar um toque especial.

Pedro Lopes: A ROXEN é uma das mais promissoras vozes da edição deste ano, como já seria algo que esperávamos ver o ano passado! Uma intérprete segura, com um timbre muito interessante, também, capaz de apresentar tudo isso numa interpretação ao vivo. Isto tudo sendo ela (ainda) muito jovem.

Tiago Lopes: Se fosse pelo vídeo de apresentação recusava-me a comentar. Mas temos a interpretação de "Alcohol You", onde Roxen mostrou ser uma boa cantora e espero que o registo em maio se mantenha.  

LETRA

Daniel Fidalgo: Fala sobre solidão, falta de autoestima, desespero… um tema pesado, mas necessário. Gosto muito. 

Jessica Mendes: “You’re not alone, not alone”, sim já sabemos. Ouvimos isto todos os anos. É a pior parte da música para mim. 

João Vermelho: A letra é bastante interessante e apesar de não me ter cativado à primeira, sinto que depois de a ouvir várias vezes e também de a ler, acho que me tem conseguido conquistar.

Neuza Ferreira: Adoro a letra de “Amnesia”. Uma das que mais gosto nesta edição da Eurovisão, embora não considera que seja das melhores. Acho que conjuga muito bem com o estilo de instrumental apresentado.

Pedro Lopes: É um texto ainda grandinho, com uma métrica também não tão comum, que leva por vezes a artista a engolir algumas palavras (demorei até perceber onde é que o título realmente aparecia ao longo da letra). Gostei da metáfora entre o sufoco de um amor que destrói e a amnésia de sabermos quem nós somos, perdidos numa teia de sofrimento. Claro, mais uma letra com um tema super banal, mas aqui acho que muito construída e explícita.

Tiago Lopes: Apesar de ser um bocadinho repetitiva, é talvez o melhor desta proposta. Um excelente retratato dos dias atuais.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: A semifinal é complicada… vamos ver como os romenos se apresentam em palco. 

Jessica Mendes: Top 10.

João Vermelho: Acredito que conseguirá passar facilmente à final e com um bom staging conseguirá lutar por uma boa posição, por um top 15 ou até mesmo por um top 10.

Neuza Ferreira: Top 15, porque acredito que vai ser roubada.

Pedro Lopes: Desta vez, já me sinto mais seguro a apostar num top 10 para a Roménia!

Tiago Lopes: Vai ter dificuldades em se qualificar e por mim fica na semifinal.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 8 pontos
 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

48 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: O chamado “crying in the club”.

Jessica Mendes: Com amnésia gostava de ficar eu depois de muitas coisas que oiço e vejo neste palco. 

João Vermelho: Afinal ela consegue-se mexer em palco, abrir e fechar os braços e correr já é um bom começo.

Neuza Ferreira: O hino da semifinal 1. O resto de lute.

Pedro Lopes: Vou “amnesiar” a pontuação que dei em 2020, e fazer de conta que só esta de 2021 é que conta!

Tiago Lopes: Amnésico é como me sinto quando me perguntam por esta música. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Roménia - 48 pontos; 3.º Suécia - 46 pontos; 4.º Azerbaijão - 45 pontos; 5.º Bélgica - 45 pontos; 6.º Chipre - 44 pontos; 7.º Austrália - 43 pontos; 8.º Irlanda - 43 pontos; 9.º Noruega - 42 pontos; 10.º Croácia - 41 pontos; 11.º Malta - 41 pontos; 12.º Rússia - 40 pontos; 13.º Israel - 35 pontos; 14.º Eslovénia - 33 pontos; 15.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved