Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Só sei ser feliz assim" de MTM (2001)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre as participações de Portugal na Eurovisão:  "Só sei ser feliz assim" de MTM (2001)

       Como devem ter reparado, caros leitores, na apresentação das minhas crónicas em relação às nossas participações, “saltei” do ano de 1999 para o de 2001. Isto deve-se ao facto de, em 2000, não ter havido representante português na Eurovisão. Alegadamente, os maus resultados obtidos pelo nosso país durante os últimos anos levaram a que a delegação portuguesa decidisse fazer uma pausa. Mas uma pausa breve… voltamos logo em 2001, mas sem grandes expectativas.
          A Eurovisão de 2001 aconteceu a 12 de Maio em Copenhaga, na Dinamarca. Os apresentadores foram Natasja Crone Back e Søren Pilmark. O número total de participantes foi novamente 23, mas com alterações, quando comparado com os países participantes de 1999. Por exemplo, a Rússia voltou, mas a Áustria e a Bélgica fugiram para longe.


          O grupo MTM foi o escolhido para tentar levar o nome de Portugal mais além. A música “Só sei ser feliz assim” foi, na minha opinião, um pleno fracasso. A voz dos cantores não era nada do outro mundo e, em certos momentos, chegam mesmo a irritar (como na parte inicial da música e na parte final, em que um dos cantores sobrepõem a voz por cima da do colega. Mas vejam o vídeo e irão perceber do que eu estou a falar). A música em si também não tinha nada de original e de cativante. Penso que foi por esse motivo que “passou ao lado” da maioria dos espectadores. Uma música que chame a atenção do espectador e que o “prenda” é essencial para se fazer notar na hora da votação. O instrumental é quase sempre o mesmo durante a música toda, o que fez com que o que saltasse mais à vista fossem as vozes dos cantores. E como elas também não eram propriamente “perfeitas”, não correu lá muito bem. A coreografia estava de acordo com a melodia mas também não passou daí durante quase toda a prestação. Passinho para a esquerda, passinho para a direita… e assim sucessivamente. De realçar o contraste que o figurino dos cantores causou. O cantor de pele branca estava todo vestido de preto (parecia que ia para um funeral) e o cantor de pele negra estava todo vestido de branco (o que dava a ideia de que talvez se fosse casar). Penso que se tivessem misturado as cores das roupas pelos dois elementos o conjunto teria ficado melhor. Mas tirando isto tudo, posso dizer que a nossa prestação não foi absolutamente memorável, mas também não foi absolutamente desastrosa. Apenas igual aquilo que os portugueses já tinham habituado a Europa. No final obtivemos 18 pontos, que nos garantiram o 17º lugar na tabela classificativa.


         A sorte sorriu à Estónia (que se tinha estreado em 1994) e que arrecadou o 1º lugar com distinção. Os 198 pontos garantiram a Tanel Padar, Dave Benton e 2XL o direito de levarem a taça para Tallinn em 2002. Cantaram o tema “Everybody” e, pelos vistos, convenceram a maioria.



Crónica redigida por Armando Sousa, 25/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved