Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "The Voice" Eimear Quinn (1996)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “The Voice” de Eimear Quinn
  
 E mais uma vitória para a Irlanda...


Festival Eurovisão da Canção 1996 foi 41ª edição, realizada a 18 de Maio em Oslo, na Noruega. Os apresentadores foram Ingvild Bryn e Morten Harket. Eimear Quinn da Irlanda foi o vencedora desta Eurovisão com a canção, "The Voice". A canção foi escrita por Brendan Graham, que também venceu em 1994 com "Kids Rock 'n' Roll". Irlanda bateu o seu próprio recorde, foi a sétima vitória para a Irlanda.

A União Europeia de Radiodifusão continuou a encontrar um método amplamente aceitável para o grande número de potenciais países participantes um número mais realista.  Este ano, voltaram para a fase de pré-qualificação que tinham sido usados ​​para o concurso em 1993, mas desta vez com apenas um país isento do processo - a Noruega, o anfitrião. A pré-qualificação foi uma esquisitice, porque não foi transmitido em qualquer forma. Em vez disso, o conjunto tradicional de júris nacionais simplesmente ouviu as gravações em estúdio de cada música.  Rapidamente se tornou evidente que este sistema não era mais sustentável do que qualquer outro.

O concurso de 1996 também apresentou duas novidades - o que igualmente não se tornou uma tradição, em primeiro lugar uma "mensagem de boa sorte" curta para cada entrada, gravado por um líder político ou oficial do seu país.  Em segundo lugar, a secção de votação foi realizada, utilizando "blue screen", tecnologia de realidade virtual fornecida pela Silicon Graphics. 
 Parece que uma final nacional foi realizada em 1996 para a República Federal da Jugoslávia, que foi ganho por Maja Odzaklijevska. Maja Odzaklijevska ganhou o Festival MESAM 1996 com a canção "Rastanak", mas este festival existe desde 1983 e o único ponto comum com "Beovizija" (final nacional sérvia) é que costumava ser organizado no "Sava Centar" (o maior centro de congressos em Belgrado). No entanto RTS considerou Maja para ser a sua representante na Eurovisão.  Mas, devido às sanções em curso, o país foi incapaz de entrar.


Uma pequena e boa carreira:

Eimear Quinn (Irlanda, nasceu a 1973), é uma cantora irlandesa. Em 1995, Quinn  tornou-se membro do grupo coral irlandês Anuna e gravou dois álbuns com eles,"Omnis" e "Deep Blue Dead". Em Dezembro de 1995, enquanto tocava com o coro foi vista pelo compositor Brendan Graham e pediu para participar do Festival Eurovisão da Canção 1996. Ela ganhou o Festival Eurovisão da Canção 1996 para a Irlanda com a canção "The Voice", letra e música de Graham. Casou-se com Noel Curran, que foi produtor do Festival Eurovisão da Canção 1997. 

"The Voice", a música celta:




A canção “The Voice” foi executada depois da Bélgica e antes da Finlândia, número 17. No encerramento da votação recebeu 162 pontos, uma diferença de 48 pontos do segundo classificado, Noruega. Interpretada em inglês, é uma canção inspirada na música celta, com a cantora que se retrata como “a voz” que observa o mundo inteiro e que descreve todos os fenómenos naturais, tais como o vento, a chuva, as estações do ano…


 Foi assim na Eurovisão...

Uma participação limpa, mais nada posso dizer. Vocalmente, a artista esteve magnífica, interpretando a música tal como ela a pede. Além disso, criou uma espécie de ligação com a platéia, uma ligação misteriosa que, quanto mais a música avançada, mais tínhamos a necessidade de criar esse laço. É uma das vencedoras que mais me recordo, pois sou um fã desta música. Não é por acaso que a música foi mesmo uma grande vencedora, com uma imensa diferença de pontos do 2º lugar. Se mereceu? Claro! 


Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 28/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved