Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Noruega


TIX - "Fallen Angel"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: A melodia de “Fallen Angel” é das mais memoráveis da competição. A produção soa a algo resgatado do passado, mas modernizada para a atualidade. 

Jessica Mendes: É um instrumental básico que não teria ganhado se ele não fosse extremamente famoso na Noruega. No entanto, gosto muito da melodia suave e que, apesar da atuação, me transmite uma certa paz.

João Vermelho: Apesar do instrumental ser um pouco banal e num registo comum a várias músicas pop, acaba por ser uma das minhas melodias favoritas.

Neuza Ferreira: “Fallen Angel” é mau, mas não é assim tão mau quanto o que os eurofãs pintaram aquando da sua vitória no MGP. Decerto que o instrumental é meio enfadonho nas primeiras audições, mas depois até se vai entranhando.

Pedro Lopes: A minha parte favorita, por achar que não é assim tão lógico quanto se pensaria. Sem esperar, a parte que estávamos a escutar muda para outra vertente, com sentidos rítmicos bastante diferentes. Nada de estridente ou que se destaque imenso, até porque é um estilo já reconhecido pela praça. Tem a capacidade de ficar no ouvido, e é um trunfo a seu favor!

Tiago Lopes: O instrumental não é mau, mas parece algo ultrapassado? É uma balada eletrónica com bastante poder, mas tenho medo que com as transições se torne um Icebreaker versão 2021. 

VOZ

Daniel Fidalgo: Pois… aqui é que a Noruega poderá perder pontos. Voz muito robotizada, disfarçada por um grande espalhafato visual.

Jessica Mendes: Não é a minha voz preferida (nem lá perto), mas ele é competente o suficiente e os coros ajudam.

João Vermelho: Gosto muito da voz do TIX, não é o melhor interprete da edição, mas cumpre com o necessário para este tema.

Neuza Ferreira: Não será de todo o melhor nesta proposta da Noruega. TIX é competente, mas o que o safa mesmo é o autotune e os coros.

Pedro Lopes: A minha curiosidade maior é mesmo ver (ouvir, era o que eu queria dizer) o TIX a cantar ‘ao vivo’, se é que me faço entender… porque mantenho as minhas reservas sobre as várias apresentações em palco que ele fez no MGP 2021. A voz esteve sempre muito limada, e muito perto daquilo que escutávamos na versão estúdio de “Fallen Angel”. Sinto mesmo que quando não tiver a máquina a trabalhar por trás, que pode vir aí alguma ‘desgraça’. Mas vá, vou deixar de ser mau, e darei um bocadinho o benefício da dúvida.

Tiago Lopes: Todos sabemos a reputação do TIX, mas nem sempre o mais popular é o melhor, não é? Gostava de ouvir a voz do TIX sem qualquer efeito a cantar este tema. É difícil avaliar.

LETRA

Daniel Fidalgo: TIX diz não entender o que é que ela viu nele para se apaixonar. Aposto que foram as asas de anjo e aquela fita no cabelo. 

Jessica Mendes: Toda a gente se queixa da mudança para o inglês, mas eu acho que, por uma vez, foi uma decisão acertada. A letra, conhecendo um pouco da história de vida do artista, é muito significativa e em norueguês perder-se-ia esse significado. Eu sou a favor da língua materna, mas a música precisa de ser muito forte para transmitir a mensagem sem entendermos a língua. Não é o caso, por isso foi uma boa decisão.

João Vermelho: É verdade que preferia em Norueguês e fiquei reticente quando houve a alteração para inglês, principalmente porque já a tinha “decorado” e por vezes já a cantava em um norueguês muito manhoso, contudo facilmente me habituei à nova versão, de uma forma geral gosto da letra, apesar de ser um pouco banal. 

Neuza Ferreira: O ponto forte de “Fallen Angel” é a sua letra, sem dúvidas. A mensagem presente foi toda construída em cima de metáforas subtis. Isto não é para quem quer, é para quem pode.

Pedro Lopes: Antes de falar da letra, e inevitável dizer que a Noruega é a nova Albânia, no sentido das piores decisões em termos de mudança da língua nativa para o inglês. O tema era muito mais interessante em norueguês, pelo menos na minha opinião. A temática da canção está ali no perto do banal, se bem que a metáfora com um anjo ou com a bíblia lhe dá um sentido mais interessante, ou peculiar. Diferente, o que é bom. Ah, e também só faz aumentar a presença da religião na competição deste ano. 

Tiago Lopes: Sim, todos queríamos isto em norueguês, menos os noruegueses. Com tanta letra sobre amor próprio, superação, sabe bem termos uma letra mais romântica. Não é uma obra-prima, mas resulta na música.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Vai voar para a final, se, entretanto, não partir as asas.

Jessica Mendes: Não acredito que consiga um grande lugar, mas estará certamente na final.

João Vermelho: A primeira semifinal vai ser muito renhida, mas acredito que com a popularidade do TIX, com um bom staging e sendo um tema que fica facilmente na cabeça poderá facilmente chegar à final, e que sabe lutar por um top 10.

Neuza Ferreira: Não acredito que passe à final.

Pedro Lopes: Talvez consiga a qualificação, mas não podem sonhar com muito mais que isso.

Tiago Lopes: Se passar, é com algumas dificuldades. 

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 8 pontos
 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 4 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

42 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: Uma joke entry, que de joke tem pouco. 

Jessica Mendes: Se eu pudesse implementar uma regra na Eurovisão, seria a proibição de asas. Chega!

João Vermelho: Não sei o que é exatamente, mas esta música é super nostálgica para mim.

Neuza Ferreira: Um anjo caído para os últimos lugares da Eurovisão.

Pedro Lopes: Quanto terá pago o TIX pelas asas do ROKO, da Croácia?

Tiago Lopes: A queda foi tão grande que só lá foi de playback.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Suécia - 46 pontos; 3.º Azerbaijão - 45 pontos; 4.º Bélgica - 45 pontos; 5.º Chipre - 44 pontos; 6.º Austrália - 43 pontos; 7.º Irlanda - 43 pontos; 8.º Noruega - 42 pontos; 9.º Croácia - 41 pontos; 10.º Malta - 41 pontos; 11.º Rússia - 40 pontos; 12.º Israel - 35 pontos; 13.º Eslovénia - 33 pontos; 14.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved