Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2021: Malta


Destiny - "Je Me Casse"



INSTRUMENTAL

Daniel Fidalgo: Boa produção, porém previsível. A estrutura da canção faz-me lembrar “Chameleon” em certos momentos, embora Destiny dê outra dinâmica à canção.

Jessica Mendes: Que maravilha. Poderoso, divertido e inesperado. Não é o meu pós-refrão preferido, mas funciona tudo inesperadamente bem.

João Vermelho: O instrumental é bem produzido, e principalmente no refrão é bem interessante, mas de uma forma geral não me convenceu muito.

Neuza Ferreira: Talvez dos melhores instrumentais da edição... Bastante bem construído e elaborado. Se podia ser melhor? Sim, pode sempre, mas já ouvi coisas tão más vindas de Malta que isto é quase nota 10.

Pedro Lopes: Ao início, confesso que estranhei muito. Fui gostando depois, e certamente é capaz de causar um impacto positivo na competição. Claro que o instrumental é um bop super moderno, mas mantenho as minhas reticências à forma como a música pode ser ‘recebida’ pelo público não-fã da Eurovisão. Mais pela (forte) inclusão da parte do saxofone, que à primeira me fez pensar mais numa vertente cómica da canção… apesar disso, claro que é bastante orelhuda, e só por isso vai demarcar-se no meio de muitos outros temas com ritmos também animados!

Tiago Lopes: Para mim é um tema que está à frente da proposta do ano passado. "Je Me Casse" é bastante atual, é jovem, é atrativo, é eficaz e tem qualidade de vencedor.

VOZ

Daniel Fidalgo: A voz da Destiny é indescritível. Talvez a melhor da edição. 

Jessica Mendes: É, indiscutivelmente, uma das melhores vozes do ano. Destiny tem um poder vocal do outro mundo e isso eleva muito a música. Vai ser certamente muito votada pelo júri.

João Vermelho: A Destiny tem uma excelente voz, e vai de certeza fazer uma atuação incrível em Maio.

Neuza Ferreira: Destiny é uma intérprete incrível e não tem nada a provar. Em maio vai fazer uma grande prestação em termos vocais, e isso não me choca nada.

Pedro Lopes: A Destiny concorre ao lugar de melhor voz da edição deste ano. Tem concorrência forte, é certo, mas desde 2015 que ela tem deixado bem claro tudo o que é capaz em palco. A sua última experiência no X Factor de Malta só deve ter ajudado a que a cantora continuasse a engrandecer a sua capacidade interpretativa. Uma vez mais, será a componente mais forte da proposta!

Tiago Lopes: Abrir youtube: "JESC 2016 Malta"/"X Factor Destiny". Está para nascer quem diga mal desta voz.

LETRA

Daniel Fidalgo: Uma letra genérica, mas que aborda temáticas importantes: a auto-confiança e o feminismo.

Jessica Mendes: Estou honestamente cansada de letras feministas umas iguais às outras. Tantas palavras na língua inglesa e, anos após anos, estas letras são todas as mesmas.

João Vermelho: Não sou muito fã da letra sou sincero, acho que é uma boa mensagem, mas lá está não me consigo relacionar.

Neuza Ferreira: Não pensem que por ser um instrumental mexido, que a letra é uma banalidade. A mensagem passada em “Je Me Casse” é bastante clara.

Pedro Lopes: Já o ano passado considerava isso, e este ano também: há um trabalho atento na conceção da letra. Este ano, acho que isso ainda se evidencia mais. Claro, e pegando no que disse na parte do instrumental, não deixa de ser, também, um texto engraçado, e a própria métrica ou as rimas destacam isso também. Acho que é uma mensagem libertadora, mas ligeiramente disfarçada em palavras que à primeira vista podiam parecer banais. Claro, há partes que acho que são um pouco básicas, mas admito que até achei piada o título da canção ser em francês.

Tiago Lopes: "Je Me Casse" é uma mensagem atual e serve para qualquer um de nós. Somos bons na nossa maneira e que se dane o resto.


EUROVISÃO MINHA, QUE FUTURO SE AVIZINHA:

Daniel Fidalgo: Deverá passar à final, mas não sei se irá acabar numa posição equivalente às espectativas dos eurofãs. 

Jessica Mendes: Top 5.

João Vermelho: Acredito que vai conseguir um bom lugar na final, muito provavelmente pelo o top 10.

Neuza Ferreira: Top 15.

Pedro Lopes: Qualificação assegurada! Já não prevejo quanto ao lugar da final, porque depende muito da aposta em palco, que nos últimos anos ficou aquém.

Tiago Lopes: Melhor resultado de Malta em anos.

PONTUAÇÃO FINAL

Daniel Fidalgo: 7 pontos
 
Jessica Mendes: 8 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

41 pontos


ESTA MÚSICA NUMA SÓ EXPRESSÃO...

Daniel Fidalgo: “All of my love” era superior a todos os níveis. 

Jessica Mendes: Se esta rapariga fosse americana, estava em todas as rádios.

João Vermelho: Bem parece que é mais um fan favorite que a mim não me convence muito.

Neuza Ferreira: Senti-me enganada pelo título da canção. Achava que ia ser francês e afinal é inglês.

Pedro Lopes: “Todo o Meu Amor” ficou na canção de 2020! Não que esta seja uma má aposta, mas…

Tiago Lopes: Guuuuuuuuurl, diz-lhe como é que é!

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Lituânia - 59 pontos; 2.º Suécia - 46 pontos; 3.º Azerbaijão - 45 pontos; 4.º Bélgica - 45 pontos; 5.º Chipre - 44 pontos; 6.º Austrália - 43 pontos; 7.º Irlanda - 43 pontos; 8.º Croácia - 41 pontos; 9.º Malta - 41 pontos; 10.º Rússia - 40 pontos; 11.º Israel - 35 pontos; 12.º Eslovénia - 33 pontos; 13.º Macedónia do Norte - 13 pontos.

Ajuda-nos a decidir o vencedor. Vota nas canções deste ano AQUI

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved